SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
Professora do AEE: Elione Macedo
RELATÓRIO DESCRITIVO
Nome do aluno: M
Data de Nascimento: Série:
4º ANO
Aspecto sócio-emocional
O M, é uma criança que
conversa pouco, gosta de se isolar na presença de seus colegas de classe demonstra
interesse em participar da sala do AEE, no acompanhamento na sala de recurso
multifuncional. Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes de socialização por
vontade própria; mas demonstra sentimentos afetivos, conseguindo demonstrar
através de desenhos e palavras.
Para facilitar a socialização
costumamos atendê-lo em dupla ou trio, pois na sala de aula regular ele evita
contatos com os colegas Nos momentos de realização das atividades individuais e
em grupo a criança só realizava as atividades e participava mediante a
intervenção da professora.
A criança manifesta bons hábitos de
higiene e tem um bom vocabulário, quando conseguimos fazer com que ele
dialogue. Isso acontece mais nos trabalhos individuais. Um outro ponto
pertinente é que ele não suporta barulhos e não revida quando alguém discute com ele. Observa-se também que o
mesmo não interage nas brincadeiras durante o intervalo e já aconteceu um caso em
que um aluno cismou com ele durante esse momento, chegando a bater nele, pois
esbarrou no mesmo chegando a cair e achou que ele tinha provocado, mas o
Matheus, não esboçou nenhuma reação de dor ou preocupação de ter sido vítima da
situação.
Aspectos psicomotores
As funções motoras fina, motora
grossa estão bem desenvolvidas, não apresenta dificuldade em locomover-se, consegue
equilibrar-se, tem postura adequada. Faz uso da mão direita e segura o lápis
corretamente. Na atividade de recorte e colagem; recorta corretamente o
contorno solicitado. Tem uma boa coordenação
motora fina ao traçar as letras. Na
coordenação olho-mão realiza com agilidade, encaixa peças de quebra cabeça simples, consegue arremessar e jogar a bola etc.
Esquema corporal: observamos que possui condições de equilíbrio motor e
capacidade de aplicar conceitos espaciais, de tempo, ambiente(inclusive apresenta interesse em ser um biólogo), ser humano e
saúde, se reconhece em frente ao espelho e é capaz de identificar as partes de
seu corpo . Coordenação - grafo - manual: detectamos que o educando possui a
qualidade dos traçados realizados com instrumentos grossos e finos e faz
representação gráfica esquemática ou reconhecível.
Aspecto cognitivo (aprendizagem)
O referido aluno encontra-se no nível
pré-silábico, identifica quase todas as letras do alfabeto e faz a associação
da letra à figura. Possui limite na pintura e recorta com autonomia. Faz
movimento de pinça e pareamento das cores primarias, seguindo comando do
avaliador e as reconhece. Identifica as formas geométricas, identifica os
números em sua sequência e desordenados de 1 a 10. Relaciona quantidades ao
numeral, mas não identifica noções relacionadas às quatro operações. Consegue
realizar atividade de encaixe com perfeição. Na expressão oral, a
criança só expõe suas ideias mediante a solicitação da professora, conseguir
organizar com coerência
Trabalho realizado pela escola referente à dificuldade da criança
Buscamos organizar as atividades
para o aluno, a partir do método fônico e buscamos trabalhar as ideias
matemáticas em relação às quatro operações, através da ludicidade. Os momentos
de explicação priorizamos a participação de um ou dois colegas para que seja
realizada a mediação. Priorizamos muito
a busca de um laudo médico para o mesmo, pois se existe um problema de saúde,
temos que especificá-lo no censo escolar anual e principalmente podermos organizar
um plano de intervenção que ajude ao mesmo a avançar no seu conhecimento, com
vistas ao letramento e numeramento.
Aspectos relacionados ao acompanhamento familiar
A família
tem apresentado um ótimo acompanhamento. Seu relacionamento com a
família é ótimo, seus pais tem muito carinho e afeto pelo mesmo; procuram buscar
ajuda de especialistas para a tentativa de resolução das dificuldades que ele
apresenta, contando com a equipe de
Saúde da nossa cidade, principalmente o CRAS. A família, a escola e parceiros,
devem caminhar juntas para o desenvolvimento da criança.
Conclusão
As dificuldades apresentadas por
M são notórias. Acredita-se que ao continuar frequentando a sala de aula
regular, o atendimento educacional especializado na Escola Estadual José
Joaquim, e principalmente a partir do CID que especificará o seu problema,
exista a oportunidade de um atendimento mais focado nas dificuldades
específicas do mesmo, contribuindo assim para os avanços na conquista de sua
autonomia e aprendizagem. O trabalho com atividades diferenciadas e específicas
contribuirão no processo de desenvolvimento de habilidades do aluno, contexto
este difícil de ser trabalhado junto aos demais alunos na sala regular.
Olá Elione.....muito boa a proposta de relatório, pois abarca vários aspectos na criança autista.Parabéns...me ajudará bastante!!!
ResponderExcluirBoa noite Elione me ajudou bastante na conclusão do relatório do meu aluno. Beijos!
ExcluirObrigada, querida!
ExcluirOlá, Elione, gostei do seu relatório, pois aborda vários problemas vivenciados na sala de aula e nas escolas, vai me ajudar no meu ralatório.
ResponderExcluirÉ muito saber que podemos ser mediadores de coisas boas! Sucesso!
ExcluirMUITO OBRIGADA ESTAVA EM DUVIDA DE COMO FAZER O MEU.
ExcluirVALEU!
Olá , gostei muito do seu relatório,
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirGostei bastante, estava precisando de um relatório assim para poder me nortear nos que preciso desenvolver. Obrigada!
ResponderExcluirObrigada! Deus é conosco!
ExcluirObrigada a todos! Muita gratidão por poder interagir com vcs!
ResponderExcluirOLA, GOSTARIA DE AJUDA PRA ELABORAR UM RELATORIO QUE TEREI QUE REAVALIAR UMA ALUNA QUE ESTA NA APAE PARA UMA ESCOLA REGULAR E ESTOU COM DIFICULDADE.
ResponderExcluirOlá,gostei muito do seu relatório.👏👏 Obrigada
ResponderExcluirGostaria de ajuda na elaboraçao de um relatorio de um aluno portadorde expectro autista.Estuda na sala maternal l
ResponderExcluirMuito bom, me ajudou bastante!
ResponderExcluirObrigada ,companheira!!
ResponderExcluirMe ajudou bastante .
Um abraço.
Obrigada ,companheira!!
ResponderExcluirMe ajudou bastante .
Um abraço.
Ola gostaria de ajuda para elaborar um relatorio de um aluno de espectro autismo leve
ResponderExcluirGostei muito do seu relatório vai me ajudar bastante obrigado.
ResponderExcluirola parabéns pelo relato. Gostaria de saber a idade do aluno em questão
ResponderExcluirgostei muito simples, objetivo parabéns.
ResponderExcluirParabéns!!!!
ResponderExcluirAdorei seu relatório.Parabéns.
ResponderExcluirSeus relatórios são ótimos.Me ajudaram muito,obrigada!
ResponderExcluirObrigada companheira me ajudou muito.
ResponderExcluirBom dia Eliane muito importante seu relatório mim ajudou bastante.
ResponderExcluirAmei foi de muita valia
ResponderExcluirOla, gostei muito do seu relatorio porem meu aluno só tem dois anos e ja foi diagnostico autista e preciso fazer um relatorio tbm. Vou me basear no seu! Obrigado!
ResponderExcluirMaria.
Estava procurando e achei ótimo! Muito obrigada! ira me ajudar muito.
ResponderExcluirMuito bom seu trabalho. Gostei bastante!
ResponderExcluirGostaria de um relatório, para educação infantil, o autismo é Severo , ele é muito agressivo , queria um relatório como colocar isso no relatório, a mae não quer nos ajudar a criança está em creche, o que fazer nesse caso, ele bate nos amigos e nas tia
ResponderExcluirVai ajudar muito no relatório com meu aluno, pois é muito bom quanto podemos contar com modelos e continuar nosso trabalho com alunos com autista. todas precisam de nossa compreensão. Parabéns! Obrigada! Trabalho no estado de Roraima, município de Caracaraí.
ResponderExcluirMuito exclarecedor.
ResponderExcluirMuito bom a importância do parecer descritivo dos alunos, porém existe umas certas palavras "Não", "nunca", "jamais" palavras negativas. Dar entender que o professor não conseguiu atingir aquela meta com o aluno. Por sua vez é necessário sempre vir com palavras positivas: "Ele consegue", "vai atingir", "É uma criança afetiva".
ResponderExcluirSou observada pelo meu registro de aulas que se deve escrever dessa forma.
Realmente tem alguns pontos que identifica alguns dos meus alunos. Trabalho riquíssimo. Parabéns!
ResponderExcluirAmei,vai me ajudar bastante!
ResponderExcluirBoa noite !muito gratificante seu texto ,adorei ...gostaria que me ajudasse de com escrever no caderno de apoio de uma criança de 2 anos, sua patologia é TEA TEMA E TGD .e outra crianca com Autismo leve e esquizofrenia com ataque epiléptico...o que escrever? ...aguardo a resposta ..sou professora de Apoio ...maternal III ..meu imail:hobiana34@hotmail.com
ResponderExcluirTenho um aluno com grau severo. Queria um modelo se possível.
ResponderExcluirÓtimo.
ResponderExcluirGOSTEI RELATORIO BEM ELABORADO..
ResponderExcluirMuito obrigada!
ResponderExcluirMe ajudou muito para realizar um relatório do meu aluno.
Muito bom! Relatório claro e objetivo
ResponderExcluirParabéns!!! Não imagina riqueza de elaborar um material para crianças com deficiência. Gratificante quando temos um parecer inicial, e você, nos oportuniza o caminho. Gratidão.
ResponderExcluirObrigada parceira, relatório me auxiliou muito para o fechamento do meu relatóri
ResponderExcluirBom dia!Obrigada muito objetivo o relatório,mim ajudou muito na elaboração dos meus.
ResponderExcluirÓtimo me ajudou muito
ResponderExcluirObrigada Elione por compartilhar o parecer descritivo do seu aluno, vai me ajudar muito, meu aluno apresenta autismo leve....
ResponderExcluirO relatório ajudou muito!
ResponderExcluirAgradeço
Parabéns pelo seu relatório, me ajudou muito a elaborar o meu para um aluno com suspeita de um transtorno. Obrigada por postar e compartilhar
ResponderExcluirPARABÉNS E OBRIGADA PELA AJUDA.
ResponderExcluirDeu-me um caminho, parabéns e muito obrigada.
ResponderExcluirGostaria de um modelo de relatório para uma criança de 03 anos, aluno em creche, com autismo, nível leve, preciso fazer esse relatório para a família e para a psicóloga, ele é uma criança calma, porem apresenta surdez está em tratamento com neuro,psicologa e otorrinolaringologista.
ResponderExcluirGostaria de receber uma orientação pedagógica de como descrever este relatório, se possível um modelo.
Bom dia!! Gostaria de receber um relatório de aluno surdo e autista grave, que é inquieto e agressivo, só é guiando pelo som da voz que se locomove pelo ambiente, pois também é cego.
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