sexta-feira, 3 de junho de 2016

Relatório descritivo de um aluno com autismo leve










SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

Professora do AEE: Elione Macedo 

RELATÓRIO DESCRITIVO
Nome do aluno: M
Data de Nascimento: Série:  4º ANO           

Aspecto sócio-emocional

     O M, é uma criança que conversa pouco, gosta de se isolar na presença de seus colegas de classe demonstra interesse em participar da sala do AEE, no acompanhamento na sala de recurso multifuncional. Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes de socialização por vontade própria; mas demonstra sentimentos afetivos, conseguindo demonstrar através de desenhos e palavras.
Para facilitar a socialização costumamos atendê-lo em dupla ou trio, pois na sala de aula regular ele evita contatos com os colegas Nos momentos de realização das atividades individuais e em grupo a criança só realizava as atividades e participava mediante a intervenção da professora.       
        A criança manifesta bons hábitos de higiene e tem um bom vocabulário, quando conseguimos fazer com que ele dialogue. Isso acontece mais nos trabalhos individuais. Um outro ponto pertinente é que ele não suporta barulhos e não revida quando alguém  discute com ele. Observa-se também que o mesmo não interage nas brincadeiras durante o intervalo e já aconteceu um caso em que um aluno cismou com ele durante esse momento, chegando a bater nele, pois esbarrou no mesmo chegando a cair e achou que ele tinha provocado, mas o Matheus, não esboçou nenhuma reação de dor ou preocupação de ter sido vítima da situação.
  
Aspectos psicomotores

    As funções motoras fina, motora grossa estão bem desenvolvidas, não apresenta dificuldade em locomover-se, consegue equilibrar-se, tem postura adequada. Faz uso da mão direita e segura o lápis corretamente. Na atividade de recorte e colagem; recorta corretamente o contorno solicitado.  Tem uma boa coordenação motora fina ao traçar as letras.  Na coordenação olho-mão realiza com agilidade, encaixa peças de quebra cabeça simples, consegue arremessar e jogar a bola etc. Esquema corporal: observamos que possui condições de equilíbrio motor e capacidade de aplicar conceitos espaciais, de tempo, ambiente(inclusive apresenta interesse em ser um biólogo), ser humano e saúde, se reconhece em frente ao espelho e é capaz de identificar as partes de seu corpo . Coordenação - grafo - manual: detectamos que o educando possui a qualidade dos traçados realizados com instrumentos grossos e finos e faz representação gráfica esquemática ou reconhecível.

Aspecto  cognitivo (aprendizagem)

      O referido aluno encontra-se no nível pré-silábico, identifica quase todas as letras do alfabeto e faz a associação da letra à figura. Possui limite na pintura e recorta com autonomia. Faz movimento de pinça e pareamento das cores primarias, seguindo comando do avaliador e as reconhece. Identifica as formas geométricas, identifica os números em sua sequência e desordenados de 1 a 10. Relaciona quantidades ao numeral, mas não identifica noções relacionadas às quatro operações. Consegue realizar atividade de encaixe com perfeição. Na expressão oral, a criança só expõe suas ideias mediante a solicitação da professora, conseguir organizar com coerência

Trabalho realizado pela escola referente à dificuldade da criança

     Buscamos organizar as atividades para o aluno, a partir do método fônico e buscamos trabalhar as ideias matemáticas em relação às quatro operações, através da ludicidade. Os momentos de explicação priorizamos a participação de um ou dois colegas para que seja realizada a mediação.  Priorizamos muito a busca de um laudo médico para o mesmo, pois se existe um problema de saúde, temos que especificá-lo no censo escolar anual e principalmente podermos organizar um plano de intervenção que ajude ao mesmo a avançar no seu conhecimento, com vistas ao letramento e numeramento.


Aspectos relacionados ao acompanhamento familiar

      A família  tem apresentado um ótimo  acompanhamento. Seu relacionamento com a família é ótimo, seus pais tem muito carinho e afeto pelo mesmo; procuram buscar ajuda de especialistas para a tentativa de resolução das dificuldades que ele apresenta, contando com a  equipe de Saúde da nossa cidade, principalmente o CRAS. A família, a escola e parceiros, devem caminhar juntas para o desenvolvimento da criança.

  Conclusão


     As dificuldades apresentadas por M são notórias. Acredita-se que ao continuar frequentando a sala de aula regular, o atendimento educacional especializado na Escola Estadual José Joaquim, e principalmente a partir do CID que especificará o seu problema, exista a oportunidade de um atendimento mais focado nas dificuldades específicas do mesmo, contribuindo assim para os avanços na conquista de sua autonomia e aprendizagem. O trabalho com atividades diferenciadas e específicas contribuirão no processo de desenvolvimento de habilidades do aluno, contexto este difícil de ser trabalhado junto aos demais alunos na sala regular.

53 comentários:

  1. Olá Elione.....muito boa a proposta de relatório, pois abarca vários aspectos na criança autista.Parabéns...me ajudará bastante!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Elione me ajudou bastante na conclusão do relatório do meu aluno. Beijos!

      Excluir
  2. Olá, Elione, gostei do seu relatório, pois aborda vários problemas vivenciados na sala de aula e nas escolas, vai me ajudar no meu ralatório.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito saber que podemos ser mediadores de coisas boas! Sucesso!

      Excluir
    2. MUITO OBRIGADA ESTAVA EM DUVIDA DE COMO FAZER O MEU.
      VALEU!

      Excluir
  3. Olá , gostei muito do seu relatório,

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante, estava precisando de um relatório assim para poder me nortear nos que preciso desenvolver. Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada a todos! Muita gratidão por poder interagir com vcs!

    ResponderExcluir
  6. OLA, GOSTARIA DE AJUDA PRA ELABORAR UM RELATORIO QUE TEREI QUE REAVALIAR UMA ALUNA QUE ESTA NA APAE PARA UMA ESCOLA REGULAR E ESTOU COM DIFICULDADE.

    ResponderExcluir
  7. Olá,gostei muito do seu relatório.👏👏 Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de ajuda na elaboraçao de um relatorio de um aluno portadorde expectro autista.Estuda na sala maternal l

    ResponderExcluir
  9. Obrigada ,companheira!!
    Me ajudou bastante .
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Obrigada ,companheira!!
    Me ajudou bastante .
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Ola gostaria de ajuda para elaborar um relatorio de um aluno de espectro autismo leve

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito do seu relatório vai me ajudar bastante obrigado.

    ResponderExcluir
  13. ola parabéns pelo relato. Gostaria de saber a idade do aluno em questão

    ResponderExcluir
  14. gostei muito simples, objetivo parabéns.

    ResponderExcluir
  15. Seus relatórios são ótimos.Me ajudaram muito,obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Obrigada companheira me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Eliane muito importante seu relatório mim ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  18. Ola, gostei muito do seu relatorio porem meu aluno só tem dois anos e ja foi diagnostico autista e preciso fazer um relatorio tbm. Vou me basear no seu! Obrigado!
    Maria.

    ResponderExcluir
  19. Estava procurando e achei ótimo! Muito obrigada! ira me ajudar muito.

    ResponderExcluir
  20. Muito bom seu trabalho. Gostei bastante!

    ResponderExcluir
  21. Gostaria de um relatório, para educação infantil, o autismo é Severo , ele é muito agressivo , queria um relatório como colocar isso no relatório, a mae não quer nos ajudar a criança está em creche, o que fazer nesse caso, ele bate nos amigos e nas tia

    ResponderExcluir
  22. Vai ajudar muito no relatório com meu aluno, pois é muito bom quanto podemos contar com modelos e continuar nosso trabalho com alunos com autista. todas precisam de nossa compreensão. Parabéns! Obrigada! Trabalho no estado de Roraima, município de Caracaraí.

    ResponderExcluir
  23. Muito bom a importância do parecer descritivo dos alunos, porém existe umas certas palavras "Não", "nunca", "jamais" palavras negativas. Dar entender que o professor não conseguiu atingir aquela meta com o aluno. Por sua vez é necessário sempre vir com palavras positivas: "Ele consegue", "vai atingir", "É uma criança afetiva".
    Sou observada pelo meu registro de aulas que se deve escrever dessa forma.

    ResponderExcluir
  24. Realmente tem alguns pontos que identifica alguns dos meus alunos. Trabalho riquíssimo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  25. Boa noite !muito gratificante seu texto ,adorei ...gostaria que me ajudasse de com escrever no caderno de apoio de uma criança de 2 anos, sua patologia é TEA TEMA E TGD .e outra crianca com Autismo leve e esquizofrenia com ataque epiléptico...o que escrever? ...aguardo a resposta ..sou professora de Apoio ...maternal III ..meu imail:hobiana34@hotmail.com

    ResponderExcluir
  26. Tenho um aluno com grau severo. Queria um modelo se possível.

    ResponderExcluir
  27. Muito obrigada!
    Me ajudou muito para realizar um relatório do meu aluno.

    ResponderExcluir
  28. Muito bom! Relatório claro e objetivo

    ResponderExcluir
  29. Parabéns!!! Não imagina riqueza de elaborar um material para crianças com deficiência. Gratificante quando temos um parecer inicial, e você, nos oportuniza o caminho. Gratidão.

    ResponderExcluir
  30. Obrigada parceira, relatório me auxiliou muito para o fechamento do meu relatóri

    ResponderExcluir
  31. Bom dia!Obrigada muito objetivo o relatório,mim ajudou muito na elaboração dos meus.

    ResponderExcluir
  32. Obrigada Elione por compartilhar o parecer descritivo do seu aluno, vai me ajudar muito, meu aluno apresenta autismo leve....

    ResponderExcluir
  33. Parabéns pelo seu relatório, me ajudou muito a elaborar o meu para um aluno com suspeita de um transtorno. Obrigada por postar e compartilhar

    ResponderExcluir
  34. Gostaria de um modelo de relatório para uma criança de 03 anos, aluno em creche, com autismo, nível leve, preciso fazer esse relatório para a família e para a psicóloga, ele é uma criança calma, porem apresenta surdez está em tratamento com neuro,psicologa e otorrinolaringologista.
    Gostaria de receber uma orientação pedagógica de como descrever este relatório, se possível um modelo.

    ResponderExcluir
  35. Bom dia!! Gostaria de receber um relatório de aluno surdo e autista grave, que é inquieto e agressivo, só é guiando pelo som da voz que se locomove pelo ambiente, pois também é cego.

    ResponderExcluir

google-site-verification: google51c335d85e99c4c8.html