Multiplicação para aluno(a) com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nível 1
Ensinar multiplicação para uma criança ou adolescente com autismo leve pode ser muito mais eficaz se o método for visual, concreto e estruturado, respeitando o jeito único como ela aprende.
1️⃣ Comece pelo concreto, depois vá para o abstrato
O meu nome é Elione, eu tenho 57 anos, sou pedagoga com especialização em psicopedagogia, mas já sou aposentada. De acordo com a minha experiência de trabalho com aluno com TEA - nível 1, eu tive o cuidado de primeiro aprofundar bem os números e as 4 operações matemáticas na interação cotidiana do aluno. para isso, eu fomentei a ideia de buscarmos realidades na escola(quantidades de aluno na própria sala de aula do mesmo, em horário diferente, havia um dia da semana para isso, pois ele não tinha cuidador(a) na época, a professora colaborava até mesmo com fotos da sala, para que pudéssemos contar diariamente, quantos alunos estavam presentes ou não. Como tínhamos acesso a computador e impressora imprimíamos os mesmos e geravam atividades cotidianas. isso nos possibilitava o uso do calendário móvel que deve existir na sala de aula, não como decoração, mas sim como item de desenvolvimento diário do aluno. podemos chamar do cantinho da matemática ativo, pois além do calendário existia tanto material confeccionados para esse objetivo, quanto material disponibilizados pelo próprio sistema.
Eu não posso falar de matemática sem falar o material dourado da Montessori e também não falar de um trabalho que deve ser inicializado na educação infantil e continuado e consolidado mas primeiras séries do ensino fundamental, pois um depende do outro. No nosso caso, o aluno estava sem esse embasamento, pois na época (2016 a 2018), para nós era o início deum olhar voltado para a educação especial como um todo.
Decidimos começar com o que podíamos e partimos para o uso do material dourado com confecção de muitos materiais ligados ao mesmo.
Como trabalhávamos a data do dia, com o sistema de numeração decimal e material dourado, podíamos desmembrar o número em dezenas e unidades, sempre com a participação ativa do aluno. Antes de mostrarmos números no papel, usávamos objetos reais:
Antes de mostrarmos números no papel, usávamos objetos reais:
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tampinhas, lego, dinheiro fantasia, blocos, lápis, balas, figurinhas, brinquedos aproveitávamos o que usávamos nas provas piagetianas como bichinhos plásticos, formas geométricas pequenas .
Em breve a continuidade. Estou resgatando material para publicação!
A
té breve!
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