domingo, 21 de outubro de 2018
sexta-feira, 25 de maio de 2018
Modelo de projeto adaptado para uso do calendário
PROJETO CALENDÁRIO INTERATIVO
TEMA:
A INTERATIVIDADE DO USO DO CALENDÁRIO INTERATIVO, NA CONTAGEM E REGISTRO DO TEMPO.(Aula adaptada)
IDENTIFICAÇÃO (ESCOLA):
NOME DO PROFESSOR:
NOME DO ALUNO:
ORGANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO:
PERÍODO DE ATENDIMENTO:
FREQUÊNCIA: DUAS VEZES POR SEMANA, OU MAIS, A CRITÉRIO DO PROFESSOR, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A DEMANDA DO NÚMERO DE ALUNOS DE ALUNOS A SEREM ATENDIMENTOS.
TEMPO DE ATENDIMENTO: DUAS HORAS POR DIA
COMPOSIÇÃO DO ATENDIMENTO: INDIVIDUAL E COLETIVO (BUSCAR ALGUMAS VEZES A POSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO, DE ALUNOS DA SALA DO ENSINO REGULAR, PARA ELES CONHECEREM O ATENDIMENTO DO ALUNO ESPECIAL E PARA QUE O REFERIDO ALUNO SINTA QUE OS DOIS FAZEM PARTE DE MUNDOS QUE SE INTERAGEM).
JUSTIFICATIVA:
TENDO EM VISTA, A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA A INCLUSÃO PRECISA DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE ENSINO, ESTA AULA TEM COMO FOCO CONTEMPLAR AS AÇÕES DOS PROFESSORES DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS/AEE, DE FORMA INTERATIVA AO USO DO CALENDÁRIO, PARA O ENTENDIMENTO DA CONTAGEM E REGISTRO DO TEMPO DE FORMA INTERATIVA, INTENSIFICANDO O LETRAMENTO E NUMERAMENTO.
CONTEÚDO: UNIDADES DE TEMPO
OBJETIVO GERAL:
POSSIBILITAR A (AO) ALUNO (A), A ADAPTAÇÃO DE RECURSOS E CONTEÚDOS NECESSÁRIOS PARA QUE SEJA POSSÍVEL A SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES RELACIONADAS A CONTAGEM E REGISTRO DE TEMPO.
OBJETIVOS:
CONCEITUAIS:
IDENTIFICAR UNIDADES DE TEMPO- DIA, SEMANA, MÊS, BIMESTRE, SEMESTRE, ANO.
COMPREENDER A SEQUÊNCIA NUMÉRICA, FAZENDO USO DE DIVERSAS FORMAS DE ESCRITA DA MESMA.
PROCEDIMENTAIS:
FAZER USO DO CALENDÁRIO COMO MATERIAL DE LEITURA E CONSULTA.
REGISTRAR A ROTINA DO (A) ALUNO (A), DURANTE TRÊS DIAS ESTRUTURANDO O TEMPO EM DIAS: ONTEM.. HOJE, AMANHÃ ETC.
IDENTIFICAR A DA DATA DO DIA, CONTEMPLANDO A IDEIA NUMÉRICA EM EXTENSO, SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL, QUADRO VALOR DE LUGAR, SISTEMA MONETÁRIO, ALGARISMOS ROMANOS, NÚMEROS PARES E ÍMPARES. SUCESSOR E ANTECESSOR ETC.
IDENTIFICAR ORDEM DE EVENTOS EM PROGRAMAÇÕES DIÁRIAS (ANIVERSÁRIOS DATAS COMEMORATIVAS), USANDO PALAVRAS, COMO ANTES E DEPOIS.
FAZER USO DO CALENDÁRIO COMO MATERIAL DE LEITURA E CONSULTA
REALIZAR ATIVIDADES DE SEQUENCIAÇÃO E ORDENAÇÃO.
LEITURA DO LIVRO “O CALENDÁRIO” DA MIRNA PINSKY
ATITUDINAIS:
CRIAR UM VÍNCULO DE RESPEITO EM RELAÇÃO AS SITUAÇÕES DO COTIDIANO ESCOLAR QUE ENVOLVAM O USO DO CALENDÁRIO .
COMPARTILHAR DE MOMENTOS EM GRUPO QUE ENVOLVA O USO DO CALENDÁRIO (DATAS DE ANIVERSÁRIOS, COMEMORATIVAS).
RECURSOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS:
CALENDÁRIO (FIXAR NA PAREDE), CALENDÁRIO (COLAGEM NO CADERNO), USO DAS TICS PARA APRESENTAÇÃO POR IMAGENS DO LIVRO, O CALENDÁRIO, MATERIAL DOURADO, FICHAS SOBREPOSTAS (ESCALONADAS), PINTURAS, COLAGENS, ETC.
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:
: COMO O USO SO CALENDÁRIO, É CONTÍNUO, A ATIVIDADE OCORRERÁ AO LONGO DO ANO DE FORMA ALTERNADA.
PARCERIAS:
FAMÍLIA, EQUIPE DIRETIVA, PROFESSOR DO ENSINO REGULAR E PSICÓLOGO.
AVALIAÇÃO:
A AVALIAÇÃO OCORRERÁ EM FORMA DE REGISTRO DE FORMA CONTÍNUA, OBSERVANDO OS AVANÇOS E RECUOS DO ALUNO QUE ESTÁ SENDO ATENDIDO, MEDIANDO-O SEMPRE QUE NECESSÁRIO E ADOTANDO UM OLHAR REFLEXIVO FLEXÍVEL SOBRE OS RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE ESTÃO SENDO UTILIZADAS NO ATENDIMENTO DO (A) MESMO (A).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Ludicidade em sala de aula. (Direito gerais de aprendizagem: Matemática, Brasília: MEC, SEB, 2012).
Dificuldades de aprendizagem
"Uma tarefa primordial no diagnóstico é resgatar o amor. Em geral, os terapeutas tendem a carregar nas tintas sobre o desamor, sobre o que falta, e poucas vezes se evidencia o que se tem e onde o amor é resgatável. Sem dúvida, isto é o que nos importa no caminho da cura."
Sara Paín
Sara Paín
Fatores orgânicos:relacionados com aspectos do funcionamento anatômico, como o funcionamento dos órgãos dos sentidos e do sistema nervoso central.
Fatores específicos: relacionados as dificuldades específicas do aluno, os quais não são possíveis de constatação orgânica, mais que se manifestam na área da linguagem ou na organização espacial e temporal, dentre outros.
Fatores psicógenos: é necessário que se faça a distinção entre dificuldades de aprendizagem decorrentes de um sintoma ou de uma inibição. Quando relacionado ao um sintoma, o não aprender possui um significado inconsciente; quando relacionado a uma inibição, trata-se de uma retração intelectual do ego, ocorrendo uma diminuição das funções cognitivas que acaba por acarretar os problemas para aprender;
Fatores ambientais: relacionados às condições objetivas ambientais que podem favorecer ou não a aprendizagem do indivíduo.
quarta-feira, 16 de maio de 2018
Pela nossa saúde!
Na correria do dia a dia não pode faltar os cuidados com a nossa saúde! A dica de hoje é água morna com limão:
O limão é uma das frutas mais ricas em vitaminas e minerais, e principalmente, em potentes antioxidantes que favorecem a desintoxicação do fígado e sua regeneração.
Não podemos nos esquecer de que este órgão vital de nosso organismo apresenta a maravilhosa capacidade de poder criar células novas e saudáveis, e com um tratamento adequado e uma correta alimentação, poderíamos, por exemplo, curar um fígado gorduroso.
Além disso, O limão possui muitas propriedades terapêuticas, protegendo o organismo contra muitas doenças. Aliado a água morna, é um santo remédio quando bebido pela manhã em jejum.
São tantos os benefícios que faremos aqui uma lista com um resumo de tudo que a água morna com limão pode fazer pela sua saúde.
- Devido ao seu alto teor de potássio, é benéfico para pessoas com problemas cardíacos.
- Ajuda o fígado a se fortalecer, melhorando as suas funções. Resultado: fígado produz menos colesterol e triglicerídeos.
- Apesar de ácido, o limão tem efeito contrário no corpo, alcalinizando o ambiente. Fazendo isso, anula a acidez no corpo provocada pela má alimentação, cigarro e poluição.
- A vitamina C do limão previne o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
- Seu intestino vai funcionar com muito mais vitalidade, já que o limão lubrifica as paredes do intestino e melhora a consistência das fezes.
- Previne problemas bucais, como a gengivite e outras inflamações. Além de prevenir o mau hálito.
- Purifica o sangue e auxilia os rins na eliminação de toxinas e impurezas.
- Rico em pectina, o limão ajudará na compulsão por comida e fome descontrolada.
- Melhora a digestão e aumenta a produção de sucos digestivos. Muito utilizada na redução de náusea, enjoos e azia.
- A água morna é mais facilmente digerida pelo corpo que acabou de acordar, por estar próxima da nossa temperatura corporal. Além disso, a água morna ajuda a remover a gordura das paredes intestinais.
- Potente desintoxicante, evita a retenção de líquidos.
- O aroma do limão melhora o humor e afasta a ansiedade, a depressão e o cansaço mental.
Como preparar
- Aqueça 200 mL de água limpa e potável.
- Veja se a temperatura está adequada para o consumo. Em seguida, esprema um limão inteiro, fresco, dentro da água.
- Beba e em seguida, escove os dentes.
O ácido do limão pode ser abrasivo se permanecer muito tempo em contato com os dentes, por isso recomenda-se escová-los em seguida.
Adote esse hábito de beber água morna com limão e colha os resultados!
Fonte: dicasonlinetv
segunda-feira, 14 de maio de 2018
Projeto Calendário interativo
PROJETO CALENDÁRIO INTERATIVO
TEMA:
A INTERATIVIDADE DO
USO DO CALENDÁRIO INTERATIVO, NA CONTAGEM
E REGISTRO DO TEMPO.
IDENTIFICAÇÃO (ESCOLA):
NOME DO PROFESSOR:
NOME DO ALUNO:
ORGANIZAÇÃO
DO ATENDIMENTO:
PERÍODO
DE ATENDIMENTO:
FREQUÊNCIA: DUAS VEZES POR
SEMANA, OU MAIS, A CRITÉRIO DO PROFESSOR, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A DEMANDA DO
NÚMERO DE ALUNOS DE ALUNOS A SEREM ATENDIMENTOS.
TEMPO
DE ATENDIMENTO: DUAS HORAS POR DIA
COMPOSIÇÃO
DO ATENDIMENTO: INDIVIDUAL E COLETIVO (BUSCAR ALGUMAS VEZES
A POSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO, DE ALUNOS DA SALA DO ENSINO REGULAR, PARA ELES
CONHECEREM O ATENDIMENTO DO ALUNO ESPECIAL E PARA QUE O REFERIDO ALUNO SINTA
QUE OS DOIS FAZEM PARTE DE MUNDOS QUE SE INTERAGEM).
JUSTIFICATIVA:
TENDO
EM VISTA, A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO DE CONTEÚDOS PARA A INCLUSÃO PRECISA DE
ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS DE ENSINO, ESTA AULA TEM COMO FOCO CONTEMPLAR
AS AÇÕES DOS PROFESSORES DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS/AEE, DE FORMA
INTERATIVA AO USO DO CALENDÁRIO, PARA O ENTENDIMENTO DA CONTAGEM E REGISTRO DO
TEMPO DE FORMA INTERATIVA, INTENSIFICANDO O LETRAMENTO E NUMERAMENTO.
CONTEÚDO: UNIDADES
DE TEMPO
OBJETIVO
GERAL:
POSSIBILITAR A (AO) ALUNO
(A), A ADAPTAÇÃO DE RECURSOS E CONTEÚDOS NECESSÁRIOS PARA QUE SEJA POSSÍVEL A
SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES RELACIONADAS A CONTAGEM E REGISTRO DE TEMPO.
OBJETIVOS:
CONCEITUAIS:
IDENTIFICAR UNIDADES DE
TEMPO- DIA, SEMANA, MÊS, BIMESTRE, SEMESTRE, ANO.
COMPREENDER A SEQUÊNCIA NUMÉRICA,
FAZENDO USO DE DIVERSAS FORMAS DE ESCRITA DA MESMA.
PROCEDIMENTAIS:
FAZER USO DO CALENDÁRIO COMO
MATERIAL DE LEITURA E CONSULTA.
REGISTRAR A ROTINA DO (A)
ALUNO (A), DURANTE TRÊS DIAS
ESTRUTURANDO O TEMPO EM DIAS: ONTEM..
HOJE, AMANHÃ ETC.
IDENTIFICAR A DA DATA DO
DIA, CONTEMPLANDO A IDEIA NUMÉRICA EM EXTENSO, SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL, QUADRO
VALOR DE LUGAR, SISTEMA MONETÁRIO, ALGARISMOS ROMANOS, NÚMEROS PARES E ÍMPARES.
SUCESSOR E ANTECESSOR ETC.
IDENTIFICAR ORDEM DE EVENTOS
EM PROGRAMAÇÕES DIÁRIAS (ANIVERSÁRIOS DATAS COMEMORATIVAS), USANDO PALAVRAS,
COMO ANTES E DEPOIS.
FAZER USO DO CALENDÁRIO COMO
MATERIAL DE LEITURA E CONSULTA
REALIZAR ATIVIDADES DE
SEQUENCIAÇÃO E ORDENAÇÃO.
LEITURA DO LIVRO “O
CALENDÁRIO” DA MIRNA PINSKY
ATITUDINAIS:
CRIAR UM VÍNCULO DE RESPEITO
EM RELAÇÃO AS SITUAÇÕES DO COTIDIANO ESCOLAR QUE ENVOLVAM O USO DO CALENDÁRIO .
COMPARTILHAR DE MOMENTOS EM
GRUPO QUE ENVOLVA O USO DO CALENDÁRIO (DATAS
DE ANIVERSÁRIOS, COMEMORATIVAS).
RECURSOS
DIDÁTICO-METODOLÓGICOS:
CALENDÁRIO (FIXAR NA PAREDE),
CALENDÁRIO (COLAGEM NO CADERNO), USO DAS TICS PARA APRESENTAÇÃO POR IMAGENS DO
LIVRO, O CALENDÁRIO, MATERIAL DOURADO, FICHAS SOBREPOSTAS (ESCALONADAS),
PINTURAS, COLAGENS, ETC.
DURAÇÃO
DAS ATIVIDADES:
: COMO O USO SO CALENDÁRIO,
É CONTÍNUO, A ATIVIDADE OCORRERÁ AO LONGO DO ANO DE FORMA ALTERNADA.
PARCERIAS:
FAMÍLIA, EQUIPE DIRETIVA, PROFESSOR DO ENSINO
REGULAR E PSICÓLOGO.
AVALIAÇÃO:
A
AVALIAÇÃO OCORRERÁ EM FORMA DE REGISTRO DE FORMA CONTÍNUA, OBSERVANDO OS
AVANÇOS E RECUOS DO ALUNO QUE ESTÁ SENDO ATENDIDO, MEDIANDO-O SEMPRE QUE
NECESSÁRIO E ADOTANDO UM OLHAR REFLEXIVO FLEXÍVEL SOBRE OS RECURSOS E
ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE ESTÃO SENDO UTILIZADAS NO ATENDIMENTO DO (A) MESMO (A).
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
Brasil.
Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto
Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Ludicidade em sala de aula.
(Direito gerais de aprendizagem: Matemática, Brasília: MEC, SEB, 2012).
Falta
registras as demais referências bibliográficas
Para trabalharmos o calendário interativo na sala de aula, a primeira coisa que temos que fazer é
fixar na parede O CALENDÁRIO e as fichas do calendário , pois o trabalho a ser seguido diariamente, parte das formas em que os números serão representados
Plastifiquei e a resolução da foto mão ficou boa!
As casas abaixo, foram recortadas, para que os alunos pesquisassem com as suas mães,
o número da casa deles, para que identificassem o sucessor e o antecessor de cada número pesquisado.
O projeto calendário interativo, oportuniza um trabalho diversificado com opções precisas para o desenvolvimento de vários conceitos matemáticos.
domingo, 8 de abril de 2018
Aula adaptada: tonicidade das palavras
1- Aula adaptada/tonicidade/autismo leve
A ideia foi simplificar a atividade no próprio caderno da criança, contendo menos informação na folha, para que facilite o processo visual, utilizando imagens atrativas com o mínimo de palavras. vale salientar que o aluno M( como o chamaremos), já estava alfabetizado e estava no 5º. Nos anos iniciais o M, não se comunicava com os amigos, não interagia, mas observava muito e a comunicação e interação começou a ser processada, mesmo que de forma contida. Quando ele completou 09 anos, ele despertou-se a interagir com livros sobre dinossauros e se interessou a contar histórias ao modo dele com palavras bem pronunciadas e com um bom vocabulário. Outra ideia que a mãe dele teve, foi incentivar a assistir o canal da Discovery kids e ele falava que gostava de assistir o Art attack. Cada criança no espectro é diferente e possuem suas particularidades e suas próprias características e a do M, foi a questão da linguagem que foi se tornando bem elaborada. Então, foi importante desenvolver atividades que privilegiassem as habilidades que ele já foi demonstrando.
Todo o processo de alfabetização foi acompanhado por mim, desde os anos iniciais. e no processo e amadurecimento e desenvolvimento contínuo, ele conseguiu se alfabetizar completamente do 4º ao 5º ano, mas o meu trabalho com ele cessou porque o diretor resolveu desativar a sala de recursos, pois precisou do ambiente para outro objetivo e eu não pude dar continuidade no acompanhamento. Ainda bem que apesar da pausa de mais de 6 meses, no 6º ano, ele conseguiu seguir, já com uma cuidadora muito boa e capacitada que começou a acompanhá-lo na sala de aula. veio a pandemia e nesse processo, veio também a minha aposentadoria. O propósito agora é multiplicar as ideias trabalhadas durante esse tempo de trabalho tão abençoado.
Fichas para a escolha da sílaba forte
quinta-feira, 29 de março de 2018
Assinar:
Postagens (Atom)