PROJETO CALENDÁRIO INTERATIVO
TEMA:
A INTERATIVIDADE DO
USO DO CALENDÁRIO INTERATIVO, NA CONTAGEM
E REGISTRO DO TEMPO.
IDENTIFICAÇÃO (ESCOLA):
NOME DO PROFESSOR:
NOME DO ALUNO:
ORGANIZAÇÃO
DO ATENDIMENTO:
PERÍODO
DE ATENDIMENTO:
FREQUÊNCIA: DUAS VEZES POR
SEMANA, OU MAIS, A CRITÉRIO DO PROFESSOR, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A DEMANDA DO
NÚMERO DE ALUNOS DE ALUNOS A SEREM ATENDIMENTOS.
TEMPO
DE ATENDIMENTO: DUAS HORAS POR DIA
COMPOSIÇÃO
DO ATENDIMENTO: INDIVIDUAL E COLETIVO (BUSCAR ALGUMAS VEZES
A POSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO, DE ALUNOS DA SALA DO ENSINO REGULAR, PARA ELES
CONHECEREM O ATENDIMENTO DO ALUNO ESPECIAL E PARA QUE O REFERIDO ALUNO SINTA
QUE OS DOIS FAZEM PARTE DE MUNDOS QUE SE INTERAGEM).
JUSTIFICATIVA:
TENDO
EM VISTA, A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA A INCLUSÃO PRECISA DE
ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE ENSINO, ESTA AULA TEM COMO FOCO CONTEMPLAR
AS AÇÕES DOS PROFESSORES DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS/AEE, DE FORMA
INTERATIVA AO USO DO CALENDÁRIO, PARA O ENTENDIMENTO DA CONTAGEM E REGISTRO DO
TEMPO DE FORMA INTERATIVA, INTENSIFICANDO O LETRAMENTO E NUMERAMENTO.
CONTEÚDO: UNIDADES
DE TEMPO
OBJETIVO
GERAL:
POSSIBILITAR A (AO) ALUNO
(A), A ADAPTAÇÃO DE RECURSOS E CONTEÚDOS NECESSÁRIOS PARA QUE SEJA POSSÍVEL A
SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES RELACIONADAS A CONTAGEM E REGISTRO DE TEMPO.
OBJETIVOS:
CONCEITUAIS:
IDENTIFICAR UNIDADES DE
TEMPO- DIA, SEMANA, MÊS, BIMESTRE, SEMESTRE, ANO.
COMPREENDER A SEQUÊNCIA NUMÉRICA,
FAZENDO USO DE DIVERSAS FORMAS DE ESCRITA DA MESMA.
PROCEDIMENTAIS:
FAZER USO DO CALENDÁRIO COMO
MATERIAL DE LEITURA E CONSULTA.
REGISTRAR A ROTINA DO (A)
ALUNO (A), DURANTE TRÊS DIAS
ESTRUTURANDO O TEMPO EM DIAS: ONTEM..
HOJE, AMANHÃ ETC.
IDENTIFICAR A DA DATA DO
DIA, CONTEMPLANDO A IDEIA NUMÉRICA EM EXTENSO, SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL, QUADRO
VALOR DE LUGAR, SISTEMA MONETÁRIO, ALGARISMOS ROMANOS, NÚMEROS PARES E ÍMPARES.
SUCESSOR E ANTECESSOR ETC.
IDENTIFICAR ORDEM DE EVENTOS
EM PROGRAMAÇÕES DIÁRIAS (ANIVERSÁRIOS DATAS COMEMORATIVAS), USANDO PALAVRAS,
COMO ANTES E DEPOIS.
FAZER USO DO CALENDÁRIO COMO
MATERIAL DE LEITURA E CONSULTA
REALIZAR ATIVIDADES DE
SEQUENCIAÇÃO E ORDENAÇÃO.
LEITURA DO LIVRO “O
CALENDÁRIO” DA MIRNA PINSKY
ATITUDINAIS:
CRIAR UM VÍNCULO DE RESPEITO
EM RELAÇÃO AS SITUAÇÕES DO COTIDIANO ESCOLAR QUE ENVOLVAM O USO DO CALENDÁRIO .
COMPARTILHAR DE MOMENTOS EM
GRUPO QUE ENVOLVA O USO DO CALENDÁRIO (DATAS
DE ANIVERSÁRIOS, COMEMORATIVAS).
RECURSOS
DIDÁTICO-METODOLÓGICOS:
CALENDÁRIO (FIXAR NA PAREDE),
CALENDÁRIO (COLAGEM NO CADERNO), USO DAS TICS PARA APRESENTAÇÃO POR IMAGENS DO
LIVRO, O CALENDÁRIO, MATERIAL DOURADO, FICHAS SOBREPOSTAS (ESCALONADAS),
PINTURAS, COLAGENS, ETC.
DURAÇÃO
DAS ATIVIDADES:
: COMO O USO SO CALENDÁRIO,
É CONTÍNUO, A ATIVIDADE OCORRERÁ AO LONGO DO ANO DE FORMA ALTERNADA.
PARCERIAS:
FAMÍLIA, EQUIPE DIRETIVA, PROFESSOR DO ENSINO
REGULAR E PSICÓLOGO.
AVALIAÇÃO:
A
AVALIAÇÃO OCORRERÁ EM FORMA DE REGISTRO DE FORMA CONTÍNUA, OBSERVANDO OS
AVANÇOS E RECUOS DO ALUNO QUE ESTÁ SENDO ATENDIDO, MEDIANDO-O SEMPRE QUE
NECESSÁRIO E ADOTANDO UM OLHAR REFLEXIVO FLEXÍVEL SOBRE OS RECURSOS E
ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE ESTÃO SENDO UTILIZADAS NO ATENDIMENTO DO (A) MESMO (A).
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
Brasil.
Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Ludicidade em sala de aula.
(Direito gerais de aprendizagem: Matemática, Brasília: MEC, SEB, 2012).
Falta
registras as demais referências bibliográficas
Para trabalharmos o calendário interativo na sala de aula, a primeira coisa que temos que fazer é
fixar na parede O CALENDÁRIO e as fichas do calendário , pois o trabalho a ser seguido diariamente, parte das formas em que os números serão representados
Plastifiquei e a resolução da foto mão ficou boa!
As casas abaixo, foram recortadas, para que os alunos pesquisassem com as suas mães,
o número da casa deles, para que identificassem o sucessor e o antecessor de cada número pesquisado.
O projeto calendário interativo, oportuniza um trabalho diversificado com opções precisas para o desenvolvimento de vários conceitos matemáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
google-site-verification: google51c335d85e99c4c8.html