segunda-feira, 14 de maio de 2018

Projeto Calendário interativo


PROJETO CALENDÁRIO INTERATIVO


TEMA:

A INTERATIVIDADE DO USO DO CALENDÁRIO INTERATIVO, NA CONTAGEM E REGISTRO DO TEMPO.

IDENTIFICAÇÃO (ESCOLA):
NOME DO PROFESSOR:
NOME DO ALUNO:
ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO:
PERÍODO DE ATENDIMENTO:
FREQUÊNCIA: DUAS VEZES POR SEMANA, OU MAIS, A CRITÉRIO DO PROFESSOR, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A DEMANDA DO NÚMERO DE ALUNOS DE ALUNOS A SEREM ATENDIMENTOS.
TEMPO DE ATENDIMENTO: DUAS HORAS POR DIA
COMPOSIÇÃO DO ATENDIMENTO: INDIVIDUAL E COLETIVO (BUSCAR ALGUMAS VEZES A POSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO, DE ALUNOS DA SALA DO ENSINO REGULAR, PARA ELES CONHECEREM O ATENDIMENTO DO ALUNO ESPECIAL E PARA QUE O REFERIDO ALUNO SINTA QUE OS DOIS FAZEM PARTE DE MUNDOS QUE SE INTERAGEM).

JUSTIFICATIVA:
TENDO EM VISTA, A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA A INCLUSÃO PRECISA DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE ENSINO, ESTA AULA TEM COMO FOCO CONTEMPLAR AS AÇÕES DOS PROFESSORES DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS/AEE, DE FORMA INTERATIVA AO USO DO CALENDÁRIO, PARA O ENTENDIMENTO DA CONTAGEM E REGISTRO DO TEMPO DE FORMA INTERATIVA, INTENSIFICANDO O LETRAMENTO E NUMERAMENTO.
 CONTEÚDO: UNIDADES DE TEMPO

OBJETIVO GERAL:
POSSIBILITAR A (AO) ALUNO (A), A ADAPTAÇÃO DE RECURSOS E CONTEÚDOS NECESSÁRIOS PARA QUE SEJA POSSÍVEL A SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES RELACIONADAS A CONTAGEM E REGISTRO DE TEMPO.

OBJETIVOS:
CONCEITUAIS:
IDENTIFICAR UNIDADES DE TEMPO- DIA, SEMANA, MÊS, BIMESTRE, SEMESTRE, ANO.
COMPREENDER A SEQUÊNCIA NUMÉRICA, FAZENDO USO DE DIVERSAS FORMAS DE ESCRITA DA MESMA.
PROCEDIMENTAIS:
FAZER USO DO CALENDÁRIO COMO MATERIAL DE LEITURA E CONSULTA.
REGISTRAR A ROTINA DO (A) ALUNO (A), DURANTE  TRÊS DIAS ESTRUTURANDO  O TEMPO EM DIAS: ONTEM.. HOJE, AMANHÃ ETC.
IDENTIFICAR A DA DATA DO DIA, CONTEMPLANDO A IDEIA NUMÉRICA EM EXTENSO, SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL, QUADRO VALOR DE LUGAR, SISTEMA MONETÁRIO, ALGARISMOS ROMANOS, NÚMEROS PARES E ÍMPARES. SUCESSOR E ANTECESSOR  ETC.
IDENTIFICAR ORDEM DE EVENTOS EM PROGRAMAÇÕES DIÁRIAS (ANIVERSÁRIOS DATAS COMEMORATIVAS), USANDO PALAVRAS, COMO ANTES E DEPOIS.
FAZER USO DO CALENDÁRIO COMO MATERIAL DE LEITURA E CONSULTA
REALIZAR ATIVIDADES DE SEQUENCIAÇÃO E ORDENAÇÃO.
LEITURA DO LIVRO “O CALENDÁRIO” DA MIRNA PINSKY
 ATITUDINAIS:
CRIAR UM VÍNCULO DE RESPEITO EM RELAÇÃO AS SITUAÇÕES DO COTIDIANO ESCOLAR QUE ENVOLVAM O USO DO CALENDÁRIO .
COMPARTILHAR DE MOMENTOS EM GRUPO QUE ENVOLVA O USO DO CALENDÁRIO (DATAS  DE ANIVERSÁRIOS, COMEMORATIVAS).


RECURSOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS:
CALENDÁRIO (FIXAR NA PAREDE), CALENDÁRIO (COLAGEM NO CADERNO), USO DAS TICS PARA APRESENTAÇÃO POR IMAGENS DO LIVRO, O CALENDÁRIO, MATERIAL DOURADO, FICHAS SOBREPOSTAS (ESCALONADAS), PINTURAS, COLAGENS, ETC.


DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:
: COMO O USO SO CALENDÁRIO, É CONTÍNUO, A ATIVIDADE OCORRERÁ AO LONGO DO ANO DE FORMA ALTERNADA.

PARCERIAS:
 FAMÍLIA, EQUIPE DIRETIVA, PROFESSOR DO ENSINO REGULAR E PSICÓLOGO.

AVALIAÇÃO:

A AVALIAÇÃO OCORRERÁ EM FORMA DE REGISTRO DE FORMA CONTÍNUA, OBSERVANDO OS AVANÇOS E RECUOS DO ALUNO QUE ESTÁ SENDO ATENDIDO, MEDIANDO-O SEMPRE QUE NECESSÁRIO E ADOTANDO UM OLHAR REFLEXIVO FLEXÍVEL SOBRE OS RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE ESTÃO SENDO UTILIZADAS NO ATENDIMENTO DO (A) MESMO (A).

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Ludicidade em sala de aula. (Direito gerais de aprendizagem: Matemática, Brasília: MEC, SEB, 2012).


Falta registras as demais referências bibliográficas

Para trabalharmos o calendário interativo na sala de aula, a primeira coisa que temos que fazer é 
fixar na parede O CALENDÁRIO e as fichas do calendário , pois o trabalho a ser seguido diariamente, parte das formas em que os números serão representados





Plastifiquei e a resolução da foto mão ficou boa!







As casas abaixo, foram recortadas, para que os alunos pesquisassem com as suas mães,
o número da casa deles, para que identificassem o sucessor e o antecessor de cada número pesquisado.


O projeto calendário interativo, oportuniza um trabalho diversificado com opções precisas para o desenvolvimento de vários conceitos matemáticos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

google-site-verification: google51c335d85e99c4c8.html