domingo, 24 de julho de 2016

Portfólio/LETRAMENTO/ AUTISMO LEVE

As atividades  que registraremos  no portfólio abaixo,  foram idealizadas para o letramento
de um aluno com autismo leve, mas servirá também como ideia para desenvolvimento de 
alunos com dificuldades em leitura e escrita. O eixo norteador desse trabalho é baseado na Alfabetização: Método Fônico
Autores: Fernando C. Capovilla e Alessandra G. S. Capovilla. Optamos pelo registro das fotos dos movimentos das bocas dos alunos da nossa sala, para que os mesmos se sentissem inseridos de forma direta na representação da letra trabalhada. As atividadespropostas foram criadas de acordos com a necessidade por Maria Elione Macedo de Lima.
As atividades estão prontas  para impressão e as atividades realizadas com o Mateus, serão registradas em vídeos.








ATIVIDADES VOGAL A








Atividades com a vogal A

Estas atividades são cortesias exclusivas para os seguidores   do meu blog.
Se você já é inscrito, deixe a sua mensagem nos comentários, ou caso não seja nosso seguidor, siga-nos e deixe o comentário para o recebimento. 















Atividades com a vogal E

Estas atividades são cortesias exclusivas para os seguidores   do meu blog.
Se você já é inscrito, deixe a sua mensagem nos comentários, ou caso não seja nosso seguidor, siga-nos e deixe o comentário para o recebimento. 

















Atividades com a vogal I

Estas atividades são cortesias exclusivas para os seguidores   do meu blog.
Se você já é inscrito, deixe a sua mensagem nos comentários, ou caso não seja nosso seguidor, siga-nos e deixe o comentário para o recebimento. 















Atividades com a vogal O

Estas atividades são cortesias exclusivas para os seguidores   do meu blog.
Se você já é inscrito, deixe a sua mensagem nos comentários, ou caso não seja nosso seguidor, siga-nos e deixe o comentário para o recebimento. 






Atividades letra U

Estas atividades são cortesias exclusivas para os seguidores   do meu blog.
Se você já é inscrito, deixe a sua mensagem nos comentários, ou caso não seja nosso seguidor, siga-nos e deixe o comentário para o recebimento. 
























Base plana para montar a casa do Sr. "Ão"
e Srª "Ã"

Para recortes/complemento da casa do Sr. "Ao"
e da Srª "A"












Sílabas Simples





































 





Corações para recortes com letras para o nome completo. A ideia  é formarmos o nome completo num varal para traballharmos a afetividadee e atrelarmos o som inicial do coração














A ideia dessa atividade é acrescentar o numeramento
ao letramento levando também a educação matematica às
práticas da leitura

Para a 

























Crédito da figura da boquinha letra J tia Fer Galvão
https://fernandabertgalvao.wordpress.com/2011/01/04/alfabetizacao-pelas-boquinhas/comment-page-1/?unapproved=508&moderation-hash=b6fdb4ad6b0b2ccf035fd9409f14e7da#respond






                    


                                                          FICHAS PARA O PROFESSOR
   NO MOMENTO DA LEITURA DAS FICHAS FÔNICAS, DOBRAR A PARTE DOS NÚMEROS






                                                                PARA OS ALUNOS

                                                                          


               ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR MATEMÁTICA; DÚZIA, MEIA DÚZIA E ADIÇÃO
                                                                    

                                                AO FINAL DA ATIVIDADE, CIRCULAR 
                                                        MEIA DÚZIA DE PALAVRAS 
                                                    QUE COMECEM COM A LETRA J




Vídeo a ser exibido





Sílabas complexas:









Adaptações de conteúdos:
Adjetivos
Para a realização do trabalho com adjetivos com o amado Mateus,  a ideia foi trabalhar de forma simplificada  com o entendimento mais simplificado ainda. Para isso,  foi necessário utilizar figuras de pessoas e coisas que o aluno gosta, para facilitar o entendimento do mesmo.
As primeiras fotos são da mãe do Mateus, a Branca e a minha foto (Elione Macedo- professora da Sala de Recursos multifuncionais)


 O pastel porque o Mateus gosta muito, se segundo ele, o  seu pai  sabe fazer uns pasteis crocantes e deliciosos. A pedra cristal ele gosta muito, inclusive costuma levar uma pedra parecida na sala de aula e a lupa porque ele tem um fascínio de ficar procurando algo interessante na terra.



A atividade foi bastante proveitosa, porque foi bem interativa e o entendimento tornou-  se muito mais fácil.