domingo, 8 de abril de 2018

Aula adaptada: tonicidade das palavras








Dicas para adaptação de atividades pedagógicas para autistas



1- Aula adaptada/tonicidade/autismo leve

 A ideia foi simplificar a atividade no próprio caderno da criança, contendo menos informação na folha, para que facilite o processo visual, utilizando imagens atrativas com o mínimo de palavras.  vale salientar que o aluno M( como o chamaremos), já estava  alfabetizado e estava no 5º. Nos anos iniciais o M, não se comunicava com os amigos, não interagia, mas observava muito e a comunicação e interação começou a ser  processada, mesmo que de forma contida. Quando ele completou 09 anos, ele despertou-se a interagir com livros sobre dinossauros e se interessou a contar histórias ao modo dele com palavras bem pronunciadas e com um bom vocabulário. Outra ideia que a mãe dele teve, foi incentivar a assistir o canal da Discovery kids e  ele falava que gostava de assistir o Art attack. Cada criança no espectro é diferente e possuem suas particularidades e suas próprias características e a do M, foi a questão da linguagem que foi se tornando bem elaborada. Então, foi  importante desenvolver atividades que privilegiassem as habilidades que ele já foi demonstrando. 
 Todo o processo de alfabetização foi acompanhado por mim, desde os anos iniciais. e no processo e amadurecimento e desenvolvimento contínuo, ele conseguiu se alfabetizar completamente do 4º ao 5º ano, mas o meu  trabalho com ele cessou porque o diretor resolveu desativar a sala de recursos, pois precisou do ambiente para outro objetivo e eu não pude dar continuidade no acompanhamento. Ainda bem que apesar da pausa de mais de 6 meses, no 6º ano, ele conseguiu seguir, já com uma cuidadora muito boa e capacitada que começou a acompanhá-lo na sala de aula. veio a pandemia e nesse processo, veio também a minha aposentadoria. O propósito agora é multiplicar as ideias trabalhadas durante esse tempo de trabalho tão abençoado.


Fichas para a escolha da sílaba forte 



domingo, 25 de março de 2018

DIÁRIO DE BORDO- APRENDIZAGEM ATIVA EM AÇÃO





 O ensino é considerado  uma atividade crítica e o professor é visto como “um profissional autônomo  que reflete criticamente sobre a prática cotidiana” (Gómez, 1998, p.373),

     O meu nome é Elione Macedo,  eu tenho 51 anos, entrei na educação muito cedo, sou pedagoga, com especialização em psicopedagodia clínica e institucional, professora há 29 anos, de alfabetizadora a professora do AEE,  que foi uma bênção que Deus me deu, me dando a chance de conviver com pessoas  tão queridas e de amor tão grande por quem lhes dedica afeto e atenção.  Segundo Warschauer (1993), “registrar é deixar marcas. Marcas de uma história vivida” (p.61). As marcas das histórias vividas em sala de aula e registradas no Diário de bordo. Pensando muito nisso, eu resolvi  criar o meu diário de bordo, enquanto educadora, alfabetizadora, professora do AEE, para  compartilhar com vivências pertinentes  da minha prática cotidiana. 

“Eu nunca poderia pensar em educação sem amor"
Paulo Freire




AMBIENTE ALFABETIZADOR

Na composição do ambiente alfabetizador, o cartaz de boas vindas, foi otimizado com
as borboletas contendo os nomes dos alunos. Optei pelas borboletas, porque amo o ema que diz:
" Crianças são como borboletas ao vento... algumas voam rápido... algumas voam pausadamente... mas todas voam do seu melhor jeito. Cada uma é diferente, cada uma é linda e cada uma é especial".



Com o cartaz de aniversariantes, abrimos a possibilidade de trabalharmos  sucessor, antecessor, 
o conhecimento da data dos aniversários dos alunos, detectando dia, mês e ano, oportunizando a construção de gráficos e linha do tempo.



O  calendário interativo foi a ideia mais precisa que tivemos, em relação ao trabalho  com sistema de numeração decimal, monetário, sucessor e antecessor, algarismos romanos, números ordinais etc. 



Para trabalharmos os números, vimos a necessidade de trabalharmos cada data do dia também do sistema de numeração decimal 
A ideia abaixo, serviu de base para adição e subtração, de acordo com a data do dia, criando situações-problemas: Quantos dias faltam para chegar o final do mês? Quantos  dias para o aniversário de um colega?  Qual a data de ontem, de antes de ontem, de amanhã, de pois de amanhã, de um determinado dia da próxima semana...
O calendário  ampliado, além de ser fixado visivelmente perto da lousa e cada aluno tem acesso a um no caderno de atividades, no início de da cada bimestre, para que a interação com o mesmo aconteça diariamente.

A ideia abaixo é para trabalharmos adição e subtração, a partir do sistema decimal:
















terça-feira, 20 de março de 2018

Cartazes Gramática


Cartaz árvore gêneros textuais


Tamanho 1,60 x 1,60 = 35,00
Fichas disponíveis para impressão:








Fonte: PINTEREST