quarta-feira, 25 de maio de 2016

Criança em foco


A Revista galileu junho de 2016 traz um alerta pertinente sobre a situação das nossas crianças as quais vem repercutindo tanto que a erotização das meninas vem sendo problematizada pela ciência.  Existem dados de que as crianças já começam a ser assediadas a partir dos 9 anos e muitas vezes até menos. A manchete da capa já dá o recado preciso de que as NOVINHAS são crianças e devem ser tratadas com crianças .


Sabemos que as crianças tem direitos garantidos por lei e que cabe a todos nós fazermos a nossa parte enquanto cidadãos  e pais, orientando os nosso filhos, pois eles nos são dados por Deus.
A participação efetiva dos pais na educação dos filhos em todos os âmbitos, revela o quanto podemos fazer de diferença na vida de cada um deles, bastando participar, caminhar juntos e dar o espaço necessário para a construção do perfil que vai ser construído pouco a pouco.

Chás

O chá verde como desintoxicante

O chá verde é  bem conhecido por prevenir o câncer, por sua grande quantidade de antioxidantes e por ser rico em ferro.
O consumo diário desse chá  serve  para nos manter  livre do dano causado pelos radicais livres e para manter um peso saudável.

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá verde (250 ml)
  • Água fervida

Preparo:

Ferve a água, acrescenta as folhas e  faz a infusão despejando água fervendo sobre as mesmas postas em uma vasilha, de preferência plástica que deverá ser tampada.

  • EU RECEBO- MENSAGENS BÍBLICAS




    Eu recebo surgiu de uma ideia de uma fanpage que eu criei e agora eu resolvi
     utilizar o meu blogger, também em função da divulgação da palavra de Deus!
    Começaremos então com passagens Bíblicas do Mateus/Novo testamento






    domingo, 1 de maio de 2016

    Sala de recursos multifuncionais- AEE

       
    As salas de recursos multifuncionais são ambientes organizados com material pedagógico, que objetiva atender o aluno, com necessidade especial(transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, matriculados no ensino regular. ), através de um atendimento educacional especializado complementar ou suplementar a educação. A implantação das mesmas nas escolas comuns da rede pública de ensino atende a necessidade  de promover as condições de acesso, participação e aprendizagem dos alunos público alvo da educação especial no ensino regular, possibilitando a oferta do atendimento educacional especializado, de forma não substitutiva à escolarização.
        A educação inclusiva é um direito assegurado na Constituição Federal para todos os alunos e a efetivação desse direito deve ser cumprido pelas redes de ensino, sem nenhum tipo de distinção.
     

    ASPECTOS LEGAIS E PEDAGÓGICOS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE
        O Brasil promulga a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU/2006), por meio do Decreto nº 6949/2009, assumindo o compromisso de assegurar o acesso das pessoas com deficiência a um sistema educacional inclusivo em todos os níveis e de adotar medidas que garantam as condições para sua efetiva participação, de forma que não sejam excluídas do sistema educacional geral em razão da deficiência.
       Fundamentada nos marcos legais e princípios pedagógicos, da igualdade de condições de acesso à participação em um sistema educacional inclusivo, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) define a Educação Especial como modalidade de ensino transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, que disponibiliza recursos e serviços e o atendimento educacional especializado, complementar ou suplementar, aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no ensino regular. Em 2008, o Decreto nº 6.571 institui no, âmbito do FUNDEB, o duplo cômputo da matrícula dos alunos público alvo da educação especial, uma em classe comum da rede pública de ensino e outra no atendimento educacional especializado (AEE). Conforme definição deste Decreto, as salas de recursos multifuncionais são ambientes dotados de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado.
        O Conselho Nacional de Educação, por meio da Resolução CNE/CEB nº 4/2009, estabelece as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, definindo que: Art. 5º O AEE é realizado, prioritariamente, nas salas de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra de ensino regular, no turno inverso da escolarização, não sendo substitutivo às classes comuns, podendo ser realizado, em centro de atendimento educacional especializado de instituição especializada da rede pública ou de instituição especializada comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, conveniadas 5 com a secretaria de educação ou órgão equivalente dos estados, do Distrito Federal ou dos municípios.   

    segunda-feira, 11 de abril de 2016

    Avaliação nutricional/capa E VA



    Sala de recursos multifuncionais- Decoração

    Créditos gravuras: Álbum  de leituras
    Borboletrando/IEMAR
    Adaptamos as gravuras dos textos para 
    a decoração  da sala AEE. em virtude
    da ideia dos ritmos das borboletas.









    Fontes cartazes alfabeto: espaço alfaletrar