SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
AEE
Tema: Inclusão em ação!
Professora do AEE: Elione Macedo
Professora do AEE: Elione Macedo
Introdução
A inclusão da
pessoa com deficiência no âmbito escolar é um debate atual que demanda a
organização de várias propostas de trabalho, pelas especificidades inerentes à
pessoa humana e pelas diversas barreiras existentes no contexto escolar. Ao se
pensar essa inclusão é importante refletir acerca do que é incluir de fato, já
que se trata de um tema polêmico do ponto de vista da prática educacional. De
acordo com Sassaki (2006), a integração propõe a inserção parcial do sujeito,
enquanto que a inclusão propõe a inserção total. Para isso, a escola, como
instituição que legitima a prática pedagógica e a formação de seus educandos,
precisa romper com a perspectiva homogeneizadora e adotar estratégias para
assegurar os direitos de aprendizagem de todos. O Ministério da Educação, por
intermédio da Secretaria de Educação Especial, considerando a Constituição
Federal de 1988, que estabelece o direito de todos a educação; a Política
Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de janeiro
de 2008; e o Decreto Legislativo nº 186, de julho de 2008, que ratifica a
Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006), institui
as Diretrizes Operacionais da Educação Especial para o Atendimento Educacional
Especializado – AEE na educação básica, regulamentado pelo do Decreto nº 6.571,
de 18 de setembro de 2008.
O atendimento
educacional especializado - AEE tem como função identificar, elaborar e
organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras
para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades
específicas. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos
com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela. Consideram-se
serviços e recursos da educação especial àqueles que asseguram condições acesso
ao currículo por meio da promoção da acessibilidade aos materiais didáticos,
aos espaços e equipamentos, aos sistemas de comunicação e informação e ao
conjunto das atividades escolares. O AEE é realizado, prioritariamente, na Sala
de Recursos Multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino
regular, no turno inverso da escolarização, podendo ser realizado, também, em
centro de atendimento educacional especializado público ou privado sem fins
lucrativos, conveniado com a Secretaria de Educação.
Objetivo geral:
- Desenvolver diferentes
atividades com os alunos PNEs matriculados na Escola xxxx, complementando e/ou
suplementando a formação dos alunos, através da Sala de Recursos Multifuncional
e nos demais espaços escolares, fazendo com que os alunos PNEs se integrem cada
vez mais a nossa escola, preparando-os para terem cada vez mais autonomia,
sendo pessoas atuantes e participativas no mundo em que vivemos.
Objetivos
Específicos:
Conforme o Decreto 6.571 de 17 de
setembro de 2008, os objetivos do AEE são:
I- prover condições de acesso,
participação e aprendizagem no ensino regular aos alunos referidos no Artigo
1º;
II- garantir a transversalidade
das ações da educação especial no ensino regular;
III- fomentar o desenvolvimento
de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de
ensino e aprendizagem;
IV- assegurar condições para a
continuidade de estudos nos demais níveis de ensino.
Considerando todos os aspectos
legais que compõe AEE, e enquadrando estes a nossa proposta educacional, a Sala
de Recursos Multifuncional tem como objetivos:
- Perceber as necessidades
educacionais especiais dos alunos valorizando a educação inclusiva;
- Compreender o aluno com
necessidade específica, assim como demais alunos, como parte de TODA a escola;
- Flexibilizar a ação pedagógica
nas diferentes áreas de conhecimento de modo adequado às necessidades especiais
de aprendizagem, respeitando as individualidades dos alunos;
- Buscar a melhor integração dos
alunos com necessidades específicas na escola, auxiliando o seu desenvolvimento
educacional e social, valorizando e respeitando as diferenças de cada um;
- Atender os alunos com
necessidades educacionais específicas da escola;
- Ofertar o Atendimento
Educacional Especializado na Sala de Recursos Multifuncional atendendo as
necessidades individuais de cada aluno (espaço físico, mobiliário, materiais
didáticos, recursos pedagógicos e de acessibilidade e equipamentos
específicos);
- Avaliar continuamente a
eficácia do processo educativo para o atendimento de necessidades educacionais
específicas.
Buscando atender nossos
objetivos, é dever do professor da Sala de Recursos:
- Organizar a Sala de Recursos e
zelar pelos seus materiais, para que sejam sempre bem aproveitados pelos
alunos;
- Entrevistar as famílias dos
alunos com necessidades específicas, esclarecendo as funções do AEE na escola e
conhecendo melhor as crianças que irão trabalhar neste espaço;
- Disponibilizar aos professores
fichas de encaminhamento para o atendimento dos alunos na Sala de Recursos, e
orientá-los, se necessário, quanto ao seu preenchimento;
- Sensibilizar os professores
sobre a ação do AEE, multiplicando idéias e conhecimento sobre a inclusão
escolar;
- Planejar as atividades para os
alunos na Sala de Recursos com criatividade e atendendo as necessidades
individuais dos alunos, explorando as TAs (Tecnologias Assistivas) e demais
materiais disponíveis para trabalhar com as crianças;
- Organizar as atividades dos
alunos para que seja feito o acompanhamento do seu desenvolvimento (pastas,
portfólios, fotografias, cadernos, e/ou demais materiais que julgar
necessário);
- Atender os alunos com
necessidades específicas em contra turno escolar (2013), individualmente ou em
pequenos grupos, dando complemento ou suplemento na ação pedagógica destes
alunos;
- Auxiliar o professor de turma a
realizar adaptações de materiais e recursos sempre que necessário, assim como
adaptações curriculares, conforme sua disponibilidade;
- Trabalhar juntamente com os
professores e com a equipe diretiva na construção do PIE (Plano Individualizado
de Ensino) dos alunos com necessidades específicas da escola;
- Realizar visitas na sala de
aula e nos diferentes espaços escolares, a fim de observar como está ocorrendo
à inclusão do aluno com necessidade específica na escola, orientando os
professores com idéias e sugestões para a melhor integração destes alunos;
- Atuar em equipe, inclusive,
quando possível, com outros professores e profissionais especializados em
educação especial;
- Participar efetivamente das
formações oferecidas pela escola e outros cursos na área da educação especial
que estiverem ao seu alcance de forma contínua, buscando melhor qualificação,
mantendo sempre atualizado.
A educação
Inclusiva, é a educação onde todos os alunos possam ter acesso a escola, sendo
oferecido a eles alternativas que explorem suas potencialidades através de uma
participação interativa entre todos que estão envolvidos no processo educativo
do aluno.
É preciso
utilizar as novas tecnologias de ensino e as TAs para propiciar a aprendizagem
de todos os aluno, elaborando atividades
na alta tecnologia –Informática acessível – com o uso do software Edilim,
oportunizando meios para que ele faça parte da sua própria construção,
desenvolvendo-se como pessoa, propiciando o desenvolvimento de contatos sociais
e culturais.
Metodologia
Para que possamos desenvolver o
trabalho na Sala de Recursos Multifuncional - SRM, da Escola xxxx, pretende-se
explorar os recursos existentes na sala, valorizando o aspecto lúdico da
criança, pois a brincadeira já está presente no universo infantil, sendo um
ótimo caminho para que possamos atingir nossos objetivos.
Assim como também visamos
explorar os recursos tecnológicos da sala com o
software EdiLim que auxilia a diminuir as barreiras das Pessoas com
necessidades específicas na escola, facilitando e auxiliando sua aprendizagem.
Além disso, vale destacar que as atividades realizadas na Sala de Recursos
Multifuncional - SRM com os alunos PNEs matriculados na escola, será ofertado
no contra turno escolar de acordo com a política de educação especial, de forma
que complementem e suplementem as atividades escolares.
No primeiro momento, os pais dos
alunos serão entrevistados pela psicóloga, professores e equipe diretiva, a fim
de se conhecer melhor os alunos PNEs matriculados na escola e no seu entorno,
podendo assim elaborar melhor estratégias e recursos pedagógicos, traçando
metas e objetivos para os atendimentos.
Partindo daí, os alunos começaram
a ser atendidos na Sala de Recursos Multifuncional SRM, de forma que venha
complementar e suplementar a aprendizagem destes alunos. É importante que os
alunos atendidos também frequentem a sala de aula comum, como os demais colegas
da turma, diariamente. Os atendimentos acontecerão respeitando as
individualidades de cada um e buscando atender as metas traçadas no PIE para
cada aluno, atuando juntamente com os professores de turma.
Este atendimento será individual,
quando necessário, ou em pequenos grupos, de até três alunos, conforme a
necessidade de cada aluno atendido. Esta parceria com os professores de turma é
fundamental para o sucesso da Sala de Recursos Multifuncional SRM, assim como a
participação da família, que deve estar sempre presente, para que juntos
possamos traçar melhor as metas a serem atingidas, estabelecendo uma mesma
linguagem com estes alunos.
Também é prevista duas
devolutivas do atendimento na Sala de Recursos Multifuncional SRM, conforme as
orientações da psicóloga, para os familiares e professores, mostrando os
trabalhos realizados na sala e discutindo o desempenho de cada aluno atendido,
destacando a evolução de cada um, procurando sempre melhorar o desempenho dos
alunos em sala de aula, na escola, e em casa.
Para acompanhar melhor todas as
atividades, é necessário estar em diálogo constante com a equipe pedagógica e
professores das turmas, discutindo o crescimento de cada aluno. E visitas na
sala de aula também são previstas ao longo do ano, para que se possa acompanhar
bem de perto o rendimento destes alunos no grupo, buscando junto com o
professor de sala de aula traçar estratégias que venham superar as dificuldades
individuais destes alunos e valorizar suas potencialidades.
Os trabalhos dos alunos também
serão sempre expostos na Sala de Recursos Multifuncional SRM, em murais, assim
como fotografias, valorizando o que cada aluno é capaz de fazer. Estes
trabalhos poderão ser vistos pelos familiares, sempre que eles quiserem, quando
buscarem os alunos no fim dos atendimentos realizados. Constantemente estaremos
trabalhando a identidade de nossos alunos, buscando melhorar a auto-estima dos
alunos e trabalhando nas turmas onde estes alunos estão sendo incluídos, de
modo que as diferenças sejam sempre respeitadas.
É importante tentar superar as
dificuldades de cada aluno, diminuindo as barreiras das diferenças, sem se
esquecer de valorizar as potencialidades individuais de cada aluno trabalhado,
afinal, todos nós temos qualidades.
Recursos
a) Infra-estrutura de
informática:
- Um computador equipado;
- Impressora;
b) Ferramentas computacionais:
- Softwares educacionais;
- Jogos Pedagógicos;
- Material para formar uma
bandinha;
Resultados Esperados
Esperamos que os alunos PNEs
matriculados na escola e no seu entorno possam com as atividades realizadas na
Sala de Recursos Multifuncional SRM e demais espaços escolares possam ter uma
melhor integração na escola, podendo compreender melhor a rotina escolar, tanto
em sala de aula como nos demais espaços educacionais presente em nossa escola
(pátio, biblioteca, sala de recursos, laboratório de informática).
Também espera-se, poder construir
junto com os professores de turma, que possuem alunos PNEs a elaboração de um
PIE (Plano Individual de Ensino), para que se possa acompanhar melhor o
desenvolvimento destes alunos, vendo seu crescimento individual, respeitando
suas necessidades e diferenças.
O trabalho ao longo do ano será
acompanhado pela equipe pedagógica, e sempre procurando parcerias com os
professores de turma e familiares, visando o melhor desenvolvimento dos alunos
atendidos.
A Sala de Recursos SRM visa
atender os alunos com necessidades educacionais especiais, garantindo a TODOS
os nossos alunos o direito de receber uma educação qualitativa, para que possam
conviver na escola e na sociedade, de forma participativa e atuante, vivendo e
respeitando as diferenças no nosso dia a dia.
Proposta de avaliação: Avaliação do aluno em
processo de inclusão no atendimento educacional especializado – AEE
A avaliação educacional, enquanto
um processo dinâmico que considera tanto o nível atual de desenvolvimento do
aluno quanto às possibilidades de aprendizagem futura, configura-se em uma ação
pedagógica processual e formativa que analisa o desempenho do aluno em relação
ao seu progresso individual, prevalecendo nessa avaliação os aspectos
qualitativos que indiquem as intervenções pedagógicas do professor.
A avaliação dos alunos com
deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e/ou altas
habilidades/superdotação deve ser elaborada através de Parecer Descritivo pelo
professor da classe comum e do professor do Atendimento Educacional
Especializado, considerando todos os aspectos do desenvolvimento da
aprendizagem desses alunos. A avaliação final deve conter a indicação de
permanência ou avanço nos diversos níveis de ensino, estabelecendo consenso
entre os professores, a equipe diretiva e a família dos alunos envolvidos.
A proposta de avaliação do
Atendimento Educacional Especializado (AEE) será através de registros e
anotações diárias do professor, portfólio, relatórios e arquivos de atividades
dos alunos, em que vão relacionando dados, impressões significativas sobre o
cotidiano do ensino e da aprendizagem.
AVALIAÇÃO DOS ALUNOS PARA O ACESSO AO ATENDIMENTO EDUCACIONAL
ESPECIALIZADO
A avaliação dos alunos para o
acesso ao Atendimento Educacional Especializado será realizada por meio de um
Estudo de Caso que possibilite reconhecer as características pessoais e
desenvolvimento do aluno construindo diferentes estratégias pedagógicas para
sustentação da inclusão escolar.
O Estudo de Caso se configura
através de uma entrevista familiar, pareceres clínicos de outros profissionais,
e avaliação inicial do aluno em que se considere as suas capacidades e
habilidades, bem como as necessidades específicas que justifiquem o acesso ao
Atendimento Educacional Especializado.
Deve ser considerado como
prioritária a avaliação educacional, realizada pelo professor do Atendimento
Educacional Especializado. Como avaliação complementar, os diagnósticos
clínicos feitos por profissionais habilitados que também serão considerados como
parceiros durante todo o processo de escolarização e do Atendimento Educacional
Especializado. Os laudos / pareceres clínicos não devem ser considerados como
determinantes para o processo de desenvolvimento da aprendizagem dos alunos na
escola.
Referências
BRASIL. Decreto Nº 6.571, de 17
de setembro de 2008. Dispõe sobre o Atendimento Educacional Especializado.
BRASIL. Ministério da Educação.
Diretrizes Operacionais da Educação Especial para Atendimento Educacional
Especializado (AEE) na Educação Básica. Brasília, MEC/SEESP, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394, de 20 de dezembro de
1996.
BRASIL. Ministério da Educação.
Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
In: Secretaria de Educação Especial/Ministério da Educação. Inclusão: Revista
da Educação Especial. V.4, n.1. Brasília, MEC/SEESP, 2008.
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=428-diretrizes-publicacao&Itemid=30192,
em 16 de fevereiro de 2016
http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Educacao_Especial_MIOLO.pdf,
em 16 de fevereiro de 2016
http://www.educalim.com/index.htm,
em 16 de fevereiro de 2016
http://inclusaofranciscalopes.blogspot.com.br/2012/05/sala-de-recurso-multifuncionalplano-de.html,
em 16 de fevereiro de 2016
Excelente!
ResponderExcluirEstou amando seu blog, também trabalho com AEE SRM.Elione suas dicas são ótimas. parabéns pelo seu trabalho.
Maravilhoso AMEI tudo e estou aproveitando ao máximo.
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