quarta-feira, 15 de junho de 2016

Convite, Decoração e registro da Festa Junina da escola em que eu trabalho


Ideia de convite junino
Copo acrílico/ paçoca de amendoim/saquinho decorado, fita , sacola plástica, etiqueta com nome do convidado para o acabamento final



Fonte desenho:: NET







  Arte em biscuit: Cássia pereira
https://www.facebook.com/www.cassiaarteembiscuit.com.br/







Artesã Elione Macedo

Artesã em E V A Elione Macedo








Professora e Artesã  Rejane Lúcio
Espantalho 









Barraquinha em miniatura com pamonha, frango assado, bolo de milho, tapioca
Artesã: Albanita Farias

































terça-feira, 14 de junho de 2016

Como realizar as provas dos alunos da educação especial

    Como realizar as provas dos alunos da educação especial


    Para falarmos de inclusão total de um aluno numa escola, existem vários pontos pertinentes que variam   de objetivos, metas e procedimentos educacionais específicos e suas ações são definidas conforme o tipo de deficiência, numa perspectiva de complementar e/ou suplementar suas necessidades educacionais até a adaptação da avaliação a ser aplicada.
    Para isso, a ação do professor deve ser colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso ao aluno com deficiência ao currículo e a sua interação no grupo, entre outras ações para promover a inclusão deste aluno,  atuando de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso do aluno ao currículo(Alves, 2006, p17)  com  recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino aprendizagem(Decreto nº 6571 de 17 de setembro de 2008).

    
Exemplos de adaptações em avaliações:
Provas em versão braile
Leitura dos testes para os alunos
Explicações diretas de várias maneiras
Tempo extra para a realização dos testes
Intervalos nas sessões dos testes
Auxílio ao equipamento adaptativo
Orientação para o aluno por meio de sinalização
Respostas ditadas para um assistente escriba
Realização do teste em um local tranquilo
Realização do teste em vários dias

SMITH, D.D Introdução á educação esecial: ensinar em tempos de inclusão.

Port Alegre: Artmed.2008, p.65

Opções para facilitar o acesso dos alunos AEE, ao ensino aprendizagem:


Usar dicas variadas
Aplicar testes verbais, orais e escritos
Usar a demonstração prática
Usar testes gravados
Usar gravuras
Ler os testes para os alunos
Antecipar a leitura das questões dos testes
Usar aplicações no ambiente real
Providenciar para que o teste seja aplicado por uma pessoa especializada
Usar múltipla escolha
Modificar formato
Encurtar a extensão
Estender a duração; usar várias instruções( reduzidas, passos separados- escritas, sinalizadas e verbais)
Ler as instruções
Usar apoio escrito para as instruções orais
Dar sugestões ou dicas extras
Baixar o nível de dificuldade
Ar sugestões ou dicas extras
Reduzir as tarefas com lápis e papel
Permitir que as instruções sejam gravadas ou digitadas
Adaptar as folhas de teste


STAINBACK, S & STAINBACK, W. Inclusão: Um guia para educadores;
Porto Alegre: Artes médicas Sul, 1999, p. 159-160



domingo, 12 de junho de 2016

Decoração Sala de Informática -


A sala de recursos é um espaço que deve ser muito bem aproveitado pelos alunos do AEE.
Decorá-la dá um toque atrativo para os alunos que participam da mesma. 
Tudo pronto para o início do trabalho com o software EdiLim.






quinta-feira, 9 de junho de 2016

PORTFÓLIO SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS-AEE



































A Seriação pertence às relações chamadas assimétricas, ou seja, são aquelas utilizadas ao seriar objetos considerando a ordem linear de grandeza desses elementos. Sendo assim, pode-se seriar objetos numa ordem do maior para o menor, do menor para o maior, do mais grosso para o mais fino, do mais fino para o mais grosso, do mais pesado para o mais leve e vice- versa, etc. Segundo Rangel, “chamamos estas relações de “assimétricas” porque o motivo que nos leva a aproximar um objeto b de um outro a colocado, por exemplo, numa série que vai do menor ao maior, é que b é maior do que a e este não é o mesmo motivo que permite aproximar a de b. (Rangel,pág. 110)”
http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/sequenciacao-seriacao-relacoes-necessarias-para-construcao.htm








































quarta-feira, 8 de junho de 2016

Plano de Atendimento para aluna com dificuldades em matemática

TIMBRE DA ESCOLA

Plano de Atendimento para aluna  com dificuldades em matemática

1-      Dados de identificação:

Nome completo, data de nascimento. filiação, naturalidade, colégio,  turno, cidade,  5º ano, turno em que estuda, nome do professor da sala regular, AEE  e cuidador(caso exista).


2-      Necessidade Especial:

   A aluna xxxxxx, apresenta  dificuldade em matemática no que diz respeito a interpretação de situações problemáticas,  quatro operações, valor posicional, escrita dos números a partir do 100, sistema de numeração decimal,  sucessor e antecessor etc. expressão numérica.   Como a mesma ainda não possui o laudo médio que evidencie qual a sua necessidade, no momento buscamos trabalhar  todas as possibilidades que desenvolvam a entendimento dos assuntos relacionados às questões acima citadas.

3- Organização do Atendimento:
- Período de atendimento: de junho a dezembro de 2016
- Frequência: 2 vezes por semana
- Tempo de atendimento: 1h30min.
- Composição do atendimento: ( x)individual ( x) coletivo


4-Objetivo geral:

 Ampliar o conhecimento da aluna, quanto  ao entendimento dos conceitos matemáticos, potencializando o trabalho que envolvam as quatro operações e demais conteúdos trabalhados no 5º ano, explorando diferentes caminhos para o desenvolvimento da  aprendizagem da mesma.

4.1-  Objetivos específicos

Elaborar, interpretar e resolver situações-problema do campo auditivo (adição e subtração) e multiplicativo(multiplicação e divisão), utilizando e comunicando suas estratégias pessoais, envolvendo os seus diferentes significados.
Calcular adição e subtração com e sem reagrupamento e desagrupamento
Construir estratégias de cálculo mental e estimativo, envolvendo dois ou mais termos;
Elaborar, interpretar e resolver situações-problema convencionais e não convencionais, utilizando e comunicando suas estratégias pessoais.


5- Metodologia
Aplicação das provas piagetianas
Confecção de quadro valor de lugar.
Confecção de cartaz contendo ,sequência numérica de 1 a 100
Construção do trem especial(antecessor e sucessor)
Confecção de dados (dois)
Orientação para agrupamentos e reagrupamentos de 5 em 5, 10 em 10,
Confecção de cartaz com as mãos desenhadas dos próprios  alunos(totalizando 100) e de 100 a 1000.
Confecção de tabuada concreta.
Confecção de números móveis e símbolos das quatro operações.
Aplicação do material dourado
Confecção de um livro sensorial
Confecção  de matéria
Utilização de materiais  Montessorianos
Utilização do tangran
Utilização de pranchas numéricas
Utilização do softwareEdLim
Organização de uma apostila com atividades
Organização de um portfólio.
Registro nas redes sociais.



6- PARCERIAS NECESSÁRIAS PARA O APRIMORAMENTO DO ATENDIMENTO:


•         Família; professor da sala regular; professor de matemática do ensino fundamental II professor da SRM; colegas de turma; equipe escolar e cuidador educacional(caso exista)


7-     RESPONSABILIDADE PELO ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES:

•         A responsabilidade pela elaboração do plano é do professor do AEE, cuja execução é de responsabilidade da equipe escolar: professor da sala regular, cuidador educacional e da família. 
•         Receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno: o professor de sala de aula comum; o cuidador educacional,(caso exista) profissionais da escola e os colegas de turma.


                                            8-       AVALIAÇÃO DO PLANO:

•         A avaliação será  contínua, com anotações em fichas e acompanhamento do portfólio durante o processo, observando a de evolução do aluno, levando em consideração os avanços ou recuos, para que  seja possível uma reorientação quando necessário, para dificuldades em matemática.


Referências Bibliográficas:

 http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%204_pg001-088.pdf,em 03 de junho de 2016.
SASSÁ professor. EDUCAÇÃO NA PRÁTICA. Editora Minuando.p 14,59