segunda-feira, 20 de junho de 2016

ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DE 12 A 18 ANOS





1 - INTRODUÇÃO
   Educar para a vida é reconhecer que cada indivíduo tem um potencial e que conviver com as diferenças faz parte da vida. É ensinar a essas pessoas algo que lhes interessem, que lhes seja útil, fazendo com que se sintam necessárias. Nesta proposta educacional esta abordagem é essencialmente dinâmica, prevendo constantes adaptações em relação a cada educando. Exige um minucioso conhecimento da realidade desse aluno e grande flexibilidade da escola em proporcionar oportunidades e atividades muitas vezes bem distintas daquelas tradicionalmente oferecidas no ensino regular e especial.
    A escola tem papel fundamental na formação do educando, oportunizando o desenvolvimento das suas potencialidades e também na inclusão deste na sociedade, através de ações conjuntas com a família e comunidade; propiciando a este educando uma participação ativa no exercício de seus deveres e direitos como cidadão. Portanto é importante a formação continuada dos professores, para que se atualizem e busquem alternativas, elaborando estratégias diferenciadas, para atender as necessidades especificas dos alunos

2- OBJETIVO -
Proporcionar atividades educativas e indicar estratégias aos educadores para o desenvolvimento de habilidades funcionais e conhecimentos que serão importantes para tornar a pessoa com deficiência intelectual independente e produtiva, conforme suas possibilidades na sua vida escolar, familiar e social.
 - Educar, ensinar e instruir para a vida prática, proporcionando o desenvolvimento de comportamento e atitude adequados para o convívio social. Oportunizando a vivência das tarefas do cotidiano no ambiente escolar, denominadas AVPs (Atividades de Vida Diária) e AVDs (Atividades de Vida Prática) melhorando assim a sua qualidade de vida.

 3- DEFICIÊNCIA MENTAL

 3.1 DEFINIÇÃO Segundo a Associação Americana de Deficiência Mental, a Deficiência Mental pode ser definida como “o estado de redução notável do funcionamento intelectual significativamente inferior à média, associado a limitações pelo menos em dois aspectos do funcionamento adaptativo: comunicação e cuidados pessoais, competências domésticas, habilidades sociais, utilização dos recursos comunitários, autonomia, saúde e segurança, aptidões escolares, lazer e trabalho”


O Aluno, com Necessidades Educativas Especiais na área de deficiência intelectual pode apresentar:

* Atrasos no desenvolvimento neuro-psicomotor (a criança demora em firmar a cabeça, sentar, andar, falar, alternar os pés ao subir uma escada, por exemplo) e na linguagem compreensiva (dificuldades para compreender ordens) e expressiva (atraso para começar a falar, dificuldade de expressa suas ideias, dificuldades em nomear objetos etc.
  *Dificuldade no aprendizado (recepção, memorização e reação aos estímulos visuais, auditivos e táteis);
 * Dificuldade de articular pensamento e ação (planejar planos de trabalho e tarefas, bem como colocá-las em prática, etc.);
 * Dificuldade de localização espaço temporal;
* Dificuldade de consciência, imagem e esquema corporal;
* Necessidade de supervisão em atividades de auto cuidado (controle de esfíncteres, higiene corporal...);
 * Aprendizagem lenta, com atraso acentuado no rendimento escolar;
 * Comportamento infantilizado para sua faixa etária;
 * Dependência afetiva da figura adulta de referência;
* Dificuldades no registro gráfico das atividades.
* Necessidade de apoio visual para reter imagens mentais (necessidade de ver o objeto para lembrar-se dele);
 * Dificuldade para generalizar, transferir e aplicar estratégias já aprendidas em situações e problemas *diferentes dos atuais, deflagrando dificuldade de transpor a aprendizagem; de persistir um longo período de tempo em atividades repetitivas e de rotina;
 * Baixa auto-estima, decorrente de como foram tratados em sua vida escolar e familiar.


Objetivos Educacionais:

* Ajudar o educando a ser o mais independente possível nos hábitos e cuidados pessoais;
 *Possibilitar que se torne útil e participante em seu meio familiar e social;
* Estimular a responsabilidade pela execução de algumas tarefas simples.
* Proporcionar os meios que ajudem a adaptação e socialização no ambiente ao qual pertence.
*Seu déficit cognitivo pode dificultar a compreensão das normas de condutas socialmente aceitas, mas é preciso ensinar-lhes, pois condutas sociais são aprendidas.
*Desejam a naturalidade das pessoas, evite a super proteção ou rejeição.
* Precisam ser aceitos como são para serem felizes, não faça comparações, a não ser com eles mesmos.
*Precisam ser tratados, conforme sua idade cronológica, fazer as tarefas sozinho, receber ajuda só quando realmente for necessário, participar de todas as atividades coletivas da comunidade conforme sua idade.
* Levam mais tempo para aprender, mas podem adquirir muitas habilidades intelectuais e sociais. Não subestime a sua inteligência. (BOLSANELLO e ROSS, 2005)




file:///C:/Users/Cliente/Documents/asrm/estratc3a9gias-de-ensino-para-di-12-a-18-anos.pdf, em 20 de junho de 2016.

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