sexta-feira, 25 de maio de 2018

Dificuldades de aprendizagem

 



"Uma tarefa primordial no diagnóstico é resgatar o amor. Em geral, os terapeutas tendem a carregar nas tintas sobre o desamor, sobre o que falta, e poucas vezes se evidencia o que se tem e onde o amor é resgatável. Sem dúvida, isto é o que nos importa no caminho da cura."
Sara Paín



Pain(1981) considera a dificuldade de aprendizagem, como um sintoma, que cumpre uma função positiva tão integrativa como o aprender, e que pode ser determinado por determinados fatores:

Fatores orgânicos:relacionados com aspectos do funcionamento anatômico, como o funcionamento dos órgãos dos sentidos e do sistema nervoso central.

Fatores específicos: relacionados as dificuldades específicas do aluno, os quais não são possíveis de constatação orgânica, mais que se manifestam na área da linguagem ou na organização espacial e temporal, dentre outros.

 Fatores psicógenos: é necessário que se faça a distinção entre dificuldades de aprendizagem decorrentes de um sintoma ou de uma inibição. Quando relacionado ao um sintoma, o não aprender possui um significado inconsciente; quando relacionado a uma inibição, trata-se de uma retração intelectual do ego, ocorrendo uma diminuição das funções cognitivas que acaba por acarretar os problemas para aprender;


Fatores ambientais: relacionados às condições objetivas ambientais que podem favorecer ou não a aprendizagem do indivíduo.

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