segunda-feira, 6 de junho de 2016

Para ensinarmos aos nosso filhos até os 12 anos


Aprendemos a fórmula de Bhaskara mas não nos ensinam fórmulas para se viver bem em sociedade e ter mais qualidade de vida.
1. Dosagem.
A forma mais inteligente de fazer coisas chatas ou rotineiras é a divisão das tarefas através de lotes, de pacotes, assim como o seu cérebro faz o tempo inteiro.
É provável que você tenha sido ensinado ou aprendido sozinho mesmo, a enxergar o todo primeiro para depois cumprir a obrigação.
Vou explicar melhor:
Sua mãe dizia: filho, limpe a cozinha. Quando essas palavras ecoam na sua cabeça você já imagina que passará a tarde toda trabalhando, que ficará cansado, que é muita coisa pra fazer, que é um trabalho chato, que não vai acabar nunca e por aí vai.
Enxergando o todo primeiro, a tarefa parecerá muito mais demorada e chata do que realmente é. A solução? Dosar a tarefa, sim! Você deveria ter aprendido isso antes.
Vamos a um exemplo: Em vez de visualizar você cumprindo uma tarefa absurdamente chata e que você não quer fazer, divida a mesma em partes para ir fazendo um check list:
Lavar a louça / Limpar o fogão / Limpar a geladeira / Limpar o chão… e etc…

Pode parecer que isso não muda nada, mas muda. Seu cérebro trabalha melhor com a ideia de pacotes. Pequenas tarefas cumpridas dão a você a sensação de capacidade e completude. Você se sente mais engajando para terminar a lista dessa forma.
Se você estabelecer metas em lote então, você pode terminar o trabalho ainda mais rápido. Por exemplo. Tenho 1 hora para completar a tarefa 1 e 2. E assim por diante. Mas nesse caso, seria interessante que as tarefas estivessem ligadas uma a outra em linha, ou seja, fossem coisas parecidas ou que uma dependesse da outra.
Se seguisse esse raciocínio desde pequeno, muita coisa na sua vida poderia ter sido mais prazerosa e menos chata.
Não fazia antes? Faça agora!
Pode parecer que isso não muda nada, mas muda. Seu cérebro trabalha melhor com a ideia de pacotes. Pequenas tarefas cumpridas dão a você a sensação de capacidade e completude. Você se sente mais engajando para terminar a lista dessa forma.
Se você estabelecer metas em lote então, você pode terminar o trabalho ainda mais rápido. Por exemplo. Tenho 1 hora para completar a tarefa 1 e 2. E assim por diante. Mas nesse caso, seria interessante que as tarefas estivessem ligadas uma a outra em linha, ou seja, fossem coisas parecidas ou que uma dependesse da outra.
Se seguisse esse raciocínio desde pequeno, muita coisa na sua vida poderia ter sido mais prazerosa e menos chata.
Não fazia antes? Faça agora!

2. Seja proativo, e não reativo.
Em vez de esperar algo acontecer para aí você reagir, experimente simplesmente tomar a iniciativa primeiro, ou seja, fazer o jogo acontecer por conta própria. Além de poupar muito tempo esperando algo acontecer, essa atitude faz com que você perceba o seu poder sobre a sua própria vida.
Você pode ficar sentando e esperar alguém fazer algo que você queira, mas essa espera demasiada pode transformar você em um indivíduo ansioso e passivo demais.
Se você só agir quando algo acontecer, ou seja, for apenas reativo, você sempre terá que lidar com algo que já teve início e que nem sempre sairá do jeito que você quer.
É importante você não se acostumar a apenas completar as coisas. Quanto mais contato você tiver com a sua própria essência, mais condições de ser feliz você terá
3. Evite agredir a si mesmo
Evite punir a si mesmo toda vez que comete algum erro ou falha. Se você se culpa, se condena e se agride o tempo inteiro por qualquer erro bobo, você acaba criando um hábito de autoflagelamento que por si só é um mecanismo que destrói sua autoestima com o tempo.
Ao errar, perder, falhar, tente ser proativo e buscar meios de contornar o problema. Entenda que não estou dizendo para você dizer que não errou. Reconhecer seu fracasso é fundamental para que você possa evoluir.

O que eu estou sugerindo é que em vez de iniciar uma autoagressão imediatamente, procure outra solução para o problema, ou melhor, duvide das certas que tem sobre fracasso.
Muitas vezes algo não depende apenas de nós para dar certo. Perfeccionismo nem sempre é o melhor dos caminhos.

4. Primeiro dê valor, depois queira receba valor
Isso pode parecer algo ilógico, afinal de contas você é uma pessoa especial e merece toda a atenção do mundo, não é verdade?
Bom, isso é o que o seu ego quer que você acredite, mas esse tipo de comportamento só leva você ao egoísmo, e egoísmo com um ego “problemático” só gera mais e mais transtornos.
Se você quer receber mais valor, seja qualquer tipo for (afeto, dinheiro, respeito, oportunidade) você precisa primeiro dar esse tipo de valor, uma vez que provavelmente você receberá de volta o que você mesmo deu. Ao longo do tempo você recebe o que dá. Gentileza gera gentileza, já ouviu isso né?
Mas porque sou legal com todo mundo e ninguém é legal comigo? A resposta é simples, você está esperando algo em troca, e na vida as coisas não vem em mão certa, quero dizer, não é porque você doou R$ 100,00 para a caridade que alguém dará R$ 100,00 reais para você depois. Pode ser que o retorno venha de outra forma. É por isso que você deve se preocupar mais em dar valor do que em receber.
Seria muito bom receber coisas sem merecer, ganhar por nada, mas se olhar na prática, isso raramente acontece, e quando acontece, vai embora rapidinho.


5. Converse com as pessoas como se elas fossem seu melhor amigo
Acredite, fazer contato é uma das coisas mais importantes na vida. Mas nem sempre é fácil conhecer pessoas novas ou interagir bem com elas. Às vezes as palavras não saem e até não vemos motivo para conversar com um desconhecido.
O segredo é você conversar com todo mundo como se fossem seu melhor amigo. Isso mesmo. Sorria, brinque, fala sobre como está o dia, conte uma piada. Finja que você já tem alguma intimidade com a pessoa, e naturalmente ela vai imaginar que vocês realmente já têm alguma intimidade.
Entenda que não estou sugerindo que você seja invasivo ou chato, mas sim que veja as pessoas com bons olhos.
Comece fazendo com pessoas próximas. Quanto mais contatos bons você tiver, mais qualidade e oportunidade sua vida terá.

6. Use o seu sistema de ativação reticular
O sistema de ativação reticular é responsável por fornecer uma leitura e resposta conjunta (cardiovascular, respiratório e motor) a estímulos externos.
O RAS entra em ação quando você tenta filtrar informações de fontes externas e tenta se concentrar em um determinado detalhe de algum evento ou pensamento. O RAS também é responsável pelo controle permanente da coordenação, função sexual e hábitos alimentares.
Ok, seja mais simples, explique melhor: O que eu quero que você entenda é que o RAS permite uma busca externa por aquilo que você se concentra, pelo tipo de pensamento que você permite na sua mente. Sendo assim, concentre-se no que você QUER, e não no que você NÃO quer, entende?
O RAS sempre ajuda você a encontrar o que está procurando. É por isso que você precisa ter mais controle sobre seus pensamentos, principalmente com a parte neurolinguística que dá significados diferentes a palavras.
Então você realmente precisa se concentrar no que você quer, não no que você não quer. Mantenha esse foco constante. Estabeleça metas e utilize lembretes.

7. Não se compare aos outros.
O ego tenta o tempo inteiro achar razões para você se sentir especial (Eu tenho um celular novo!), mas ele também nunca para de comparar.
Sim! Isso mesmo. Comparar tudo! Quando você compra um celular novo, seu ego sente que você é mais, é melhor, é especial. Assim que o Pedrinho compra um celular melhor do que o seu, seu ego faz uma comparação e percebe que ele não é mais tão especial assim. Isso gera sofrimento.
É por isso que desde criança você deveria ter aprendido a não perder seu tempo comparado tudo o que você tem e é ao que os outros têm ou são.
Salvo raras exceções (geralmente em disputas padronizadas) comparar-se com outras pessoas é algo inútil. Se você perceber que somos todos diferentes (sim, não somos todos iguais), logo chegará a conclusão de que se comparar com alguém diferente é pura bobeira.
Quer uma dica? Compare-se a si mesmo. Faça isso sempre! Seja hoje melhor do que foi ontem, e amanhã melhor do que está sendo hoje. Quando o ponto de referência para a comparação é você mesma, então podemos enxergar o caminho para a evolução pessoal e melhor qualidade de vida.

8. 90% das suas preocupações nunca vão acontecer de verdade
Essa afirmação pode parecer promessa de Papai Noel, mas não é!
Sua mente é uma fábrica de antecipação. Se você tiver algum tipo de disfunção ansiosa então, você antecipará qualquer coisa. Qualquer!
O que quero dizer é que a grande maioria das projeções que sua mente faz são e serão apenas projeções, possibilidades, e se você não aprender ou pelo menos se esforçar para filtrar e dar prioridades a essas preocupações, elas poderão virar grandes monstros.
O fato é que quase sempre a prática é bem “menos pior” do que o esperado. É que seu cérebro trabalha dessa forma, calculando possibilidades. O grande problema é que em muitas pessoas o filtro de prioridades ou não funciona (algum problema físico mesmo) ou então não é estimulado através do comportamento.
Um bom exercício é toda vez antes de ir para a cama, lembre-se e perceba que a maioria das suas preocupações não se concretizaram, e que a chance de nunca se concretizaram são bem grandes. Concentre-se no que realmente importa.

9. Em praticamente todas as suas experiências há alguma oportunidade
Você sempre pode aprender. Sempre! E não estou aqui para dizer que você só aprende com erros, na verdade inteligente seria você aprender mais sem errar, mas se errou, aprenda!
Você deveria ter sido ensinado a tirar algo positivo de tudo desde criancinha. Deveria ter aprendido que uma “experiência negativa” traz em si alguma oportunidade de evolução. É do caos que vem a criação.
Erros, falhas, fracassos, todas essas experiências poderiam ter ensinado muita coisa para você. É o cair no buraco e não cair lá de novo.
Sempre que você tiver uma experiência negativa, faça as seguintes perguntas para si mesmo: onde está minha oportunidade? O que eu posso fazer agora?

10. Seja grato e será mais feliz
Ah, mas minha vida é uma droga. Só acontece coisa ruim comigo. Eu não tenho nada para agradecer. Pode ser que seja isso que você esteja pensando agora, mas posso garantir que você está enxergando genericamente demais. É só quando você começa a perceber os pequenos detalhes da vida que você passa a entender que a felicidade está em qualquer lugar, e por isso mesmo você pode ser grato o tempo inteiro.
Gratidão é uma aceitação. E aceitar o que se tem. E para ser feliz só preciso isso.
Você não tem uma bicicleta mas você tem um par de tênis: Obrigado! Sou grato por isso.
Se desde criança você tivesse sido ensinado a ser grato pelo prato de comida que tem à mesa, por ter duas pernas para andar, e simplesmente por poder respirar, sua gratidão criaria um foco na sua mente, o foco nos pequenos prazeres da vida.
A partir de agora, sempre ao acordar, agradeça por estar vivo. Agradeça por ter uma família e por ter a chance de ler esse texto enquanto tantos outros são analfabetos ou não possuem computador ou internet. Você é um afortunado e eu só posso agradecer por ter a chance de passar alguma mensagem boa para você.


Leia mais: http://www.fasdapsicanalise.com.br/10-coisas-que-voce-deveria-ter-aprendido-ate-os-12-anos/#ixzz4AoHJ761X

https://www.facebook.com/FasDaPsicanalise/Em, 06 de junho de 2016

sábado, 4 de junho de 2016

ESTUDO DE CASO para elaboração de um Plano de AEE

ESTUDO DE CASO para elaboração de um Plano de AEE
Etapas:
1ª Apresentação do problema

2ª Esclarecimento do problema

3ª Identificação da natureza do problema

4ª Resolução do problema
·         Elaboração do Plano de AEE
·         Avaliação do Plano de AEE

1ª Etapa – Apresentação do problema

O professor diante do problema:
·         Ouve as razões que motivaram o encaminhamento do estudante ao AEE;
·         Anota a queixa trazida pelo professor do estudante, por ele próprio e/ou sua família;
·         Identifica o(s) elemento(s) central(is) do problema – o que precisa ser resolvido do ponto de vista do AEE.

2ª Etapa - Esclarecimento do problema

O professor identifica:
·         O tipo do problema: cognitivo, de linguagem, do contexto escolar, familiar, cultural, de saúde, de desenvolvimento físico, afetivo, social, de aprendizagem...
·         A origem do problema se é: da escola, da sala de aula comum, da relação com o professor, relacionado à família, de material pedagógico, falta de equipamento, socialização; comunicação...
·         Quem são as pessoas envolvidas no problema?
·         Busca e recolhe informações sobre o estudante e seu meio, destaca seus pontos fortes e fracos e suas dificuldades.
O professor pode precisar:
·         Fazer pesquisa bibliográfica para enriquecer seus conhecimentos;
·         Fazer observações na sala de aula do estudante;
·         Observar o estudante nos demais espaços da escola;
·          Fazer entrevista com o professor e com a família;
·          Fazer uma avaliação do estudante na sala de recursos multifuncionais.

3ª Etapa – Identificação da natureza do problema

·         O professor diante da natureza/tipo do problema:
·          Analisa o conjunto de dados e busca relações entre eles;
·          Estuda a situação problemática vivida pelo estudante;
·          Formula suas hipóteses sobre a natureza do problema;
·          Avalia os conhecimentos de que dispõe para entender o problema e dar início à resolução;
·          Escreve as suas conclusões sobre o que está provocando o problema .

4ª Etapa - Resolução do problema

·         O professor questiona:
·          Que recursos humanos e materiais são necessários para resolver o problema?
·         Onde encontrá-los? Estão disponíveis na comunidade?
·         Quais os parceiros e colaboradores que podem contribuir? Onde encontrá-los?
·          Que potencialidade (s) do estudante e do seu meio social e familiar pode (m) ajudar na resolução do problema?


F    Fonte: 7ª DIRED-RN


ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DO AEE


ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO  PLANO DO  AEE

PLANO DO AEE

·         Identificação do Estudante:
·         Nome do (a) estudante:
·         Idade (Data de Nascimento):
·         Horário de aula:
·         Ano de escolaridade:
Necessidade Especial:
Necessidades apresentadas pelo estudante: (Pontuar as necessidades apresentadas pelo estudante, que impedem seu acesso, participação e aprendizagem)
 Objetivos do Plano: (os objetivos devem ser de aprendizagem, ou seja, o que o estudante precisa alcançar ao final do atendimento, nos possibilitando avaliar o seu desenvolvimento).
Organização do Atendimento:
- Período de atendimento: de (mês) ... a (mês) ...
- Frequência: (número de vezes por semana para atendimento ao estudante)
- Tempo de atendimento: (em horas ou minutos)
- Composição do atendimento: ( )individual ( ) coletivo
- Outros:

Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao estudante na Sala de Recursos Multifuncionais:

- Orientação ao professor da sala de aula comum:
- Orientação à família:

 Seleção de materiais a serem produzidos para atender as necessidades do estudante:
- Adequações de materiais:
 Tipos de parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de
materiais e/ou encaminhamentos para acompanhamento:
 Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e
recursos oferecidos ao estudante:
- Trabalho realizado colaborativamente com estes profissionais:
Avaliação dos resultados:
 Indicação de formas de registro: (O registro da avaliação do plano deverá ser feito em um
caderno ou ficha de acompanhamento).
 Resultados obtidos diante dos objetivos propostos no Plano de AEE:
**********
Avaliação e reestruturação do Plano de AEE
 Avaliação Geral do Plano de AEE
 Reestruturação do Plano: (Liste os pontos de reestruturação do Plano de AEE, caso os objetivos não tenham sido atingidos).


Fonte: 7ª DIRED-RN

AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA


AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA

I – IDENTIFICAÇÃO:

Nome:________________________________________________________________________

AUTONOMIA


      III – COMUNICAÇÃO/LINGUAGEM:
       Responda marcando com x

       
IV – MATEMÁTICA:


VI – CONHECIMENTOS GERAIS:
Responda marcando com X se afirmativo

a)      Nomeia as pessoas da família (   )      vizinhos (   )
b)      Conhece e nomeia o bairro (   )  a cidade (   )   escola (   )   igreja (    )
Observação:____________________________________________________________

      VII – COMPORTAMENTO SÓCIO-AFETIVO:
       Responda marcando com X se afirmativo

a)      Mantém um bom relacionamento com adultos (   )  com colegas (   )
b)      Demonstra prazer em dançar (   )  cantar (   )   desenhar (   )   brincar (    )  fazer atividade (    )
c)      Obedece às regras estipuladas para todos: totalmente (   )  às vezes (   ) na maioria das vezes (   )
nunca (   )
d)     Como reage a frustração:  chora (   )  bate (   )   morde (   )   chuta (    )    se isola (   )  grita (    )
e)      Qual momento da rotina o aluno prefere? (pode marcar X em mais de uma atividade)   escrita (    )
      número (    )     leitura (   )     jogos (   )     parque (    )     história (   )      merenda (   )
Observação:____________________________________________________________

        VIII – FREQUÊNCIA:
            
a)      Assíduo (   )     Falta em média 2 vezes por semana (    )    Mais de 2 Vezes (    )     Falta em
       média duas semanas (    )     Falta em média um mês (   )
b)      Usa transporte escolar?______________________________________________________
Observação:___________________________________________________

         IX – ATENDIMENTO APTO A PARTICIPAR:  ( uso do NAPES )

            AEE em Alfabetização (   )
            AEE em Tecnologia Assistiva (   )
            AEE em Arte Educação (   )
            AEE em Ludicidade (   )
            AEE em LIBRAS (   )
            AEE em BRAILLE (   )

          X – TERMO DE CONHECIMENTO:
          
        

Declaro ter autorizado e lido a avaliação pedagógica de ___________________________________________________________________________ com  a finalidade da elaboração de planejamento das ações a serem desenvolvidas pela escola na sala de aula e no apoio do Atendimento Educacional Especializado.
Sem mais nada acrescentar.
_____________________________________________________________________________
   (Assinatura dos pais, responsável ou o próprio aluno)

           ___________________________/,______/_________________________/_____________

    XI – CONCLUSÃO DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA:


­­­­­­­­­­    _____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

    ­­____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

    _____________________________________________________________________________
  
                 ,___________de__________________________de_________________



                          ________________________________________________________________
                                                                            Professor (a)

                         _________________________________________________________________
                                                                      Apoio Pedagógico

                         _________________________________________________________________
                                                                           Coordenador


 Fonte: 7ª DIREC- RN



DOCUMENTO DE AVALIAÇÃO DE INGRESSO DO ESTUDANTE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL - DAI




 

                                          
    


TIMBRE DA ESCOLA

DOCUMENTO DE AVALIAÇÃO DE INGRESSO DO ESTUDANTE DA
EDUCAÇÃO ESPECIAL - DAI
I – IDENTIFICAÇÃO:
Nome:__________________________________________________________________________
Data de Nascimento: _____/_____/_________ Idade:__________________________
Nome dos pais ou responsável legal:___________________________________________________ ________________________________________________________________________________ Endereço:_____________________________________________________________nº_________
Bairro___________________________________________________________________________
Cidade:_________________________________________UF:________CEP:___________-______
Telefone para Contato:________________________________________________________
Tipo de deficiência diagnosticada:___________________________________________________
Sem diagnóstico conclusivo:_____________________________________________________
Com relatório da escola / laudo médico:________________________________________________
II – ESCOLARIDADE DOS PAIS:
a) Ensino fundamental - ( ) incompleto ( ) cursando ( ) completo
b) Ensino médio - ( ) incompleto ( ) cursando ( ) completo
c) Ensino superior - ( ) incompleto ( ) cursando ( ) completo
III – RENDA FAMILIAR: (aproximação em salários mínimos)_____________________________
A criança ou adolescente recebe o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC):
Sim ( ) Não ( ) Observação :___________________________________________________
IV - CONSTITUIÇÂO FAMILIAR:

Quantas pessoas moram na casa?_____________________________________________________

Quem são as pessoas que moram na casa:________________________________________________________________________________________________________________________
Qual a posição na linha dos filhos: Primogênito( ) 2º( ) 3º( ) 4º( ) _______________________

Observação:______________________________________________________________________

V – ESCOLARIDADE DO ALUNO:

a) Primeira vez matriculado: Sim ( ) Não ( )

b) Tipo de escola: Regular ( ) Especial ( ) Ano ou período escolar:__________________

c) Primeiro ano  na escola : Sim ( ) Não ( ) ______________________________________

d) Observação:_________________________________________________


VI – REABILITAÇÃO:
a) Recebeu estimulação precoce? Sim ( ) Não ( ). Se sim, quais foram os tipos?
( ) Fonoaudiologia
( ) Fisioterapia
( ) Terapia Ocupacional
( )Outros:_________________________________________________
Tempo médio de estimulação:__________________________________________________
b) Recebe acompanhamento psicoterápico? Se sim, qual o profissional que o(a) acompanha?
__________________________________________________________________________
c) Atualmente recebe algum suporte seja na área da reabilitação, seja na área da educação?
( ) Sim ( ) Não. Se sim, especifique o(s) atendimento(s):__________________________
__________________________________________________________________________
d) Faz uso de algum tipo de medicamento: Sim ( ) Não ( ). Se sim, quais?_______________
__________________________________________________________________________
e) Registro do relato do(a) responsável sobre as etapas de desenvolvimento da criança/adolescente:( falar, sentar, caminhar etc.):__________________________________
__________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________
Observação:________________________________________________________________
VII – PERCEPÇÃO SENSORIAL: (responda marcando um x)
a) Reação à claridade: normal ( ) não gosta de muita luz ( )
b) Reação a barulho: normal ( ) não suporta ( ) acostuma aos poucos ( )
c) Reação ao toque no seu corpo: normal ( ) não gosta ( ) depende da parte do corpo ( )
d) Reação a roupas: sensível ( ) não faz diferença ( )
e) Reação negativa ao toque de materiais diversos como: cola ( ) tinta ( ) giz ( )
outros ( ), especificar:_____________________________________________________
VIII – COMUNICAÇÃO:
a) Expressiva: compreensiva para todos ( ) só para família
b) Receptiva: entende comandos simples ( ) segue histórias ( ) responde com coerência as perguntas feitas ( )
c) Utiliza LIBRAS: Sim ( ) Não ( ) Não se aplica ( )
d) Utiliza BRAILE: Sim ( ) Não ( ) Não se aplica ( )
Observações:__________________________________________________________________
IX – ROTINA DOMÉSTICA:
Relato sobre a alimentação da criança/adolescente:_______________________________________
______________________________________________________________
Observações:_____________________________________________________________________
X – COMPORTAMENTO SOCIAL :
a) Brinca: Só, na maior parte do tempo ( ) com outras crianças ( ) com adultos ( )
b) Brincadeiras preferidas:______________________________________________________
c) Resolve conflitos: Isolando-se ( ) utiliza a fala ( ) bate ( ) morde ( ) empurra ( )
chora ( ).
Observações:_____________________________________________________________________
XI – CONCLUSÂO DA EQUIPE AVALIADORA:
A necessidade específica do estudante permite ( ) não permite ( ) a matricula de mais estudantes com deficiência na turma, observando-se as recomendações abaixo:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Avaliadores:______________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________
_______________________/RN ______/_____________________/________________
XII – TERMO DE AUTORIZAÇÂO DO RESPONSÀVEL:
Declaro ter autorizado e lido a avaliação acima com a finalidade da elaboração de planejamento das ações a serem desenvolvidas pela escola na sala de aula e no apoio do Atendimento Educacional Especializado com______________________________________________________________________________.
Sem mais nada a acrescentar.
Assinatura dos pais, responsável ou próprio aluno:
________________________________________________________________________________

_________________________/_______/____________________________/_
Cidade, data

Fonte:7ª DIREC-RN

Informes Educação especial

Informes sobre a EDUCAÇÃO ESPECIAL(cuidador, professor auxiliar, libras, SRMs)

CUIDADOR

Ø  Para alunos com dificuldade de locomoção, de higiene e alimentação.
Ø  Contratação terceirizada- 20 h
Ø  Enviar solicitação da necessidade do cuidador com o nome do aluno e deficiência

PROFESSOR AUXILIAR

Ø  Para alunos com paralisia cerebral, autismo, transtorno desintegrativo da infância etc.
Ø  Enviar ofício solicitando 10h suplementares acompanhado de laudo ou avaliação pedagógica
Ø  Aprovados no concurso para Educação especial

PROJETO DE LIBRAS: CONTRATAÇÃO
Instrutor:
Ø  Surdo para realizar formação nas escolas com os professores e alunos (itinerante)
Ø  Formação em libras, ter no mínimo ensino médio, enviar currículo para a DIREC

INTÉRPRETE:

Ø  Ouvinte, atuar nas escolas com os alunos
Ø  Formação em libras ou especialização, enviar currículo, certificado de no mínimo 200 horas.

SALA DE SRMs

Ø  Enviar para a DIREC ofício pedindo a locação dos professores urgente
Ø  Formação para professores das SRMs

Fonte: 7ª DIREC_RN




sexta-feira, 3 de junho de 2016

Plano de Atendimento para aluno com autismo leve





Plano de Atendimento para aluno com autismo leve

Dados de identificação:

Nome completo, data de nascimento. filiação, naturalidade, colégio, série,  turno, cidade, turno em que estuda, nome do professor da sala regular, AEE  e cuidador(caso exista)



O aluno xxxxxx, apresenta um quadro de autismo leve e encontra-se no nível pré-silábico, identifica quase todas as letras do alfabeto e associa a letra à figura, consegue formar e ler algumas sílabas simples, mas não lembra o que leu para descobrir qual foi a palavra lida, identifica os números em sua sequência e desordenadas até 10. Relaciona quantidades ao numeral de valor até 20 com ajuda do professor, mas não identifica o antecessor ou sucessor do mesmo e nem realiza atividades que envolvam as quatro operações. Apresenta interesse em assuntos relacionados a ambiente, espaço e tempo. Na expressão oral, a criança só expõe suas ideias mediante a solicitação da professora, consegue organizar com coerência e pronuncia palavras muito bem.

e


1-      OBJETIVO GERAL:

 Ampliar o conhecimento do aluno, quanto à leitura, escrita e o numeramento, explorando diferentes caminhos para a formação dos leitores

2.2 - OBJETIVOS ESPECIFICOS:

·         Perceber a vinculação fala – escrita e como ela é representada na linguagem escrita, de forma contextualizada;
·         Possibilitar que os alunos vivenciem atividades que envolvam textos, palavras e letras significativas;
·         Estimular os alunos a querer descobrir os significados dos escritos e a produzir seus próprios textos;
·         Utilizar diferentes registros, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participa;
·         Grafar as palavras corretamente;
·         Desenvolver no aluno a autoconfiança na sua capacidade de aprender;
·         Perceber a vinculação fala – escrita e como ela é representada na linguagem escrita, de forma contextualizada;
·         Possibilitar que os alunos vivenciem atividades que envolvam textos, palavras e letras significativas;
·         Estimular os alunos a querer descobrir os significados dos escritos e a produzir seus próprios textos;
·         Utilizar diferentes registros, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participa;
·         Grafar as palavras corretamente;
·         Desenvolver nos alunos a autoconfiança na sua capacidade de aprender;


2-      METODOLOGIA:

·         Utilização do método fônico para o descobrimento da relação escrita, som e o movimento da boca ao pronunciar as letras e sílabas.
·         Utilização de conceitos, recursos e princípios associados ao numeramento.
·         Utilização do software EdLim,
·         Utilização de textos variados
·         Confecção de livro sensorial
·         Utilização de jogos variados: memória, quebra-cabeça, cruzadão, correspondência; sequência de figuras; cores e sombras etc.
·         Confecção de um dado fônico das vogais.
·         Confecção de um silabário para pesquisa das sílabas simples e complexas.
·         Organização do cantinho da leitura
·         Brincadeiras lúdicas
·         Confecção de pranchas de comunicação
·         Confecção de cartazes ilustrativos
·         Organização de uma apostila com atividades relacionadas ao método fônico.
·         Confecção de um alfabeto móvel
·         Utilização do Material dourado
·         Utilização do Tangran
·         Utilização de Massa de modelar
·         Registro das atividades realizadas em portfólio e redes sócias:


.    4- PARCERIAS NECESSÁRIAS PARA O APRIMORAMENTO DO ATENDIMENTO:

·         Família; professor da sala regular; professor da SRM; colegas de turma; equipe escolar; fonoaudiólogo e cuidador educacional.


5-      RESPONSABILIDADE PELO ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES
:

·         A responsabilidade pela elaboração do plano é do professor do AEE, cuja execução é de responsabilidade da equipe escolar: professor da sala regular, cuidador educacional e da família.  
·         Receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e recursos oferecidos ao aluno: o professor de sala de aula comum; o cuidador educacional, profissionais da escola e os colegas de turma.


6-      CRONOGRAMA DE ATENDIMENTO:

Período do atendimento: de fevereiro a dezembro
Frequência: três vezes por semana
Tempo: 50 min.
Composição: individual , em dupla e trio.


                                            7-      AVALIAÇÃO DO PLANO:

·         A avaliação será  contínua, com anotações em fichas e acompanhamento do portfólio durante o processo, observando a de evolução do aluno, levando em consideração os avanços ou recuos, para que  seja possível uma reorientação quando necessário.