sexta-feira, 15 de agosto de 2025

Lendo e pesquisando os conhecimentos Biblicos

 


De um só fez ele todos os povos, para que povoassem toda a terra, tendo determinado os tempos anteriormente estabelecidos e os lugares exatos em que deveriam habitar.” Atos 17:26

ABRAÃO

“Em meio à terra de Ur, Deus chama um homem simples, mas de coração aberto: Abraão. Com uma promessa de bênção e uma missão de fé, o Senhor pede-lhe que deixe tudo para seguir um caminho desconhecido. Abraão obedece, confiando não no que vê, mas na voz que lhe fala. Assim começa a história de uma aliança eterna, onde a fé se torna a estrada e Deus, o guia.”                        Abraão foi filho de Terá, e sua família era natural da cidade de Ur dos Caldeus, localizada na Mesopotâmia. Após a morte do irmão de Abraão, a família saiu de Ur em direção à terra de Canaã. Eles foram até Harã, e habitaram ali (Gênesis 11:31). Tanto Ur quanto Harã, eram cidades pagãs e centros de adoração ao deus da lua.

É muito difícil de afirmar com exatidão o período do nascimento de Abraão, mas a maioria dos estudiosos estabelece o início do segundo milênio antes de Cristo como data aproximada para seu nascimento. Isso está de acordo com uma possível cronologia utilizando os personagens bíblicos, além das descobertas arqueológicas que atestam um paralelo impressionante com o relato bíblico.

No capítulo 12 do livro de Gênesis, a Bíblia nos mostra Deus convocando a Abraão para que ele saísse do meio daquele cenário de paganismo. Ele deveria deixar sua parentela e partir para uma terra prometida pelo próprio Deus. Com setenta e cinco anos, ele partiu em direção à terra de Canaã levando consigo sua esposa Sarai, seu sobrinho Ló, todos os seus servos e bens que havia adquirido.

Após chegar à Palestina, Abraão ficou nas proximidades de Betel, Hebrom e Berseba. Mas devido à fome que castigava a terra, Abraão desceu até o Egito. Temendo por sua vida, ele não apresentou Sarai como sua esposa, o que gerou alguns problemas para ele no Egito (Gênesis 12:13).

Saindo do Egito, Abraão subiu para o lado do sul, e retornou para as proximidades de Betel. Tanto Abraão quanto Ló eram muito ricos. Por isso houve até mesmo contenda entre seus servos, porque a terra ali não comportava os dois habitando juntos. Ló e Abraão então se separaram. Ló preferiu residir nas planícies verdes do Jordão, onde as cidades de Sodoma e Gomorra estavam situadas. Já Abraão viajou para uma planície nas montanhas, chamada Manre (Hebrom) ao sul.

A história de Abraão é marcada pelas promessas de Deus

Inicialmente Abraão se chamava “Abrão”, que significa “pai exaltado” ou “grande pai”. Em Gênesis 17 o nome do então Abrão, é mudado para Abraão, dando maior ênfase à ideia de exaltação, significando “pai de muitos” ou “pai de uma multidão”. Abraão tinha noventa e nove anos quando teve seu nome mudado por Deus.

Não foi apenas o nome de Abraão que foi mudado naquela ocasião, mas o nome de sua esposa também. De Sarai, ela passou a se chamar Sara, porque também seria mãe de uma grande nação.

Tais mudanças nos nomes tem a ver com a promessa feita por Deus a Abrão, começando ainda em Gênesis 12. Depois, já no capítulo 15 de Gênesis, Deus promete a Abraão que ele ainda seria pai, e que seu servo Eliézer não seria o herdeiro de sua casa. Sua descendência seria incontável como as estrelas do céu.

Novamente no capítulo 17 de Gênesis, mesmo após o nascimento de Ismael, Deus reafirma sua promessa a Abraão de que ele seria pai de muitas nações e que de Sara, na ocasião com noventa anos, ainda seria mãe. Deus então fez um pacto com Abraão, selado pelo sinal da circuncisão e, por fim, com o nascimento de Isaque, o filho da promessa.

Abraão paga o dízimo a Melquisedeque

Ló, sua família e seus bens, foram tomados após uma guerra na região em que ele morava. Uma pessoa que escapou conseguiu avisar Abrão do que havia acontecido. Então Abrão, juntamente com trezentos e dezoito criados, recuperou Ló e sua família das mãos dos mesopotâmios.

Após esse episódio, Abraão foi abençoado por Melquisedeque, rei de Salém. Melquisedeque também era sacerdote de El Elyon, o Deus Altíssimo, possuidor dos céus e da terra, e Abraão lhe deu o dízimo de tudo.

Abraão e Abimeleque

Da mesma forma como aconteceu no Egito, ao peregrinar em Gerar, Abraão escondeu que Sara era sua esposa temendo por sua vida. Então Abimeleque, rei de Gerar, veio e tomou a Sara. Porém Deus impediu que Abimeleque tocasse em Sara e, em sonhos, o Senhor o advertiu que Sara tinha marido.

Vale lembrar que tanto no Egito quando em Gerar, Abraão não mentiu em relação a Sara, mas falou uma meia verdade. Isso porque Sara era sua irmã por parte de Pai (Gênesis 20:12). Abimeleque devolveu Sara para Abraão, e Abraão orou sobre a casa de Abimeleque. Então a mulher e as servas do rei foram curadas, pois Deus havia fechado totalmente as madres da casa de Abimeleque.

Mais tarde Abraão e Abimeleque também fizeram uma aliança, e o lugar ficou conhecido como Berseba, “poço do juramento”, pois Abraão havia cavado um poço e os servos de Abimeleque haviam tomado à força (Gênesis 21:25).

Abraão e Ismael

Deus anunciou que Abraão teria uma grande descendência ainda no capítulo 15 de Gênesis. Mas Sara, vendo que não era capaz de conceber um filho de Abraão, ofereceu sua serva Agar a Abraão. Então de Abraão Agar concebeu a Ismael. Esse costume de uma serva conceber um filho do seu senhor era uma prática comum da época. Abraão tinha oitenta e seis anos quando Ismael nasceu.

Mais tarde, após o nascimento de Isaque, Agar e seu filho, Ismael, foram despedidos por Abraão. Eles saíram pelo deserto de Berseba. Em Gênesis 21:13, Deus avisa que também faria de Ismael uma grande nação, porque também era descendente de Abraão. É através de Ismael que os árabes estabelecem sua origem até Abraão.

Abraão, Isaque e o sacrifício

Isaque foi o filho da promessa que nasceu quando Abraão já tinha cem anos. O nome Isaque significa “rir” ou “riso”. Isaque se tornou o centro de toda esperança de Abraão em relação às promessas que Deus havia feito, porém Deus pediu Isaque em sacrifício a Abraão.

O maior dilema que Abraão poderia ter enfrentado era que, além do amor que sentia por seu filho, o fato de que a promessa de Deus poderia não se cumprir. Mas não foi isso que aconteceu, ao contrário, a Bíblia diz que Abrão confiou totalmente na fidelidade de Deus, e considerou que Deus poderia fazer com que Isaque ressuscitasse dos mortos para que a promessa fosse cumprida.

Por fim, a fidelidade de Abraão foi demonstrada, e Deus preparou um cordeiro para substituir Isaque naquele sacrifício.

Os outros filhos de Abraão e sua morte

Abraão tomou outra mulher para si chamada Quetura, talvez após a morte de Sara. Os estudiosos discutem se Quetura realmente foi uma segunda esposa ou apenas uma segunda concubina. O que podemos afirmar é que com Quetura ele teve mais seis filhos: Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Jisbaque e Suá (Gênesis 25:2). Através dos filhos que teve com Quetura, Abraão se tornou também o pai de outros povos, como os midianitas.

A Bíblia diz que Abraão viveu 175 anos, e foi sepultado por Isaque e Ismael no campo de Efrom. A Bíblia também afirma que tudo o que ele tinha deu a Isaque. Para os demais filhos, a Bíblia diz que Abraão deu presentes.

A história de Abraão no Novo Testamento

Existem 74 referências a Abraão nos livros do Novo Testamento, ficando apenas atrás de Moisés que possuí 79.

No Novo Testamento, Deus é chamado de “o Deus de Abraão” (Mateus 22:32; Atos 7:32). Na genealogia de Jesus no Evangelho de Mateus 1:1 ele aparece como antecessor do Messias e, além de pai dos israelitas segundo a carne, também é o pai espiritual de todos aqueles que compartilham a fé em Cristo (Mateus 3:9; João 8:33; Atos 13:26; Romanos 4:11; Gálatas 3:29).

A fé de Abraão é o modelo de fé que devemos ter (Romanos 4:3-11). Por tamanha fé ele esta presente na galeria dos Heróis da Fé na Epístola aos Hebreus (Hebreus 11:8-19).

A historicidade da vida de Abraão

Embora não exista nenhum relato extrabíblico sobre a história de Abraão (apenas algumas prováveis evidencias em escritos babilônicos), tudo o que a arqueologia já descobriu sobre a civilização da época de Abraão faz com que muitos estudiosos classifiquem os relatos bíblicos como uma descrição perfeita do período que é apresentado.

A guerra entre os quatro reis do Egito contra os reis locais no capítulo 14 de Gênesis, por exemplo, é considerado por arqueólogos um dos relatos mais detalhados sobre o assunto, com uma precisão geográfica impressionante.


Características de Abraão

  • Abraão é o pai do povo hebreu.
  • Abraão é considerado o pai da fé porque o Novo Testamento ensina que todos que têm fé em Jesus são descendentes espirituais de Abraão.
  • A Bíblia não esclarece praticamente nada da vida de Abraão antes dos 75 anos de idade.
  • Abraão foi pai de Isaque com 100 anos de idade.
  • Abraão era quase um nômade, porém era um homem muito poderoso e rico.
  • Ele era um homem de paz, mas utilizava seus servos como um exército em conflitos ocasionais (Gênesis 14).
  • Abraão teve encontros pessoais com Deus (Teofanias), e em um deles Deus, em forma humana,visitou Abraão acompanhado por dois anjos (Gênesis 12:7-9; 18:1-33).
  • Abraão também recebeu a palavra de Deus em sonhos (Gênesis 15:12-17).
  • Foi chamado pelo próprio Deus de profeta (Gênesis 20:7).
  • Por duas vezes escondeu que Sara era sua esposa (Gênesis 12:11-13; 20:5).
  • Abraão é chamado de “amigo de Deus” (2 Crônicas 20:7; Tiago 2:23).
  • Depois de Moisés, é o personagem do Antigo Testamento mais citado no Novo Testamento.

quinta-feira, 14 de agosto de 2025

Multiplicação para aluno(a) com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nível 1

 Multiplicação para aluno(a) com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nível 1

Ensinar multiplicação para uma criança ou adolescente com autismo leve pode ser muito mais eficaz se o método for visual, concreto e estruturado, respeitando o jeito único como ela aprende.

1️⃣ Comece pelo concreto, depois vá para o abstrato


O meu nome é Elione, eu tenho 57 anos, sou pedagoga com especialização em psicopedagogia, mas já sou aposentada. De acordo com a  minha experiência de trabalho com aluno com TEA - nível 1, eu tive o cuidado de primeiro aprofundar bem os números e as 4 operações matemáticas na interação cotidiana do aluno. para isso, eu fomentei a ideia de buscarmos realidades  na escola(quantidades de aluno na própria sala de aula do mesmo, em horário diferente, havia um dia da semana para isso, pois ele não tinha cuidador(a) na época, a professora colaborava até mesmo com fotos da sala, para que pudéssemos contar diariamente, quantos alunos estavam presentes ou não.  Como tínhamos acesso a computador e impressora imprimíamos os mesmos e geravam atividades cotidianas. isso nos possibilitava o uso do calendário móvel que deve existir na sala de aula, não como decoração, mas sim como item de desenvolvimento diário do aluno. podemos chamar do cantinho da matemática ativo, pois além do calendário existia tanto material confeccionados para esse objetivo, quanto material disponibilizados pelo próprio sistema. 
Eu não posso falar de matemática  sem falar o material dourado da Montessori e também não falar de um trabalho que deve ser inicializado na educação infantil e continuado e consolidado mas primeiras séries do ensino fundamental, pois um depende do outro. No nosso caso, o aluno estava sem esse embasamento, pois na época (2016 a 2018), para nós era o início deum olhar voltado para a educação especial como um todo.
Decidimos começar com o que podíamos e partimos para o uso do material dourado com confecção de muitos materiais ligados ao mesmo.





Como trabalhávamos a data do dia, com o sistema de numeração decimal e material dourado, podíamos desmembrar o número em dezenas e unidades, sempre com a participação ativa do aluno. Antes de mostrarmos números no papel, usávamos objetos reais:

Antes de mostrarmos números no papel, usávamos objetos reais:

  • tampinhas, lego, dinheiro fantasia, blocos, lápis, balas, figurinhas, brinquedos aproveitávamos o que usávamos nas provas piagetianas como bichinhos plásticos, formas geométricas pequenas . 

Em breve a continuidade. Estou  resgatando material para publicação!
A
té breve!

quinta-feira, 17 de julho de 2025

O TRATADO DA VERDADEIRA DEVOÇÃO A SANTÍSSIMA VIRGEM POR SÃO LUÍS M. G. DE MONTFORT

 

O TRATADO DA VERDADEIRA DEVOÇÃO A SANTÍSSIMA VIRGEM POR SÃO LUÍS MARIA GRIDNIOM DE MONTFORT

O "Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem" é uma das obras mais conhecidas e influentes sobre a espiritualidade mariana, escrita por São Luís Maria Grignion de Montfort, missionário francês do século XVIII. A obra propõe uma consagração total a Jesus Cristo por meio de Maria, defendendo que a melhor forma de se unir ao Senhor é se entregar completamente à sua Mãe.

                 INTRODUÇÃO


Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem


Pe. Battista Cortinovis


O Manuscrito


Sepultado no "silêncio de um baú", como havia predito Montfort (VD 114), o manuscrito foi descoberto na biblioteca da Casa-Mãe da Companhia de Maria em Saint-Laurent-sur-Sèvre, a 22 de abril de 1842, pelo Pe. Rotureau que procurava material para uma pre-gação marial.

Na Revolução Francesa "os papéis, os manuscritos das duas Comunidades foram escondidos nos sítios vizinhos, onde ficaram inteiramente enterrados no pó durante vários anos. Os que foram encontrados foram postos, parte na biblioteca dos Padres, parte na casa das Irmãs; este de que se trata foi posto na Biblioteca da casa "Santo Espírito" e lá permaneceu desconheci-do, como o autor havia predito".

No momento da redescoberta, as folhas estavam ainda separadas umas das outras, mas cada qual no seu lugar. Apressou-se a encaderná-las a fim de conservar esses preciosos restos; e, com alguns outros escritos monfortinos, enviou-se o manuscrito a Roma em vista do processo de beatificação. Infelizmente, oito folhetos do começo e pelo menos um do fim tinham desaparecido. Em 1956-1957 a restauração pelos monges basilianos de Grottaferrata permitiu estudar de perto o manuscrito antes que ele recebesse sua nova encadernação. Uma descrição detalhada foi então publica-da em Documentation Mariale.


O Tratado da Verdadeira Devoção é sem a menor dúvida a obra mais conhecida do santo missionário, obra que expõe e desenvolve "o maior dos meios e o mais maravilhoso de todos os segredos para adquirir e conservar a divina Sabedoria" (ASE 203).

1. Paternidade da obra

Ninguém jamais colocou em dúvida a paternidade da obra ou da grafia. O Pe. Dalin tinha atentamente estudado a escrita e as obras de Montfort então conhe cidas, quando ele publicou, em 1839, com a autorização do Pe. Deshayes, superior geral, uma Vida do

venerável servo de Deus. Eleito superior geral em janeiro de 1842, ele testemunha, a 10 de maio do mesmo ano, no processo diocesano já em curso para a beatificação do Venerável Servo de Deus. A respeito do manuscrito recentemente encontrado, eis o que diz: "Caderno de cerca de 160 páginas, tendo por tema a devoção à 

Santíssima Virgem, começando por estas palavras: C'est par la très Ste Vierge que J.C. est venu au monde... Foi pela Santíssima Virgem que Jesus Cristo veio ao mundo... E terminando por estas: Justus meus ex fide vivit. Pois o justo vive em toda a parte da fé. A escrita que é inteiramente a do Pe. de Montfort bem como as rasuras e as notas interlineares provam evidentemente que esta obra é verdadeiramente do venerável Servo de Deus. O fundo das coisas e o caráter do estilo tampouco permitem dúvida alguma sobre isto".


domingo, 4 de maio de 2025

Mensagem de Nossa senhora em Medjugorje em 2025

 

 



25 de janeiro de 2025

“Queridos filhos! Neste ano de graça, convido-vos à conversão. Colocai Deus, queridos filhos, no centro de vossa vida e os frutos serão o amor ao próximo e a alegria de testemunhar; e a santidade de vossa vida será o verdadeiro testemunho da fé. Obrigada por terem respondido ao meu apelo.” text.medjugorje.ws+7medjugorje.org+7medjugorje.pt+7


 25 de fevereiro de 2025

“Queridos filhos! Que este tempo primaveril seja um estímulo para a conversão pessoal, a fim de que, com vossas vidas, possais orar e amar a Deus acima de tudo, e por todos aqueles que estão necessitados. Filhinhos, sede as minhas mãos de paz e oração; sede amor para todos aqueles que não amam, não rezam e não desejam a paz. Obrigada por terem respondido ao meu apelo.” medjugorje.hr+2medjugorje.org+2medjugorje.pt+2


 25 de março de 2025

“Queridos filhos! Neste tempo de graça, quando sois chamados à conversão, encorajo-vos, filhinhos: ofereçam-me as vossas orações, sofrimentos e lágrimas pela conversão dos corações que estão longe do Coração do meu Filho Jesus. Rezem comigo, porque, filhinhos, sem Deus não tendes futuro nem vida eterna. Amo-vos, mas não posso ajudar-vos sem o vosso ‘sim’. Obrigada por terem respondido ao meu apelo.” medjugorje.org+2marytv.tv+2medjugorje.pt+2


 25 de abril de 2025

“Queridos filhos! Ventos de falta de paz, egoísmo e pecado estão dominando muitos corações e conduzindo-os à inquietação e à perdição. Por isso, chamo-vos, filhinhos: retornem a Deus e à oração, para que vos seja bem no coração e na terra onde viveis. Amo-vos, filhinhos, e é por isso que não me canso de chamar-vos à conversão. Obrigada por terem respondido ao meu apelo.” Medjugorje+1themedjugorjewitness.org+1

 

 25 de maio de 2025

 “Queridos filhos! Neste tempo de graça, convido-vos a serdes pessoas de esperança, paz e alegria, para que cada pessoa seja um pacificador e amante da vida. Rezai, filhinhos, ao Espírito Santo para que Ele vos encha com a força do Seu Santo Espírito de coragem e entrega. E este tempo será para vós um dom e um caminho de santidade rumo à vida eterna. Estou convosco e amo-vos. Obrigada por responderdes ao Meu Chamado.”

 ✅ Pontos principais da mensagem:

  • Tempo de graça: um momento privilegiado que nos é oferecido.

  • Convite à esperança, paz e alegria: proposta para vivermos como pacificadores.

  • Oração ao Espírito Santo: para receber coragem e disposição de entrega.

  • Caminho de santidade: esse período é um presente que nos conduz à vida eterna.

  • Presença materna: Ela reforça o seu amor e proximidade conosco.


4 de junho de 2025

“Hoje, quando o Céu está próximo de vós de maneira especial, vos convido à oração, para que, pela oração, coloqueis Deus em primeiro lugar. Filhinhos, hoje estou próxima de vós e abençoo cada um com Minha bênção materna, para que tenhais força e amor por todas as pessoas que encontrais em vossa vida terrena, e para que possais transmitir o amor de Deus.” medjugorje.ws+15medjugorje.ws+15medjugorje.org+15

✅ Destaques da mensagem

  • Presença especial do Céu no momento presente, chamando à oração.

  • Convite a colocar Deus em primeiro lugar.

  • Bênção materna para fortalecer o coração e transmitir amor.

  • Enfatiza a missão de ser fonte de amor divino no mundo.

Mensagem de 25 de junho de 2025 – Marija

"Queridos filhos! Também hoje agradeço ao Onipotente por eu estar com vocês e por poder conduzi-los ao Deus do amor e da paz. As ideologias que os destroem e destroem a vossa vida espiritual são passageiras. Eu os convido, filhinhos: voltem a Deus, porque com Deus vocês têm futuro e vida eterna. Obrigada por terem respondido ao meu chamado."


Mensagem anual de 25 de junho de 2025 – Ivanka

"Renovem a oração em família. Rezem, rezem, rezem."


Essas mensagens reforçam o apelo à oração, à unidade familiar e à firmeza espiritual diante de ideologias e influências passageiras.



fonte: gptonline.ai.


 

domingo, 27 de abril de 2025

Mensagens de Nossa Senhora em Medjugorje a partir de 1981




Mensagens de Nossa Senhora em Medjugorje – 1981

25 de junho de 1981

"Eu sou a Bem-aventurada Virgem Maria."
(Após rezarem o Credo e sete Pai-Nossos, Ave-Marias e Glórias, Nossa Senhora entoou o canto "Vem, vem, vem, Senhor" e em seguida desapareceu.)

26 de junho de 1981

"Paz! Paz! Paz! Reconciliai-vos! Reconciliai-vos com Deus e entre vós. E para fazer isso é necessário crer, rezar, jejuar e confessar-se."

27 de junho de 1981

"Ambos: orai e cantai!"
(Resposta à pergunta de Vicka sobre se Nossa Senhora preferia oração ou canto. Ela acrescentou: "Que os sacerdotes sejam firmes na fé e protejam a fé do povo.")

28 de junho de 1981

"Que o povo creia e persevere na fé."

29 de junho de 1981

"Não há senão um só Deus e uma só fé. Crede firmemente e não tenhais medo!"

3 de julho de 1981

"Antes dos 7 Pai-Nossos, Ave-Marias e Glórias, rezai sempre o Credo."

13 de julho de 1981

(Chorando) "Esquecestes a Bíblia."

19 de julho de 1981

"Também quando sobre a colina deixarei o sinal que vos prometi, muitos não acreditarão. Virão até a colina, se ajoelharão, mas não crerão. É agora o tempo de se converter e fazer penitência."

27 de julho de 1981

"Cantai comigo!"
(Após o canto, exortou os videntes: "É bonito escutar-vos. Continuai assim!")

2 de agosto de 1981

"Aqueles que sujaram o meu vestido são aqueles que não estão na graça de Deus. Confessai-vos frequentemente! Não deixeis que na vossa alma permaneça por longo tempo ainda que seja somente um pequeno pecado. Confessai e reparai os vossos pecados."
(Referência ao vestido sujo após permitir que todos os presentes tocassem nele.)

8 de agosto de 1981

"Fazei penitência! Revigorai a vossa fé com a oração e os sacramentos!"

13 de agosto de 1981

"Rezai o Rosário cada dia! Rezai juntos!"
(Reaparecendo mais tarde, após aproximadamente duas horas: "Obrigada por terdes correspondido ao meu chamado.")

15 de agosto de 1981

"Vós me perguntais sobre minha assunção. Sabei que subi ao céu antes da morte."

16 de agosto de 1981

"Rezai com o coração. Por isso, antes de iniciar a rezar, pedi perdão e perdoai os que estão em vossa volta."

29 de agosto de 1981

"Vós me perguntais sobre aquela senhora que queria deixar o marido porque a faz sofrer. Eu digo: fica com ele e aceita o sofrimento. Também Jesus sofreu."

31 de agosto de 1981

"Para que aquela criança doente possa curar-se, é necessário que os seus pais creiam firmemente, rezem ardentemente, jejuem e façam penitência."

3 de setembro de 1981

"No começo do Rosário, rezai sempre o Credo."

8 de setembro de 1981

"Não tenhais medo! Desejo que sejais cheios de alegria e que a alegria se manifeste no vosso rosto!"

15 de setembro de 1981

"Vim a Medjugórie porque aqui há muitos bons crentes. Desejo ficar convosco para converter o maior número possível de pessoas e devolver a paz àqueles que a perderam."

19 de setembro de 1981

"Por que fazeis tantas perguntas? Toda resposta está no Evangelho."

10 de outubro de 1981

"A fé não pode ser viva sem a oração. Rezai mais!"

12 de outubro de 1981

(À Vicka que lhe pergunta para proteger o Pe. Jozo que foi injustamente preso, Nossa Senhora responde com um sorriso e em seguida entoa o canto: "Cristo, no teu nome.")

30 de outubro de 1981

"Na Polônia em breve haverá graves conflitos, mas por fim os justos prevalecerão. O povo russo é o povo no qual Deus será principalmente adorado. O Ocidente incrementou o progresso, mas sem Deus, como se não fosse Ele o Criador."

2 de novembro de 1981

"Eu vos fiz ver o Paraíso para mostrar-vos que felicidade aguarda aqueles que amam a Deus."

3 de novembro de 1981

"Nossa Senhora entoa o canto: 'Vem, Vem, Senhor' e em seguida acrescenta: 'Eu estou frequentemente sobre o monte, debaixo da cruz, para rezar. Meu Filho levou a cruz, sofreu sobre a cruz e com ela salvou o mundo. Cada dia eu rezo ao meu Filho para perdoar ao mundo os seus pecados.'"

4 de novembro de 1981

"O Papa é o vosso pai, é o pai espiritual de todos. É preciso rezar muito por ele."

6 de novembro de 1981

"Vós vistes o inferno, aonde vão terminar os pecadores. Eu vo-lo mostrei a fim de que conheçais a condição daqueles que lá estão."

13 de novembro de 1981

"Na minha chegada e quando eu parto, cantai sempre: 'Vem, vem, Senhor'."

16 de novembro de 1981

"O demônio tenta vos impor o seu poder. Não o permitais! Permanecei constantes na fé, jejuai e rezai! Eu estarei sempre ao lado de vós, a cada passo vosso."

17 de novembro de 1981

"Rezai e jejuai!"

18 de novembro de 1981

(A Virgem não responde às perguntas dos videntes, mas entoa o canto: "Cristo, no teu nome"; depois da primeira estrofe diz aos videntes: "Força, cantai com alegria! Por que estais assim preocupados?" Depois de ter rezado, entoa o canto: "Rainha do Santo Rosário", e desaparece.)

8 de dezembro de 1981

"Além do alimento, seria bom renunciar à televisão, porque, depois de terdes assistido aos programas de televisão, estareis distraídos e não conseguireis rezar. Podeis renunciar também ao álcool, ao cigarro e outros prazeres. Sabei vós mesmos o que, isto é, devereis fazer."

11 de dezembro de 1981

"Rezai e jejuai! Desejo que a oração seja sempre mais arraigada em vosso coração. Rezai mais, cada dia mais!"

13 de dezembro de 1981

"Rezai e jejuai! Não quero dizer-vos nada mais!"

 14 de dezembro de 1981

“Rezai e jejuai! Peço-vos apenas oração e jejum!”

16 de dezembro de 1981


Deveis somente rezar e jejuar!”

17 de novembro de 1981


Rezai e jejuai!”

18 de novembro de 1981


Rezai, rezai, rezai! Somente assim eu posso proteger-vos! Rezai e abandonai a mim os vossos corações, porque eu desejo estar sempre convosco.

23 de dezembro de 1981


A Missa do Natal seja celebrada à meia noite e não ao entardecer.”

24 de dezembro de 1981


Festejai os próximos dias! Alegrai-vos com Jesus que nasce! Dai-lhe glória amando o vosso próximo e fazendo reinar a paz entre vós.”

25 de dezembro de 1981

Amai-vos uns aos outros! Sede irmãos entre vós e evitai toda discórdia! Rendei glória a Deus, meus anjos, glorificai-o e cantai!”

30 de dezembro de 1981

Em resposta a diversas perguntas de cura de doentes, a Virgem reza o Pai Nosso; depois entoa o canto: “Rainha do santo Rosário” e desaparece.

31 de dezembro de 1981

“Dizei àqueles sacerdotes que não crêem em minhas aparições que eu sempre transmito ao mundo mensagens da parte de Deus. Desagrada-me que não crêem, mas não se pode obrigar ninguém a crer.”



1º de janeiro de 1982

“A paz deve reinar entre o homem e Deus, e entre os homens. Isto é, precisa haver paz na Igreja, entre os bispos, entre os padres e entre os fiéis.”


6 de maio de 1982

“A oração é um diálogo com Deus. No começo, a oração deve consistir em pedidos de perdão. A oração pode ser um pedido, mas também deve ser ação de graças e louvor.”


15 de agosto de 1982 (Assunção de Nossa Senhora)

“Eu sou vossa Mãe e desejo ajudá-los. Chamem-me com confiança.”


26 de setembro de 1982

“Satanás tenta destruir as orações e a paz. Tenham cuidado!”


16 de dezembro de 1982

(Sobre o Purgatório)
“No Purgatório há diferentes níveis; o mais profundo está próximo ao inferno, e o mais elevado gradualmente se aproxima do Paraíso.”


25 de dezembro de 1982 (Natal)

“Rezem, rezem, rezem! Não apenas com os lábios, mas com o coração. Vivam a paz em seus corações e espalhem-na aos outros.”

 

 1º de janeiro de 1983

“Durante este novo ano, que seja um tempo de graça. Rezem, meus filhos, e tenham fé. Eu estou com vocês.”


 10 de janeiro de 1983

(Sobre o jejum)
“O melhor jejum é com pão e água. Através do jejum e da oração vocês podem deter guerras e suspender as leis naturais.”


 21 de março de 1983

“Satanás quer a guerra, quer destruir tudo o que é bom. Rezem para que ele não tenha sucesso.”


 25 de junho de 1983 (aniversário das aparições)

“Alegrem-se comigo! Rezem, meus filhos, para que o plano de Deus se realize.”


 2 de agosto de 1983

(Aos jovens)
“Desejo conduzir vocês a Jesus. Ele é o caminho, a verdade e a vida. Rezem, especialmente vocês jovens!”


 15 de setembro de 1983

“Paz, paz, paz! Reconciliem-se com Deus e entre vocês. Para isso, é necessário crer, rezar, jejuar e se confessar.”


 25 de dezembro de 1983 (Natal)

“Meus filhos, hoje é um dia de alegria. Vivam-no com o coração. Eu lhes dou minha bênção materna e peço que levem a paz às suas famílias.”

 

         

 29 de março de 1984

“Queridos filhos, hoje vos convido à oração com o coração. Durante este tempo de graça desejo que cada um de vós se aproxime ainda mais de Jesus. Rezai, queridos filhos, para compreender o dom da minha presença.”

 5 de abril de 1984 (Quinta-feira Santa)

“Agradeço-vos por vossas orações. Continuai a orar para que se realize o plano de Deus em Medjugorje. Eu vos abençoo com a bênção especial neste dia.”


 12 de abril de 1984

“Queridos filhos! Vós não sabeis quanto Deus vos ama, nem o quanto me permite estar com vocês para instruí-los e guiá-los à paz.”


 25 de julho de 1984

“Queridos filhos! Hoje convido todos vocês a colocarem a cruz no centro de suas vidas. Rezai especialmente diante da cruz, de onde vêm grandes graças.”


 13 de setembro de 1984

“Queridos filhos! Hoje vos convido à conversão pessoal. Este tempo é para vocês. Sem vossa conversão não poderei ajudá-los. Queridos filhos, por isso vos convido: convertei-vos!”

 

 31 de janeiro de 1985

“Queridos filhos! Hoje quero vos dizer que deveis rezar, rezar, rezar. Na oração vós encontrareis a solução para cada situação difícil. Agradeço-vos porque atendestes ao meu chamado para a oração.”


 14 de março de 1985

“Queridos filhos! Hoje vos convido à oração do coração. Durante este tempo, desejo que renovem a oração em suas famílias. Rezem em família, leiam a Bíblia, jejuem.”


 25 de abril de 1985

“Queridos filhos! Hoje convido todos vocês à conversão total, que é difícil para aqueles que não escolhem Deus. Por isso, queridos filhos, peço-lhes que vivam as mensagens que vos dou.”


 25 de junho de 1985 (aniversário das aparições)

“Queridos filhos! Hoje estou feliz, mesmo que ainda existam corações fechados. Eu os amo e desejo que todos estejam comigo no céu. Por isso, rezem e abram seus corações à vontade de Deus.”


 25 de agosto de 1985

“Queridos filhos! Também hoje vos convido à oração. Somente com a oração e o jejum se pode evitar a guerra. Por isso, meus queridos, rezem e vivam minhas mensagens. Eu estou com vocês e vos amo.”


25 de dezembro de 1985 (Natal)

“Queridos filhos! Também hoje estou feliz por poder dar-vos minhas mensagens. Por isso, hoje vos convido à oração. Rezai, rezai, rezai! Que a oração ocupe o primeiro lugar em vossas famílias.”



ANO DE 1986

2 de janeiro de 1986:

 "Convido-vos a decidirem-se totalmente por Deus. Peço-vos, queridos filhos, que vos entregueis completamente; assim sereis capazes de viver tudo aquilo que vos aconselho."

13 de fevereiro de 1986: "Esta Quaresma é, para vós, um estímulo especial para a mudança de vida. Começai a partir deste momento! Desligai o televisor e deixai de lado as várias coisas que não são úteis para vós. Queridos filhos, convido-vos à conversão individual. Este tempo é para vós!"Medjugorje+1omeuumtestemunho.blogspot.com+1

27 de março de 1986: "Desejo agradecer-vos por todos os sacrifícios e convido-vos ao maior sacrifício: o sacrifício do amor. Sem amor não podereis aceitar nem a Mim nem ao Meu Filho."Medjugorje12 de junho de 1986: "Hoje convido-vos a começar a recitar o Rosário com viva fé; assim, poderei ajudar-vos. Desejo ensinar-vos a rezar."Medjugorje

25 de dezembro de 1986: "Agradeço ao Senhor por tudo o que Ele está a fazer, de modo particular pelo dom de Eu poder estar ainda hoje convosco. Queridos filhos, estes são dias nos quais o Pai oferece graças especiais a todos aqueles que Lhe abrem o coração."nossasenhorademedjugorje.com.br+3Medjugorje+3omeuumtestemunho.blogspot.com+3


25 de janeiro de 1987

"Queridos filhos! Também hoje desejo convidar-vos a começar a viver uma nova vida a partir de hoje. Deus escolheu cada um de vós... rezai para que, em oração, possais compreender qual é o plano de Deus para vós. Eu estou convosco..."


25 de fevereiro de 1987

"Queridos filhos! Hoje desejo envolver-vos a todos com o meu manto e conduzir-vos no caminho da conversão. Entregai ao Senhor todo o vosso passado... Rezai, e na oração descobrireis um novo caminho de alegria."


25 de março de 1987

"Queridos filhos! Hoje agradeço-vos pela vossa presença. Convido cada um de vós a começar a viver obras de amor e misericórdia. Vivei uma nova vida!"


25 de abril de 1987

"Queridos filhos! Também hoje vos convido à oração. Buscai e rezai para poderdes compreender tudo o que vos ofereço aqui. Rezai com o coração..."


25 de maio de 1987

"Queridos filhos! Convido-vos a viver no amor de Deus. Não vos entregueis nas mãos de Satanás... Decidi-vos por Deus. Desejo que sejais felizes aqui na terra e comigo no Céu."


25 de junho de 1987

"Queridos filhos! Hoje agradeço-vos e convido-vos à paz de Deus. Abençoo-vos com a bênção de Deus. Ajudai-me a apresentar-vos a Deus e a salvar-vos."


25 de julho de 1987

"Queridos filhos! Suplico-vos que, a partir de hoje, comecem a trilhar o caminho da santidade. Rezai e aceitai tudo o que Deus vos oferece, mesmo que o caminho seja amargo. Desejai o Céu."


25 de agosto de 1987

"Queridos filhos! Também hoje vos convido a decidirem-se a viver as minhas mensagens. Pedi a Deus as graças necessárias. Estou pronta a interceder por vós. Não vos esqueçais de pedir..."


25 de setembro de 1987

"Queridos filhos! Convido-vos mais uma vez à oração. Que a oração seja a vossa vida. Satanás é forte... mas com a oração ele não poderá ferir-vos nem impedir o vosso caminho de santidade."


25 de outubro de 1987

"Queridos filhos! Desejo chamar-vos a todos a decidirem-se pelo Paraíso. O caminho é difícil... mas com oração alcançareis o amor pleno. Quero proteger-vos com o meu manto materno."


25 de novembro de 1987

"Queridos filhos! Convido-vos a entregarem tudo novamente a mim. Ajudai-me a realizar tudo o que Deus planejou nesta paróquia. Rezai para que Satanás não vos engane..."


25 de dezembro de 1987

"Queridos filhos! Alegrai-vos comigo! O meu coração alegra-se por causa de Jesus. Quero que cada um de vós abra o seu coração a Jesus. Rezem sinceramente com o coração. Coloquem Deus em primeiro lugar."


 

 Mensagens mensais (25/01 a 25/12/1988)

📌

 25 de janeiro de 1988

“Chamo‑vos novamente à conversão completa… não procurais a Deus senão quando vêm as dificuldades… Pondo a vossa vida nas mãos de Deus.” Reddit+15medjugorje.org+15ourladyprays.org+15

📌 25 de fevereiro de 1988

“Chamo‑vos à oração, à entrega total a Deus… Satanás é muito forte… rezai o rosário sempre como sinal que sois meus.” medjugorje.org+1medjugorje.org+1

 25 de março de 1988

“Chamo‑vos à completa entrega a Deus… a vida é fugaz como uma flor da primavera… que a vossa oração seja um sinal para toda a eternidade.” medjugorje.org

 25 de abril de 1988

“Deus quer tornar‑vos santos… sede fiéis à Missa, testemunhai com a vossa vida e amai sem murmurações… Eu estou convosco e protejo‑vos.” Reddit+1Reddit+1

 25 de maio de 1988

“Chamo‑vos à entrega total a Deus… não deixem que o medo domine; vivem para testemunhar a alegria de Deus… recitai o rosário sempre.”

 25 de junho de 1988

Chamo‑vos a amar com fidelidade a Deus… hoje Deus pode curar‑vos, consolar‑vos e perdoar‑vos. Que o amor cresça em vós.”

 25 de julho de 1988

“Hoje chamo‑vos à entrega completa a Deus. Não tenhais medo… trago‑vos paz… sou a vossa Mãe, Rainha da Paz… que Deus seja tudo na vossa vida.” medjugorje.org+11medjugorje.org+11Mystic Post+11

 25 de agosto de 1988

“Convido‑vos a regozijar‑vos na vida que Deus vos dá… que o vosso coração seja um fluxo de alegria e veneração pelos pequenos dons.” medjugorje.org

 25 de setembro de 1988

“Incentivo‑vos ao caminho da santidade… rezai para crescer a graça… serei o vosso suporte e intercessora.”

 25 de outubro de 1988

“Chamo‑vos a viver as mensagens diariamente… convidando‑vos à consagração a Jesus e ao Meu Coração Imaculado… sede firmes na oração.”

 25 de novembro de 1988

“Chamo‑vos à oração, a encontrar‑vos com Deus com liberdade… durante o dia, achai um tempo especial para encontro com Deus criador.” centrummedjugorje.pl

 25 de dezembro de 1988

“Chamo‑vos à paz… hoje é grande dia. Alegrai‑vos comigo… glorificai o nascimento de Jesus através da paz que vos dou… levai‑a a toda a criação.” text.medjugorje.ws+3centrummedjugorje.pl+3medugorje.org+3


 Interpretação e temas principais

Todos os meses, repetem-se três temas centrais:

  • Entrega total a Deus: com frequência, “completa entrega”, “consecrar-se”.

  • Oração constante: especialmente o Rosário e a busca do encontro diário com Deus.

  • Paz, alegria e santidade: como frutos dessa entrega e oração.


⚠️ Pontos de atenção e contexto



 Mensagens mensais – Medjugorje, 1989

25 de janeiro de 1989


“Queridos filhos! Hoje eu chamo vocês ao caminho da santidade. Rezem para compreenderem a beleza e a grandeza desse caminho… para agradecer a Deus e regozijar-se em tudo o que Ele realiza por cada um.” medjugorje.org+15medjugorje.org+15Countdown to the Kingdom+15

25 de fevereiro de 1989
“Queridos filhos! Hoje convido vocês à oração do coração. Sem oração incessante não se pode experimentar a beleza e a grandeza da graça que Deus oferece… encham o coração com mesmo as menores orações.” xenon.stanford.edu+3medjugorje.org+3emidioservodemariaecm.blogspot.com+3

25 de março de 1989

Queridos filhos! Chamo vocês a uma entrega completa a Deus, a grande alegria e paz que só Ele pode dar… vivam as mensagens que vos dou.” medjugorje.org+2medjugorje.org+2emidioservodemariaecm.blogspot.com+2

25 de abril de 1989
“Queridos filhos! Chamo-vos ao abandono total a Deus. Que tudo o que possuísveis esteja nas mãos d’Ele… alegrai-vos com o que tendes, porque tudo é dom de Deus, e aprendereis a descobri-Lo mesmo na mais pequena flor.” medjugorje.org+13medjugorje.org+13omeuumtestemunho.blogspot.com+13

25 de maio de 1989
Queridos filhos! Convido-vos agora a abrir-se a Deus. Vejam como a natureza dá frutos no seu tempo – assim entregai-vos totalmente a Ele. Deus não quer nada senão a vossa entrega. Decidam-se seriamente por Deus…” omeuumtestemunho.blogspot.com+1emidioservodemariaecm.blogspot.com+1

25 de junho de 1989
Queridos filhos! Hoje chamo-vos a viver as mensagens que tenho dado nestes oito anos. Este é tempo de graça e desejo que a graça de Deus seja exuberante para cada um de vocês.” omeuumtestemunho.blogspot.com+2medjugorje.org+2emidioservodemariaecm.blogspot.com+2

25 de julho de 1989
Queridos filhos! Hoje chamo-vos a renovar o vosso coração. Abrí-vos a Deus e entregai todas as vossas dificuldades e cruzes, para que Ele as transforme em alegria. Desde hoje, consagrai um tempo diário ao encontro com Deus em silêncio.” Reddit+7medjugorje.org+7emidioservodemariaecm.blogspot.com+7

25 de agosto de 1989
Queridos filhos! Chamo-vos à oração. Pela oração, recebeis alegria e paz e enriquecestes na misericórdia de Deus. Orai também pelos afastados de Deus, para que se convertam. Que a oração reine no mundo inteiro.” Countdown to the Kingdom+2omeuumtestemunho.blogspot.com+2emidioservodemariaecm.blogspot.com+2

25 de setembro de 1989
Queridos filhos! Convido-vos hoje a agradecer a Deus por todos os dons, até mesmo os menores. Quero que experimenteis a alegria desses dons e que Deus seja tudo em vossa vida, caminhando rumo à santidade.” emidioservodemariaecm.blogspot.com

25 de outubro de 1989
Queridos filhos! Hoje também vos convido à oração. Decidam-se seriamente a dedicar tempo a Deus; desejo que aprendas a orar com o coração, pois nele encontrareis Deus. Rezem, rezem, rezem!” omeuumtestemunho.blogspot.com+1emidioservodemariaecm.blogspot.com+1

25 de novembro de 1989
“Queridos filhos! Há anos vos convido com estas mensagens, que formam um belo mosaico em vosso coração para vos apresentar a Deus como imagem original. Quero vossas decisões livres de influências satânicas, confiantes apenas em Deus.” emidioservodemariaecm.blogspot.com+2medjugorje.org+2omeuumtestemunho.blogspot.com+2

25 de dezembro de 1989
Queridos filhos! Hoje vos abençoo especialmente com minha bênção materna e intercedo por vós diante de Deus para receberdes o dom da conversão de coração. Aceitai e vivei as mensagens com seriedade… leiam-nas todos os dias e transformai-as em vida.” medjugorje.org+2medjugorje.org+2emidioservodemariaecm.blogspot.com+2


 Temas centrais de 1989

Repetindo com força cada mês, destacam-se:

  • Santificação e entrega total: “santidade”, “entrega completa a Deus” (jan, mar, abr, jun)

  • Oração do coração: valor da oração constante (fev, ago, out)

  • Gratidão e alegria: reconhecer os dons de Deus (jan, set)

  • Silêncio e encontro com Deus: cultivo interior (jul)

  • Liberdade espiritual: romper influências negativas (nov)

  • Conversão profunda: renovação do coração e de vida (dez)