sábado, 4 de junho de 2016

AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA


AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA

I – IDENTIFICAÇÃO:

Nome:________________________________________________________________________

AUTONOMIA


      III – COMUNICAÇÃO/LINGUAGEM:
       Responda marcando com x

       
IV – MATEMÁTICA:


VI – CONHECIMENTOS GERAIS:
Responda marcando com X se afirmativo

a)      Nomeia as pessoas da família (   )      vizinhos (   )
b)      Conhece e nomeia o bairro (   )  a cidade (   )   escola (   )   igreja (    )
Observação:____________________________________________________________

      VII – COMPORTAMENTO SÓCIO-AFETIVO:
       Responda marcando com X se afirmativo

a)      Mantém um bom relacionamento com adultos (   )  com colegas (   )
b)      Demonstra prazer em dançar (   )  cantar (   )   desenhar (   )   brincar (    )  fazer atividade (    )
c)      Obedece às regras estipuladas para todos: totalmente (   )  às vezes (   ) na maioria das vezes (   )
nunca (   )
d)     Como reage a frustração:  chora (   )  bate (   )   morde (   )   chuta (    )    se isola (   )  grita (    )
e)      Qual momento da rotina o aluno prefere? (pode marcar X em mais de uma atividade)   escrita (    )
      número (    )     leitura (   )     jogos (   )     parque (    )     história (   )      merenda (   )
Observação:____________________________________________________________

        VIII – FREQUÊNCIA:
            
a)      Assíduo (   )     Falta em média 2 vezes por semana (    )    Mais de 2 Vezes (    )     Falta em
       média duas semanas (    )     Falta em média um mês (   )
b)      Usa transporte escolar?______________________________________________________
Observação:___________________________________________________

         IX – ATENDIMENTO APTO A PARTICIPAR:  ( uso do NAPES )

            AEE em Alfabetização (   )
            AEE em Tecnologia Assistiva (   )
            AEE em Arte Educação (   )
            AEE em Ludicidade (   )
            AEE em LIBRAS (   )
            AEE em BRAILLE (   )

          X – TERMO DE CONHECIMENTO:
          
        

Declaro ter autorizado e lido a avaliação pedagógica de ___________________________________________________________________________ com  a finalidade da elaboração de planejamento das ações a serem desenvolvidas pela escola na sala de aula e no apoio do Atendimento Educacional Especializado.
Sem mais nada acrescentar.
_____________________________________________________________________________
   (Assinatura dos pais, responsável ou o próprio aluno)

           ___________________________/,______/_________________________/_____________

    XI – CONCLUSÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA:


­­­­­­­­­­    _____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

    ­­____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

    _____________________________________________________________________________
  
                 ,___________de__________________________de_________________



                          ________________________________________________________________
                                                                            Professor (a)

                         _________________________________________________________________
                                                                      Apoio Pedagógico

                         _________________________________________________________________
                                                                           Coordenador


 Fonte: 7ª DIREC- RN



DOCUMENTO DE AVALIAÇÃO DE INGRESSO DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL - DAI




 

                                          
    


TIMBRE DA ESCOLA

DOCUMENTO DE AVALIAÇÃO DE INGRESSO DO ESTUDANTE DA
EDUCAÇÃO ESPECIAL - DAI
I – IDENTIFICAÇÃO:
Nome:__________________________________________________________________________
Data de Nascimento: _____/_____/_________ Idade:__________________________
Nome dos pais ou responsável legal:___________________________________________________ ________________________________________________________________________________ Endereço:_____________________________________________________________nº_________
Bairro___________________________________________________________________________
Cidade:_________________________________________UF:________CEP:___________-______
Telefone para Contato:________________________________________________________
Tipo de deficiência diagnosticada:___________________________________________________
Sem diagnóstico conclusivo:_____________________________________________________
Com relatório da escola / laudo médico:________________________________________________
II – ESCOLARIDADE DOS PAIS:
a) Ensino fundamental - ( ) incompleto ( ) cursando ( ) completo
b) Ensino médio - ( ) incompleto ( ) cursando ( ) completo
c) Ensino superior - ( ) incompleto ( ) cursando ( ) completo
III – RENDA FAMILIAR: (aproximação em salários mínimos)_____________________________
A criança ou adolescente recebe o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC):
Sim ( ) Não ( ) Observação :___________________________________________________
IV - CONSTITUIÇÂO FAMILIAR:

Quantas pessoas moram na casa?_____________________________________________________

Quem são as pessoas que moram na casa:________________________________________________________________________________________________________________________
Qual a posição na linha dos filhos: Primogênito( ) 2º( ) 3º( ) 4º( ) _______________________

Observação:______________________________________________________________________

V – ESCOLARIDADE DO ALUNO:

a) Primeira vez matriculado: Sim ( ) Não ( )

b) Tipo de escola: Regular ( ) Especial ( ) Ano ou período escolar:__________________

c) Primeiro ano  na escola : Sim ( ) Não ( ) ______________________________________

d) Observação:_________________________________________________


VI – REABILITAÇÃO:
a) Recebeu estimulação precoce? Sim ( ) Não ( ). Se sim, quais foram os tipos?
( ) Fonoaudiologia
( ) Fisioterapia
( ) Terapia Ocupacional
( )Outros:_________________________________________________
Tempo médio de estimulação:__________________________________________________
b) Recebe acompanhamento psicoterápico? Se sim, qual o profissional que o(a) acompanha?
__________________________________________________________________________
c) Atualmente recebe algum suporte seja na área da reabilitação, seja na área da educação?
( ) Sim ( ) Não. Se sim, especifique o(s) atendimento(s):__________________________
__________________________________________________________________________
d) Faz uso de algum tipo de medicamento: Sim ( ) Não ( ). Se sim, quais?_______________
__________________________________________________________________________
e) Registro do relato do(a) responsável sobre as etapas de desenvolvimento da criança/adolescente:( falar, sentar, caminhar etc.):__________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
Observação:________________________________________________________________
VII – PERCEPÇÃO SENSORIAL: (responda marcando um x)
a) Reação à claridade: normal ( ) não gosta de muita luz ( )
b) Reação a barulho: normal ( ) não suporta ( ) acostuma aos poucos ( )
c) Reação ao toque no seu corpo: normal ( ) não gosta ( ) depende da parte do corpo ( )
d) Reação a roupas: sensível ( ) não faz diferença ( )
e) Reação negativa ao toque de materiais diversos como: cola ( ) tinta ( ) giz ( )
outros ( ), especificar:_____________________________________________________
VIII – COMUNICAÇÃO:
a) Expressiva: compreensiva para todos ( ) só para família
b) Receptiva: entende comandos simples ( ) segue histórias ( ) responde com coerência as perguntas feitas ( )
c) Utiliza LIBRAS: Sim ( ) Não ( ) Não se aplica ( )
d) Utiliza BRAILE: Sim ( ) Não ( ) Não se aplica ( )
Observações:__________________________________________________________________
IX – ROTINA DOMÉSTICA:
Relato sobre a alimentação da criança/adolescente:_______________________________________
______________________________________________________________
Observações:_____________________________________________________________________
X – COMPORTAMENTO SOCIAL :
a) Brinca: Só, na maior parte do tempo ( ) com outras crianças ( ) com adultos ( )
b) Brincadeiras preferidas:______________________________________________________
c) Resolve conflitos: Isolando-se ( ) utiliza a fala ( ) bate ( ) morde ( ) empurra ( )
chora ( ).
Observações:_____________________________________________________________________
XI – CONCLUSÂO DA EQUIPE AVALIADORA:
A necessidade específica do estudante permite ( ) não permite ( ) a matricula de mais estudantes com deficiência na turma, observando-se as recomendações abaixo:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Avaliadores:______________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________
_______________________/RN ______/_____________________/________________
XII – TERMO DE AUTORIZAÇÂO DO RESPONSÀVEL:
Declaro ter autorizado e lido a avaliação acima com a finalidade da elaboração de planejamento das ações a serem desenvolvidas pela escola na sala de aula e no apoio do Atendimento Educacional Especializado com______________________________________________________________________________.
Sem mais nada a acrescentar.
Assinatura dos pais, responsável ou próprio aluno:
________________________________________________________________________________

_________________________/_______/____________________________/_
Cidade, data

Fonte:7ª DIREC-RN

Informes Educação especial

Informes sobre a EDUCAÇÃO ESPECIAL(cuidador, professor auxiliar, libras, SRMs)

CUIDADOR

Ø  Para alunos com dificuldade de locomoção, de higiene e alimentação.
Ø  Contratação terceirizada- 20 h
Ø  Enviar solicitação da necessidade do cuidador com o nome do aluno e deficiência

PROFESSOR AUXILIAR

Ø  Para alunos com paralisia cerebral, autismo, transtorno desintegrativo da infância etc.
Ø  Enviar ofício solicitando 10h suplementares acompanhado de laudo ou avaliação pedagógica
Ø  Aprovados no concurso para Educação especial

PROJETO DE LIBRAS: CONTRATAÇÃO
Instrutor:
Ø  Surdo para realizar formação nas escolas com os professores e alunos (itinerante)
Ø  Formação em libras, ter no mínimo ensino médio, enviar currículo para a DIREC

INTÉRPRETE:

Ø  Ouvinte, atuar nas escolas com os alunos
Ø  Formação em libras ou especialização, enviar currículo, certificado de no mínimo 200 horas.

SALA DE SRMs

Ø  Enviar para a DIREC ofício pedindo a locação dos professores urgente
Ø  Formação para professores das SRMs

Fonte: 7ª DIREC_RN




sexta-feira, 3 de junho de 2016

Plano de Atendimento para aluno com autismo leve





Plano de Atendimento para aluno com autismo leve

Dados de identificação:

Nome completo, data de nascimento. filiação, naturalidade, colégio, série,  turno, cidade, turno em que estuda, nome do professor da sala regular, AEE  e cuidador(caso exista)



O aluno xxxxxx, apresenta um quadro de autismo leve e encontra-se no nível pré-silábico, identifica quase todas as letras do alfabeto e associa a letra à figura, consegue formar e ler algumas sílabas simples, mas não lembra o que leu para descobrir qual foi a palavra lida, identifica os números em sua sequência e desordenadas até 10. Relaciona quantidades ao numeral de valor até 20 com ajuda do professor, mas não identifica o antecessor ou sucessor do mesmo e nem realiza atividades que envolvam as quatro operações. Apresenta interesse em assuntos relacionados a ambiente, espaço e tempo. Na expressão oral, a criança só expõe suas ideias mediante a solicitação da professora, consegue organizar com coerência e pronuncia palavras muito bem.

e


1-      OBJETIVO GERAL:

 Ampliar o conhecimento do aluno, quanto à leitura, escrita e o numeramento, explorando diferentes caminhos para a formação dos leitores

2.2 - OBJETIVOS ESPECIFICOS:

·         Perceber a vinculação fala – escrita e como ela é representada na linguagem escrita, de forma contextualizada;
·         Possibilitar que os alunos vivenciem atividades que envolvam textos, palavras e letras significativas;
·         Estimular os alunos a querer descobrir os significados dos escritos e a produzir seus próprios textos;
·         Utilizar diferentes registros, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participa;
·         Grafar as palavras corretamente;
·         Desenvolver no aluno a autoconfiança na sua capacidade de aprender;
·         Perceber a vinculação fala – escrita e como ela é representada na linguagem escrita, de forma contextualizada;
·         Possibilitar que os alunos vivenciem atividades que envolvam textos, palavras e letras significativas;
·         Estimular os alunos a querer descobrir os significados dos escritos e a produzir seus próprios textos;
·         Utilizar diferentes registros, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participa;
·         Grafar as palavras corretamente;
·         Desenvolver nos alunos a autoconfiança na sua capacidade de aprender;


2-      METODOLOGIA:

·         Utilização do método fônico para o descobrimento da relação escrita, som e o movimento da boca ao pronunciar as letras e sílabas.
·         Utilização de conceitos, recursos e princípios associados ao numeramento.
·         Utilização do software EdLim,
·         Utilização de textos variados
·         Confecção de livro sensorial
·         Utilização de jogos variados: memória, quebra-cabeça, cruzadão, correspondência; sequência de figuras; cores e sombras etc.
·         Confecção de um dado fônico das vogais.
·         Confecção de um silabário para pesquisa das sílabas simples e complexas.
·         Organização do cantinho da leitura
·         Brincadeiras lúdicas
·         Confecção de pranchas de comunicação
·         Confecção de cartazes ilustrativos
·         Organização de uma apostila com atividades relacionadas ao método fônico.
·         Confecção de um alfabeto móvel
·         Utilização do Material dourado
·         Utilização do Tangran
·         Utilização de Massa de modelar
·         Registro das atividades realizadas em portfólio e redes sócias:


.    4- PARCERIAS NECESSÁRIAS PARA O APRIMORAMENTO DO ATENDIMENTO:

·         Família; professor da sala regular; professor da SRM; colegas de turma; equipe escolar; fonoaudiólogo e cuidador educacional.


5-      RESPONSABILIDADE PELO ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES
:

·         A responsabilidade pela elaboração do plano é do professor do AEE, cuja execução é de responsabilidade da equipe escolar: professor da sala regular, cuidador educacional e da família.  
·         Receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno: o professor de sala de aula comum; o cuidador educacional, profissionais da escola e os colegas de turma.


6-      CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO:

Período do atendimento: de fevereiro a dezembro
Frequência: três vezes por semana
Tempo: 50 min.
Composição: individual , em dupla e trio.


                                            7-      AVALIAÇÃO DO PLANO:

·         A avaliação será  contínua, com anotações em fichas e acompanhamento do portfólio durante o processo, observando a de evolução do aluno, levando em consideração os avanços ou recuos, para que  seja possível uma reorientação quando necessário.







MODELO DE ENCAMINHAMENTO DE ALUNO, PARA ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO, TERAPÊUTICO ETC,,,








Relatório descritivo de um aluno com autismo leve










SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

Professora do AEE: Elione Macedo 

RELATÓRIO DESCRITIVO
Nome do aluno: M
Data de Nascimento: Série:  4º ANO           

Aspecto sócio-emocional

     O M, é uma criança que conversa pouco, gosta de se isolar na presença de seus colegas de classe demonstra interesse em participar da sala do AEE, no acompanhamento na sala de recurso multifuncional. Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes de socialização por vontade própria; mas demonstra sentimentos afetivos, conseguindo demonstrar através de desenhos e palavras.
Para facilitar a socialização costumamos atendê-lo em dupla ou trio, pois na sala de aula regular ele evita contatos com os colegas Nos momentos de realização das atividades individuais e em grupo a criança só realizava as atividades e participava mediante a intervenção da professora.       
        A criança manifesta bons hábitos de higiene e tem um bom vocabulário, quando conseguimos fazer com que ele dialogue. Isso acontece mais nos trabalhos individuais. Um outro ponto pertinente é que ele não suporta barulhos e não revida quando alguém  discute com ele. Observa-se também que o mesmo não interage nas brincadeiras durante o intervalo e já aconteceu um caso em que um aluno cismou com ele durante esse momento, chegando a bater nele, pois esbarrou no mesmo chegando a cair e achou que ele tinha provocado, mas o Matheus, não esboçou nenhuma reação de dor ou preocupação de ter sido vítima da situação.
  
Aspectos psicomotores

    As funções motoras fina, motora grossa estão bem desenvolvidas, não apresenta dificuldade em locomover-se, consegue equilibrar-se, tem postura adequada. Faz uso da mão direita e segura o lápis corretamente. Na atividade de recorte e colagem; recorta corretamente o contorno solicitado.  Tem uma boa coordenação motora fina ao traçar as letras.  Na coordenação olho-mão realiza com agilidade, encaixa peças de quebra cabeça simples, consegue arremessar e jogar a bola etc. Esquema corporal: observamos que possui condições de equilíbrio motor e capacidade de aplicar conceitos espaciais, de tempo, ambiente(inclusive apresenta interesse em ser um biólogo), ser humano e saúde, se reconhece em frente ao espelho e é capaz de identificar as partes de seu corpo . Coordenação - grafo - manual: detectamos que o educando possui a qualidade dos traçados realizados com instrumentos grossos e finos e faz representação gráfica esquemática ou reconhecível.

Aspecto  cognitivo (aprendizagem)

      O referido aluno encontra-se no nível pré-silábico, identifica quase todas as letras do alfabeto e faz a associação da letra à figura. Possui limite na pintura e recorta com autonomia. Faz movimento de pinça e pareamento das cores primarias, seguindo comando do avaliador e as reconhece. Identifica as formas geométricas, identifica os números em sua sequência e desordenados de 1 a 10. Relaciona quantidades ao numeral, mas não identifica noções relacionadas às quatro operações. Consegue realizar atividade de encaixe com perfeição. Na expressão oral, a criança só expõe suas ideias mediante a solicitação da professora, conseguir organizar com coerência

Trabalho realizado pela escola referente à dificuldade da criança

     Buscamos organizar as atividades para o aluno, a partir do método fônico e buscamos trabalhar as ideias matemáticas em relação às quatro operações, através da ludicidade. Os momentos de explicação priorizamos a participação de um ou dois colegas para que seja realizada a mediação.  Priorizamos muito a busca de um laudo médico para o mesmo, pois se existe um problema de saúde, temos que especificá-lo no censo escolar anual e principalmente podermos organizar um plano de intervenção que ajude ao mesmo a avançar no seu conhecimento, com vistas ao letramento e numeramento.


Aspectos relacionados ao acompanhamento familiar

      A família  tem apresentado um ótimo  acompanhamento. Seu relacionamento com a família é ótimo, seus pais tem muito carinho e afeto pelo mesmo; procuram buscar ajuda de especialistas para a tentativa de resolução das dificuldades que ele apresenta, contando com a  equipe de Saúde da nossa cidade, principalmente o CRAS. A família, a escola e parceiros, devem caminhar juntas para o desenvolvimento da criança.

  Conclusão


     As dificuldades apresentadas por M são notórias. Acredita-se que ao continuar frequentando a sala de aula regular, o atendimento educacional especializado na Escola Estadual José Joaquim, e principalmente a partir do CID que especificará o seu problema, exista a oportunidade de um atendimento mais focado nas dificuldades específicas do mesmo, contribuindo assim para os avanços na conquista de sua autonomia e aprendizagem. O trabalho com atividades diferenciadas e específicas contribuirão no processo de desenvolvimento de habilidades do aluno, contexto este difícil de ser trabalhado junto aos demais alunos na sala regular.

10 dicas para ensinar um autista

Toda criança com a síndrome autista deve ter um acompanhamento especial caso seja comprovada a necessidade, de acordo com a regulamentação da lei de proteção ao autista. Isso cria a necessidade da especialização dos professores para receber esses alunos especiais.

Por isso, listamos algumas dicas que irão te ajudar no ensino e desenvolvimento dos alunos autistas. Confira:

1 – Muitas pessoas com autismo são pensadores visuais, pois pensam por imagens e não por linguagem. Por isso, o ensino se torna mais fácil quando associadas palavras com imagens.

2 – Evite séries de instruções verbais longas. Autistas tem dificuldade em lembrar sequências, portanto, escreva as instruções em um papel. Lembre-se que é bom evitar números.

3 – Autistas são bons desenhistas, pois conseguem imaginar imagens com mais facilidade. A solução é encorajar essahabilidade, dando mais ênfase em atividades que envolvam esse talento.

4 – Muitas crianças autistas possuem fixações em certos assuntos, como trens, carros ou mapas. A melhor forma de trabalhar essas fixações é usá-las como motivos de trabalhos escolares. Por exemplo, se a criança gosta de carros, use-os para ensiná-la a fazer cálculos, leia um livro sobre o assunto e faça problemas matemáticos com carros.

5 – Para ensinar números e cálculos é recomendado associar os números à imagens. Existem brinquedos que fazem essa associação para facilitar o ensino.

6 – Geralmente, crianças com autismo possuem dificuldades em escrever devido a problemas com controle motor de suas mãos. Isso pode deixar o aluno frustrado. Uma boa solução é optar pela datilografia, pode ser pelo computador ou tablets.

7 - Algumas crianças aprenderão a ler mais facilmente por métodos fônicos, já outras aprenderão com a memorização das palavras. Observe e aprenda qual o melhor método.

8 – Sons altos como campainha da escola, zumbidos no quadro ou, até mesmo, o som das cadeiras pelo chão, machucam os ouvidos de crianças autistas. Em muitos casos, a criança pode tolerar o barulho se usar algo que abafe o som em seus ouvidos. O som de arrastar cadeiras pode ser silenciado com colocação de borracha nos pés dos móveis.

9 – Evite colocar a criança perto de distrações visuais ou luzes fluorescentes, pois elas conseguem ver a pulsação do ciclo 60 Hz de eletricidade. Coloque o aluno perto da janela ou tente evitar luzes fluorescentes. Se as luzes não podem ser evitadas, use as lâmpadas mais novas, pois elas “tremem menos”.

10 - Em crianças não-verbais, o tato é seu sentido mais confiável. Por exemplo: letras podem ser aprendidas de maneira mais fácil ao deixá-las tatear letras plásticas.

Com informações Autismo e Vida
https://www.infocoead.com.br/noticias/10-dicas-para-ensinar-um-aluno-autista/43