Plano de Atendimento para aluno com autismo leve
Dados de identificação:
Nome completo, data de
nascimento. filiação, naturalidade, colégio, série, turno, cidade, turno
em que estuda, nome do professor da sala regular, AEE e cuidador(caso
exista)
O aluno xxxxxx, apresenta um quadro de autismo leve e encontra-se no
nível pré-silábico, identifica quase todas as letras do alfabeto e associa a
letra à figura, consegue formar e ler algumas sílabas simples, mas não lembra o
que leu para descobrir qual foi a palavra lida, identifica os números em sua
sequência e desordenadas até 10. Relaciona quantidades ao numeral de valor até
20 com ajuda do professor, mas não identifica o antecessor ou sucessor do mesmo
e nem realiza atividades que envolvam as quatro operações. Apresenta interesse
em assuntos relacionados a ambiente, espaço e tempo. Na expressão oral, a criança só expõe suas ideias
mediante a solicitação da professora, consegue organizar com coerência e
pronuncia palavras muito bem.
e
1- OBJETIVO GERAL:
Ampliar o conhecimento do aluno,
quanto à leitura, escrita e o numeramento, explorando diferentes caminhos para
a formação dos leitores
2.2 - OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·
Perceber a vinculação fala – escrita e como ela é representada na
linguagem escrita, de forma contextualizada;
·
Possibilitar que os alunos vivenciem atividades que envolvam textos,
palavras e letras significativas;
·
Estimular os alunos a querer descobrir os significados dos escritos e a
produzir seus próprios textos;
·
Utilizar diferentes registros, sabendo adequá-los às circunstâncias da
situação comunicativa de que participa;
·
Grafar as palavras corretamente;
·
Desenvolver no aluno a autoconfiança na sua capacidade de aprender;
·
Perceber a vinculação fala – escrita e como ela é representada na
linguagem escrita, de forma contextualizada;
·
Possibilitar que os alunos vivenciem atividades que envolvam textos,
palavras e letras significativas;
·
Estimular os alunos a querer descobrir os significados dos escritos e a
produzir seus próprios textos;
·
Utilizar diferentes registros, sabendo adequá-los às circunstâncias da
situação comunicativa de que participa;
·
Grafar as palavras corretamente;
·
Desenvolver nos alunos a autoconfiança na sua capacidade de aprender;
2- METODOLOGIA:
·
Utilização do método fônico para o descobrimento da relação escrita, som
e o movimento da boca ao pronunciar as letras e sílabas.
·
Utilização de conceitos, recursos e princípios associados ao numeramento.
·
Utilização do software EdLim,
·
Utilização de textos variados
·
Confecção de livro sensorial
·
Utilização de jogos variados: memória,
quebra-cabeça, cruzadão, correspondência; sequência de figuras; cores e sombras
etc.
·
Confecção de um dado fônico das vogais.
·
Confecção de um silabário para pesquisa das sílabas simples e complexas.
·
Organização do cantinho da leitura
·
Brincadeiras lúdicas
·
Confecção de pranchas de comunicação
·
Confecção de cartazes ilustrativos
·
Organização de uma apostila com atividades relacionadas ao método
fônico.
·
Confecção de um alfabeto móvel
·
Utilização do Material dourado
·
Utilização do Tangran
·
Utilização de Massa de modelar
·
Registro das atividades realizadas em portfólio e redes sócias:
. 4- PARCERIAS NECESSÁRIAS PARA
O APRIMORAMENTO DO ATENDIMENTO:
·
Família; professor da sala regular; professor da SRM; colegas de turma;
equipe escolar; fonoaudiólogo e cuidador educacional.
5- RESPONSABILIDADE PELO
ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES
:
·
A responsabilidade pela elaboração do plano é do professor do AEE, cuja
execução é de responsabilidade da equipe escolar: professor da sala regular,
cuidador educacional e da família.
·
Receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos
oferecidos ao aluno: o professor de sala de aula comum; o cuidador educacional,
profissionais da escola e os colegas de turma.
6- CRONOGRAMA DE
ATENDIMENTO:
Período do atendimento: de fevereiro a dezembro
Frequência: três vezes por semana
Tempo: 50 min.
Composição: individual , em dupla e trio.
7-
AVALIAÇÃO DO PLANO:
·
A avaliação será contínua, com
anotações em fichas e acompanhamento do portfólio durante o processo,
observando a de evolução do aluno, levando em consideração os avanços ou
recuos, para que seja possível uma
reorientação quando necessário.
Muito bom!
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