A partir do momento em que o professor saiba colocar o ditado como ferramenta de explicação e passa a avaliar o desempenho dos alunos em decorrência desse ensinamento, é possível detectar uma melhora por parte dos alunos não somente na matéria em que está sendo ensinada, mas principalmente relacionado ao numeramento e o letramento.
A ideia básica é ditar o número intercalando o modo como o mesmo é escrito em algarismo romano, não ditando na sequência, como exemplo: Quais as letras que em algarismo romano, representa determinado número?..............
A ideia básica é ditar o número intercalando o modo como o mesmo é escrito em algarismo romano, não ditando na sequência, como exemplo: Quais as letras que em algarismo romano, representa determinado número?..............
A cada ditado é escolhido um tipo de dificuldade, superada! Nessa ideia, ao ditarmos a palavra, o item escolhido para ela ser escrita, ganha papel importante no processo, pois ao pedirmos que o alunos escreva determinada palavra no desenho que representa a forma geo espacial indicada, está fomentando a relação nome/desenho.
Podemos trabalhar ortografia, e fomentar o conhecimento dos números ordinais ao dizermos a ordem pedida para a escrita da palavra
Podemos trabalhar ortografia, e fomentar o conhecimento do Sistema de numerção decimal, ao dizermos o nome da cédula, para a escrita da palavra
Quando o professor utiliza o ditado faz com que o aluno dê mais atenção ao que está sendo dito e consequentemente, escrito. Assim, o aluno deve envolver o sentido da audição, aliado a visão, pois estará lendo o que está escrevendo, relativo aquilo que ouviu