ESTUDO DE CASO para elaboração de um Plano de AEE
Etapas:
1ª Apresentação do problema
2ª Esclarecimento do problema
3ª Identificação da natureza do problema
4ª Resolução do problema
·
Elaboração do Plano de AEE
·
Avaliação do Plano de AEE
1ª Etapa – Apresentação do problema
O professor diante do problema:
·
Ouve as razões que motivaram o encaminhamento do
estudante ao AEE;
·
Anota a queixa trazida pelo professor do
estudante, por ele próprio e/ou sua família;
·
Identifica o(s) elemento(s) central(is) do
problema – o que precisa ser resolvido do ponto de vista do AEE.
2ª Etapa - Esclarecimento do problema
O professor identifica:
·
O tipo do problema: cognitivo, de linguagem, do
contexto escolar, familiar, cultural, de saúde, de desenvolvimento físico,
afetivo, social, de aprendizagem...
·
A origem do problema se é: da escola, da sala de
aula comum, da relação com o professor, relacionado à família, de material
pedagógico, falta de equipamento, socialização; comunicação...
·
Quem são as pessoas envolvidas no problema?
·
Busca e recolhe informações sobre o estudante e
seu meio, destaca seus pontos fortes e fracos e suas dificuldades.
O professor pode precisar:
·
Fazer pesquisa bibliográfica para enriquecer
seus conhecimentos;
·
Fazer observações na sala de aula do estudante;
·
Observar o estudante nos demais espaços da
escola;
·
Fazer
entrevista com o professor e com a família;
·
Fazer uma
avaliação do estudante na sala de recursos multifuncionais.
3ª Etapa – Identificação da natureza do
problema
·
O professor diante da natureza/tipo do problema:
·
Analisa o
conjunto de dados e busca relações entre eles;
·
Estuda a
situação problemática vivida pelo estudante;
·
Formula
suas hipóteses sobre a natureza do problema;
·
Avalia os
conhecimentos de que dispõe para entender o problema e dar início à resolução;
·
Escreve
as suas conclusões sobre o que está provocando o problema .
4ª Etapa - Resolução do problema
·
O professor questiona:
·
Que
recursos humanos e materiais são necessários para resolver o problema?
·
Onde encontrá-los? Estão disponíveis na
comunidade?
·
Quais os parceiros e colaboradores que podem
contribuir? Onde encontrá-los?
·
Que potencialidade
(s) do estudante e do seu meio social e familiar pode (m) ajudar na resolução
do problema?
F Fonte: 7ª DIRED-RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário
google-site-verification: google51c335d85e99c4c8.html