quarta-feira, 8 de junho de 2016

Plano de Atendimento para aluna com dificuldades em matemática

TIMBRE DA ESCOLA

Plano de Atendimento para aluna  com dificuldades em matemática

1-      Dados de identificação:

Nome completo, data de nascimento. filiação, naturalidade, colégio,  turno, cidade,  5º ano, turno em que estuda, nome do professor da sala regular, AEE  e cuidador(caso exista).


2-      Necessidade Especial:

   A aluna xxxxxx, apresenta  dificuldade em matemática no que diz respeito a interpretação de situações problemáticas,  quatro operações, valor posicional, escrita dos números a partir do 100, sistema de numeração decimal,  sucessor e antecessor etc. expressão numérica.   Como a mesma ainda não possui o laudo médio que evidencie qual a sua necessidade, no momento buscamos trabalhar  todas as possibilidades que desenvolvam a entendimento dos assuntos relacionados às questões acima citadas.

3- Organização do Atendimento:
- Período de atendimento: de junho a dezembro de 2016
- Frequência: 2 vezes por semana
- Tempo de atendimento: 1h30min.
- Composição do atendimento: ( x)individual ( x) coletivo


4-Objetivo geral:

 Ampliar o conhecimento da aluna, quanto  ao entendimento dos conceitos matemáticos, potencializando o trabalho que envolvam as quatro operações e demais conteúdos trabalhados no 5º ano, explorando diferentes caminhos para o desenvolvimento da  aprendizagem da mesma.

4.1-  Objetivos específicos

Elaborar, interpretar e resolver situações-problema do campo auditivo (adição e subtração) e multiplicativo(multiplicação e divisão), utilizando e comunicando suas estratégias pessoais, envolvendo os seus diferentes significados.
Calcular adição e subtração com e sem reagrupamento e desagrupamento
Construir estratégias de cálculo mental e estimativo, envolvendo dois ou mais termos;
Elaborar, interpretar e resolver situações-problema convencionais e não convencionais, utilizando e comunicando suas estratégias pessoais.


5- Metodologia
Aplicação das provas piagetianas
Confecção de quadro valor de lugar.
Confecção de cartaz contendo ,sequência numérica de 1 a 100
Construção do trem especial(antecessor e sucessor)
Confecção de dados (dois)
Orientação para agrupamentos e reagrupamentos de 5 em 5, 10 em 10,
Confecção de cartaz com as mãos desenhadas dos próprios  alunos(totalizando 100) e de 100 a 1000.
Confecção de tabuada concreta.
Confecção de números móveis e símbolos das quatro operações.
Aplicação do material dourado
Confecção de um livro sensorial
Confecção  de matéria
Utilização de materiais  Montessorianos
Utilização do tangran
Utilização de pranchas numéricas
Utilização do softwareEdLim
Organização de uma apostila com atividades
Organização de um portfólio.
Registro nas redes sociais.



6- PARCERIAS NECESSÁRIAS PARA O APRIMORAMENTO DO ATENDIMENTO:


•         Família; professor da sala regular; professor de matemática do ensino fundamental II professor da SRM; colegas de turma; equipe escolar e cuidador educacional(caso exista)


7-     RESPONSABILIDADE PELO ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES:

•         A responsabilidade pela elaboração do plano é do professor do AEE, cuja execução é de responsabilidade da equipe escolar: professor da sala regular, cuidador educacional e da família. 
•         Receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno: o professor de sala de aula comum; o cuidador educacional,(caso exista) profissionais da escola e os colegas de turma.


                                            8-       AVALIAÇÃO DO PLANO:

•         A avaliação será  contínua, com anotações em fichas e acompanhamento do portfólio durante o processo, observando a de evolução do aluno, levando em consideração os avanços ou recuos, para que  seja possível uma reorientação quando necessário, para dificuldades em matemática.


Referências Bibliográficas:

 http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/cadernosmat/PNAIC_MAT_Caderno%204_pg001-088.pdf,em 03 de junho de 2016.
SASSÁ professor. EDUCAÇÃO NA PRÁTICA. Editora Minuando.p 14,59




2 comentários:

google-site-verification: google51c335d85e99c4c8.html