1 - INTRODUÇÃO
Educar para a vida é reconhecer que cada
indivíduo tem um potencial e que conviver com as
diferenças faz parte da vida. É ensinar a essas pessoas
algo que lhes interessem, que lhes seja útil, fazendo
com que se sintam necessárias.
Nesta proposta educacional esta abordagem é
essencialmente dinâmica, prevendo constantes
adaptações em relação a cada educando. Exige um
minucioso conhecimento da realidade desse aluno e
grande flexibilidade da escola em proporcionar
oportunidades e atividades muitas vezes bem distintas
daquelas tradicionalmente oferecidas no ensino
regular e especial.
A escola tem papel fundamental na formação
do educando, oportunizando o desenvolvimento das
suas potencialidades e também na inclusão deste na
sociedade, através de ações conjuntas com a família e
comunidade; propiciando a este educando uma
participação ativa no exercício de seus deveres e
direitos como cidadão.
Portanto é importante a formação continuada dos
professores, para que se atualizem e busquem
alternativas, elaborando estratégias diferenciadas,
para atender as necessidades especificas dos alunos
2- OBJETIVO
-
Proporcionar atividades educativas e indicar
estratégias aos educadores para o desenvolvimento de
habilidades funcionais e conhecimentos que serão
importantes para tornar a pessoa com deficiência
intelectual independente e produtiva, conforme suas
possibilidades na sua vida escolar, familiar e social.
- Educar, ensinar e instruir para a vida prática,
proporcionando o desenvolvimento de comportamento e
atitude adequados para o convívio social. Oportunizando
a vivência das tarefas do cotidiano no ambiente escolar,
denominadas AVPs (Atividades de Vida Diária) e AVDs
(Atividades de Vida Prática) melhorando assim a sua qualidade de vida.
3- DEFICIÊNCIA MENTAL
3.1 DEFINIÇÃO
Segundo a Associação Americana de Deficiência Mental,
a Deficiência Mental pode ser definida como “o estado de
redução notável do funcionamento intelectual
significativamente inferior à média, associado a
limitações pelo menos em dois aspectos do
funcionamento adaptativo: comunicação e cuidados
pessoais, competências domésticas, habilidades sociais,
utilização dos recursos comunitários, autonomia, saúde e
segurança, aptidões escolares, lazer e trabalho”
O Aluno, com Necessidades Educativas Especiais na
área de deficiência intelectual pode apresentar:
* Atrasos no desenvolvimento neuro-psicomotor (a
criança demora em firmar a cabeça, sentar, andar,
falar, alternar os pés ao subir uma escada, por
exemplo) e na linguagem compreensiva
(dificuldades para compreender ordens) e
expressiva (atraso para começar a falar,
dificuldade de expressa suas ideias, dificuldades em nomear objetos etc.
*Dificuldade no aprendizado (recepção,
memorização e reação aos estímulos visuais,
auditivos e táteis);
* Dificuldade de articular pensamento e ação
(planejar planos de trabalho e tarefas, bem como
colocá-las em prática, etc.);
* Dificuldade de localização espaço temporal;
* Dificuldade de consciência, imagem e esquema
corporal;
* Necessidade de supervisão em atividades de auto
cuidado (controle de esfíncteres, higiene
corporal...);
* Aprendizagem lenta, com atraso acentuado no
rendimento escolar;
* Comportamento infantilizado para sua faixa
etária;
* Dependência afetiva da figura adulta de
referência;
* Dificuldades no registro gráfico das atividades.
* Necessidade de apoio visual para reter imagens
mentais (necessidade de ver o objeto para
lembrar-se dele);
* Dificuldade para generalizar, transferir e aplicar
estratégias já aprendidas em situações e
problemas *diferentes dos atuais, deflagrando
dificuldade de transpor a aprendizagem; de persistir um longo período de
tempo em atividades repetitivas e de rotina;
* Baixa auto-estima, decorrente de como foram
tratados em sua vida escolar e familiar.
Objetivos Educacionais:
* Ajudar o educando a ser o mais independente
possível nos hábitos e cuidados pessoais;
*Possibilitar que se torne útil e participante em seu
meio familiar e social;
* Estimular a responsabilidade pela execução de
algumas tarefas simples.
* Proporcionar os meios que ajudem a adaptação e
socialização no ambiente ao qual pertence.
*Seu déficit cognitivo pode dificultar a
compreensão das normas de condutas socialmente
aceitas, mas é preciso ensinar-lhes, pois condutas
sociais são aprendidas.
*Desejam a naturalidade das pessoas, evite a super
proteção ou rejeição.
* Precisam ser aceitos como são para serem felizes,
não faça comparações, a não ser com eles
mesmos.
*Precisam ser tratados, conforme sua idade
cronológica, fazer as tarefas sozinho, receber
ajuda só quando realmente for necessário,
participar de todas as atividades coletivas da
comunidade conforme sua idade.
* Levam mais tempo para aprender, mas podem
adquirir muitas habilidades intelectuais e sociais.
Não subestime a sua inteligência.
(BOLSANELLO e ROSS, 2005)
file:///C:/Users/Cliente/Documents/asrm/estratc3a9gias-de-ensino-para-di-12-a-18-anos.pdf, em 20 de junho de 2016.