TIMBRE DA ESCOLA
Plano de Atendimento
para aluna com dificuldades em
matemática
1- Dados
de identificação:
Nome completo, data de nascimento. filiação, naturalidade,
colégio, turno, cidade, 5º ano, turno em que estuda, nome do professor
da sala regular, AEE e cuidador(caso
exista).
2-
Necessidade
Especial:
A aluna xxxxxx, apresenta dificuldade em matemática no que diz respeito
a interpretação de situações problemáticas,
quatro operações, valor posicional, escrita dos números a partir do 100,
sistema de numeração decimal, sucessor e
antecessor etc. expressão numérica. Como a mesma ainda não possui o laudo médio
que evidencie qual a sua necessidade, no momento buscamos trabalhar todas as possibilidades que desenvolvam a entendimento dos assuntos
relacionados às questões acima citadas.
3- Organização do Atendimento:
- Período de atendimento: de junho a dezembro de 2016
- Frequência: 2 vezes por semana
- Tempo de atendimento: 1h30min.
- Composição do atendimento: ( x)individual ( x) coletivo
4-Objetivo geral:
Ampliar o
conhecimento da aluna, quanto ao
entendimento dos conceitos matemáticos, potencializando o trabalho que envolvam
as quatro operações e demais conteúdos trabalhados no 5º ano, explorando
diferentes caminhos para o desenvolvimento da
aprendizagem da mesma.
4.1- Objetivos específicos
Elaborar, interpretar e resolver situações-problema do campo
auditivo (adição e subtração) e multiplicativo(multiplicação e divisão),
utilizando e comunicando suas estratégias pessoais, envolvendo os seus diferentes
significados.
Calcular adição e subtração com e sem reagrupamento e
desagrupamento
Construir estratégias de cálculo mental e estimativo,
envolvendo dois ou mais termos;
Elaborar, interpretar e resolver situações-problema
convencionais e não convencionais, utilizando e comunicando suas estratégias
pessoais.
5- Metodologia
Aplicação das provas piagetianas
Confecção de quadro valor de lugar.
Confecção de cartaz contendo ,sequência numérica de 1 a 100
Construção do trem especial(antecessor e sucessor)
Confecção de dados (dois)
Orientação para agrupamentos e reagrupamentos de 5 em 5, 10
em 10,
Confecção de cartaz com as mãos desenhadas dos próprios alunos(totalizando 100) e de 100 a 1000.
Confecção de tabuada concreta.
Confecção de números móveis e símbolos das quatro operações.
Aplicação do material dourado
Confecção de um livro sensorial
Confecção de matéria
Utilização de materiais Montessorianos
Utilização do tangran
Utilização de pranchas numéricas
Utilização do softwareEdLim
Organização de uma apostila com atividades
Organização de um portfólio.
Registro nas redes sociais.
6- PARCERIAS NECESSÁRIAS PARA O APRIMORAMENTO DO
ATENDIMENTO:
• Família;
professor da sala regular; professor de matemática do ensino fundamental II
professor da SRM; colegas de turma; equipe escolar e cuidador educacional(caso
exista)
7-
RESPONSABILIDADE PELO ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES:
• A
responsabilidade pela elaboração do plano é do professor do AEE, cuja execução
é de responsabilidade da equipe escolar: professor da sala regular, cuidador
educacional e da família.
• Receberão
orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno: o
professor de sala de aula comum; o cuidador educacional,(caso exista)
profissionais da escola e os colegas de turma.
8- AVALIAÇÃO DO PLANO:
• A avaliação
será contínua, com anotações em fichas e
acompanhamento do portfólio durante o processo, observando a de evolução do
aluno, levando em consideração os avanços ou recuos, para que seja possível uma reorientação quando
necessário, para dificuldades em matemática.
Referências Bibliográficas:
EXCELENTE POR DEMAIS!
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluir