quinta-feira, 7 de março de 2019

CALENDÁRIO 2019


O calendário com espaço vazado, surgiu da necessidade de imprimirmos e plastificarmos um material didático que faz parte do ambiente alfabetizador, tão útil e tão dinâmico, numa sala de aula.

Vamos disponibilizá-lo pronto pra impressão no publisher. Imprime, cola, recorta e plastifica com  adesivo.

Aos seguidores do meu blog, eu envio por e-mail. Para isso, quem ainda não é inscrito, basta clicar na imagem, me seguir, caso não seja inscrito e deixar o e-mail nos comentários da página do blog.

terça-feira, 5 de março de 2019

Caixa Dia das mulheres/mães


Deus sabe as pessoas que serão vasos nas nossas vidas. A minha amiga, a Rejane Lúcio é uma delas.
Num momento de uma dor muito grande,da perda de uma irmã minha, da qual a Rejane era amiga também. Deus usou a mesma como vaso, para que os dias após a morte da minha irmã, fossem passados com um incentivo de fortalecimento da mente, uma fada do artesanato, tem me visitado semanalmente me dando forças para que eu siga em frente.
Gratidão é o que sinto, diante de uma atenção dessas! Deus nos abençoe! Um beijo no coração de todos!
Que Deus permita muita saúde para todos nós, porque as demais coisas nos batalhamos e conseguimos!






segunda-feira, 4 de março de 2019

Molde caixa coração


Molde caixa coração



Para a confecção da caixa, se faz necessário  recortar, colar numa cartolina dobrada ao meio, fixa a folhado do desenho da caixa e recorta.

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Caixa-flor(material e molde)



Devemos florescer, onde Deus nos plantou!

Faça, é fácil!




Lista do material a ser providenciado: 
1 micro-ondulado branco estampa coração
1 micro-ondulado vermelho
cola de silicone líquida ou bastão
01 Fecho Prático Cromus metalizado - 11 cm 
1 laço pronto G
1 sacola celofane 30 cm x 44 cm
um pedaço de papelão 25 cm x 25 cm
6 sabonetes tododia  (05 cores iguais e 01 diferente)
1 tag natalina (disponível, abaixo)
1 de: para:(disponível, abaixo)

Para utilizar o molde, basta montar como um quebra-cabeça num cartolina, recortar e utilizar! Mãos a obra!


                                                               




Vídeo do passo a passo no canal Elione Tavares
caixa flor
https://www.youtube.com/watch?v=xU4Ee9ZxVRE

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Modelo de projeto adaptado para uso do calendário

PROJETO CALENDÁRIO INTERATIVO


TEMA:

A INTERATIVIDADE DO USO DO CALENDÁRIO INTERATIVO, NA CONTAGEM E REGISTRO DO TEMPO.(Aula adaptada)

IDENTIFICAÇÃO (ESCOLA):
NOME DO PROFESSOR:
NOME DO ALUNO:
ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO:
PERÍODO DE ATENDIMENTO:
FREQUÊNCIA: DUAS VEZES POR SEMANA, OU MAIS, A CRITÉRIO DO PROFESSOR, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A DEMANDA DO NÚMERO DE ALUNOS DE ALUNOS A SEREM ATENDIMENTOS.
TEMPO DE ATENDIMENTO: DUAS HORAS POR DIA
COMPOSIÇÃO DO ATENDIMENTO: INDIVIDUAL E COLETIVO (BUSCAR ALGUMAS VEZES A POSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO, DE ALUNOS DA SALA DO ENSINO REGULAR, PARA ELES CONHECEREM O ATENDIMENTO DO ALUNO ESPECIAL E PARA QUE O REFERIDO ALUNO SINTA QUE OS DOIS FAZEM PARTE DE MUNDOS QUE SE INTERAGEM).

JUSTIFICATIVA:
TENDO EM VISTA, A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA A INCLUSÃO PRECISA DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE ENSINO, ESTA AULA TEM COMO FOCO CONTEMPLAR AS AÇÕES DOS PROFESSORES DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS/AEE, DE FORMA INTERATIVA AO USO DO CALENDÁRIO, PARA O ENTENDIMENTO DA CONTAGEM E REGISTRO DO TEMPO DE FORMA INTERATIVA, INTENSIFICANDO O LETRAMENTO E NUMERAMENTO.
 CONTEÚDO: UNIDADES DE TEMPO

OBJETIVO GERAL:
POSSIBILITAR A (AO) ALUNO (A), A ADAPTAÇÃO DE RECURSOS E CONTEÚDOS NECESSÁRIOS PARA QUE SEJA POSSÍVEL A SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES RELACIONADAS A CONTAGEM E REGISTRO DE TEMPO.

OBJETIVOS:
CONCEITUAIS:
IDENTIFICAR UNIDADES DE TEMPO- DIA, SEMANA, MÊS, BIMESTRE, SEMESTRE, ANO.
COMPREENDER A SEQUÊNCIA NUMÉRICA, FAZENDO USO DE DIVERSAS FORMAS DE ESCRITA DA MESMA.
PROCEDIMENTAIS:
FAZER USO DO CALENDÁRIO COMO MATERIAL DE LEITURA E CONSULTA.
REGISTRAR A ROTINA DO (A) ALUNO (A), DURANTE  TRÊS DIAS ESTRUTURANDO  O TEMPO EM DIAS: ONTEM.. HOJE, AMANHÃ ETC.
IDENTIFICAR A DA DATA DO DIA, CONTEMPLANDO A IDEIA NUMÉRICA EM EXTENSO, SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL, QUADRO VALOR DE LUGAR, SISTEMA MONETÁRIO, ALGARISMOS ROMANOS, NÚMEROS PARES E ÍMPARES. SUCESSOR E ANTECESSOR  ETC.
IDENTIFICAR ORDEM DE EVENTOS EM PROGRAMAÇÕES DIÁRIAS (ANIVERSÁRIOS DATAS COMEMORATIVAS), USANDO PALAVRAS, COMO ANTES E DEPOIS.
FAZER USO DO CALENDÁRIO COMO MATERIAL DE LEITURA E CONSULTA
REALIZAR ATIVIDADES DE SEQUENCIAÇÃO E ORDENAÇÃO.
LEITURA DO LIVRO “O CALENDÁRIO” DA MIRNA PINSKY
 ATITUDINAIS:
CRIAR UM VÍNCULO DE RESPEITO EM RELAÇÃO AS SITUAÇÕES DO COTIDIANO ESCOLAR QUE ENVOLVAM O USO DO CALENDÁRIO .
COMPARTILHAR DE MOMENTOS EM GRUPO QUE ENVOLVA O USO DO CALENDÁRIO (DATAS  DE ANIVERSÁRIOS, COMEMORATIVAS).


RECURSOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS:
CALENDÁRIO (FIXAR NA PAREDE), CALENDÁRIO (COLAGEM NO CADERNO), USO DAS TICS PARA APRESENTAÇÃO POR IMAGENS DO LIVRO, O CALENDÁRIO, MATERIAL DOURADO, FICHAS SOBREPOSTAS (ESCALONADAS), PINTURAS, COLAGENS, ETC.


DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:
: COMO O USO SO CALENDÁRIO, É CONTÍNUO, A ATIVIDADE OCORRERÁ AO LONGO DO ANO DE FORMA ALTERNADA.

PARCERIAS:
 FAMÍLIA, EQUIPE DIRETIVA, PROFESSOR DO ENSINO REGULAR E PSICÓLOGO.

AVALIAÇÃO:

A AVALIAÇÃO OCORRERÁ EM FORMA DE REGISTRO DE FORMA CONTÍNUA, OBSERVANDO OS AVANÇOS E RECUOS DO ALUNO QUE ESTÁ SENDO ATENDIDO, MEDIANDO-O SEMPRE QUE NECESSÁRIO E ADOTANDO UM OLHAR REFLEXIVO FLEXÍVEL SOBRE OS RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE ESTÃO SENDO UTILIZADAS NO ATENDIMENTO DO (A) MESMO (A).

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Ludicidade em sala de aula. (Direito gerais de aprendizagem: Matemática, Brasília: MEC, SEB, 2012).